O Alentejo no seu melhor!
Ficamos sempre muito contentes quando, do nada, descobrimos restaurantes no meio do nada… e daqueles que são fantásticos! Mas depois também ficamos algo envergonhados quando percebemos que esses restaurantes só são descobertas para nós. Porque, como aconteceu com o Restaurante Bangula, são sítios que estão sempre cheios e que são verdadeiros marcos nas zonas onde estão inseridos. A culpa é nossa, é verdade: somos de Lisboa, e quando saímos para Norte ou Sul, vamos a locais específicos e que se calhar comunicam mais… e então este tipo de restaurantes passam-nos um bocado ao lado. O que é uma pena, porque o objetivo deste projeto sempre foi dar a conhecer sítios novos e bons onde ir comer. E o Restaurante Bangula não falha!
E como é que fomos ter a Messejana, ali perto de Aljustrel? Pois que fazíamos a viagem Algarve – Lisboa e, com uma criatura de 9 meses no carro, sabemos que temos de parar mais ou menos a meio do caminho. Por isso, escolhemos uma zona que fique à mesma distância da partida e do destino… e depois procuramos um restaurante.

Ora… a escolha do Restaurante Bangula teve apenas a ver com o nome, que nos despertou a atenção. Pensámos que seria internacional, mas depois vemos as fotos e a ementa no Google e percebemos que estamos no registo da comida típica alentejana… e isso deixa-nos muito curiosos!
E ficamos ainda mais curiosos quando paramos o carro numa rua mais ou menos estreita e vemos o letreiro luminoso de um café/snack-bar. Entramos numa primeira sala e é isso mesmo que vemos: um café. Uma sala com 4 mesas, um balcão onde os locais bebem uma cerveja ou um café e jogam raspadinhas… não era bem isto que esperávamos, mas não deixa de ser engraçado!

Só atravessando a primeira sala e ainda outra sala com máquinas de jogos é que acabamos por chegar à sala de refeições, que surpreende pela sua dimensão. Do lado de fora – e depois de passar pelas outras salas – não esperávamos encontrar um espaço tão grande. E com praticamente todas as mesas cheias, já agora, ao almoço de sábado. Muitas famílias, e parece-nos que a maioria serão locais, ou pelo menos repetentes no Restaurante Bangula, pela forma como interagem com os empregados – ainda que a simpatia deles seja geral, mesmo para estreantes como nós.

A ementa é focada em pratos mais ou menos típicos e também nas carnes grelhadas. Era mais para aí que estávamos virados, por isso a escolha dos Secretos de Porco Preto foi mais ou menos imediata. Boa carne, bem grelhada e temperada, batata frita caseira muito boa também, assim como a simples salada mista, temperada de forma perfeita. É simples, não é?
Mas melhores ainda estavam as Bochechas de Porco Preto no Forno! Carne deliciosa, daquela que se parte com a colher, textura perfeita. Novamente, pode parecer simples, mas é cada vez mais difícil encontrar este tipo de comida tradicional bem temperada e bem cozinhada, e aqui estava tudo excelente.

Por isso mesmo tínhamos de terminar o almoço com uma sobremesa, e a escolhida foi a Torta de Laranja e Alfarroba, servida generosamente quando dissemos que íamos partilhar. Muito boa esta torta, a comprovar que aqui no Restaurante Bangula não falha nada!

Terminamos o almoço com um bom café e um bagaço à séria, porque sim. Mas mais do que isso: terminamos o almoço muito contentes por termos descoberto este segredo que é o Restaurante Bangula… e que não é segredo para ninguém. Comemos muito bem, fomos bem atendidos, pagámos pouco… há alguma coisa melhor do que isso?!
E de regresso a Lisboa conversávamos no carro sobre a quantidade de restaurantes como este que devem existir um pouco por todo o País. Restaurantes que são fantásticos mas, como não estão numa rota de passagem ou simplesmente não comunicam (ou não foram “descobertos” por quem comunica), são fantásticos apenas para os habitantes da zona. Se calhar isso até é melhor para esses restaurantes, porque não levam com a malta da cidade que muitas vezes não os sabe apreciar. Mas, para nós, descobrir sítios como o Restaurante Bangula é uma lufada de ar fresco. E dá-nos alguma esperança no futuro da restauração, para que não seja apenas feito de modas e comidas internacionais e tal e tal…

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa e sobremesa)
Informações & Contatos:
Rua da Bicada, 2 | 7600-320 Messejana – Aljustrel | 284 655 190