REPÚBLICA DO PETISCO (Arraiolos)

Uma bela surpresa!

São 15h e tens um grupo de 12 pessoas para almoçar, num Sábado, em Arraiolos. O cenário está negro… Temos referências de alguns restaurantes, mas todos nos dão nega, porque estão a fechar. E o resto do grupo olha para ti, porque acha que tu és o especialista nestas coisas e então tens de arranjar uma solução. Fazes uns telefonemas, mandas umas mensagens, pesquisas freneticamente no Google… e finalmente aparece-te a República do Petisco. Ligas e… sim, está aberto, servem a tarde toda, podemos ir à vontade. Pronto, temos solução!

Républica do Petisco

Honestamente, duvidei. Esta coisa dos restaurantes “qualquer coisa do” petisco acabam quase sempre por ser petisqueiras onde a quantidade passa por cima da qualidade e, por outro lado, estando no meio do Alentejo, não era bem o que tinha em mente, tinha pensado em algo mais tradicional. Mas não havendo alternativa, lá fomos.

A primeira impressão vai para o serviço, e prolongou-se durante todo o almoço tardio. Muito simpático, eficiente, sem falhas. Curiosamente não somos os únicos a fazer um almoço tardio, nem sequer o único grupo. Mas todos somos atendidos rapidamente, há sempre um sorriso ou uma piada, não há sequer a tentação de sugerir mais comida do que é necessário. Um serviço “à Alentejo”, se quiserem.

Républica do Petisco

Somos 12, a carta é longa, por isso escolho eu. Democracias 😉 A República do Petisco tem muitos petiscos, como seria de esperar, mas a maioria deles até são mais ou menos alentejanos, por isso até fazem sentido. E depois há ainda alguns pratos mais no registo dos principais, ou grelhados ou pratos mesmo alentejanos.

Depois de despacharmos o couvert que já estava na mesa e que tinha queijos e enchidos da zona, arrancamos com os petiscos, que pedimos para irem vindo e foram mesmo chegando à mesa com a cadência ideal. O Pica-pau chega tanto de vaca como o de porco alentejano, ambos bons, se calhar a precisar de mais molhanga, mas bem temperados e com muitos pickles. E ovos pedimos 3 diferentes, dois deles são os Ovos Mexidos com Farinheira e os Ovos Mexidos com Espargos, ambos muito bons, no ponto ideal. Começamos muito bem!

Républica do Petisco
Républica do Petisco

Nesta altura já estou a confiar na escolha que fiz, mesmo que fosse a única alternativa. O vinho da casa é muito bom, a comida também e o ambiente é propício ao convívio, que é o que queremos com um grupo tão grande. Por isso, vamos recebendo o que pedimos e vamos pedindo mais coisas, porque está toda a gente com muita fome… e a comida é boa! Os Ovos Rotos têm também cebola caramelizada, algo que não estávamos à espera mas que resulta tão bem, que pedimos mais duas doses.

Républica do Petisco
Républica do Petisco

Mas há coisas mais a sério, que acabam por ir chegando no meio dos petiscos porque na realidade é tudo para dividir pela malta à volta da mesa. A Carne de Alguidar é muito boa, ainda que servida com batata frita, assim como o Choco Frito. Se comemos melhores exemplares de qualquer um destes pratos noutros restaurantes? Sim, comemos. Mas para um restaurante de petiscos, com uma carta enorme, a servir durante toda a tarde, isto é muito bom. Mas muito bom mesmo! E, felizmente, todos os outro 11 que “arrastei” para aqui dizem o mesmo, com um copo de tinto na mão: “do caraças!!!”

Républica do Petisco

Já tinha dito que somos 12? Pois que somos, e estamos com fome porque já é meio da tarde. Por isso mesmo, a Sopa de Tomate roda por toda a mesa, e é daquelas boas, bem servidas e bem apuradas. Assim como o Cação Frito com Migas e também as Plumas de Porco Preto, pratos tão tradicionais e que aqui servem como petiscos também. E não a nada de mal nisso, até porque os sabores são bons. Como em tudo o que nos foi servido na República do Petisco, não foram os melhores petiscos que já comemos… mas foram muito melhores do que estávamos à espera. E, acima de tudo, foram exactamente o que precisávamos na altura.

sopa de tomate
migas
Républica do Petisco lagartos

Já tinham passado quase 2h desde que nos sentámos, e o vinho continuava a chegar. Para mim, condição essencial em qualquer tasca. Assim como é condição essencial um “pijaminha de sobremesas”… que aqui preferimos não fazer porque somos mais pessoas do que as sobremesas que existem na carta. “É uma de cada, sff!”

sobremesas

Há aqui muita coisa boa, num misto entre doces regionais e outras coisas mais modernaças… e, honestamente, não me lembro dos nomes de tudo, especialmente das coisas diferentes do que estamos habituados. Farófias e Bolo de Bolacha são talvez os elos mais fracos. As Mousses (Oreo, Chocolate e a variante Baba de Camelo) estão ali no meio termo. Boas são a Sericaia e mais uma carrada de outros doces mais ou menos tradicionais, sempre com aquela trilogia mágica: doce de ovos, gila e amêndoa. Malta… peçam o que vos apetecer.

Républica do Petisco sobremesas

São 17h30 e acabamos finalmente o almoço, depois de cafés e ainda umas quantas aguardentes caseiras. Acabamos divertidos, cheios, muito satisfeitos, e convictos de que foi um almoço muito bom. Se eu estava à espera? Não, não estava mesmo nada. Mas isto é das melhores (e às vezes piores) coisas que há nas expectativas: tanto podes ter expectativas baixas e ficar surpreendido, ou expectativas altas e ser uma treta. Na República do Petisco tivemos um almoço tardio muito bom, a todos os níveis. E por isso vai ser daqueles sítios que vamos recomendar sempre na zona de Arraiolos. Pode nem ser o mais emblemático ou o mais tradicional… mas é daqueles em que nos tratam bem. E não há nada melhor que isso!

Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Praça da República, 6 | 7040-026 Arraiolos | 266 429 044

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.