NEPAL CURRY HOUSE

Altas expectativas, mas depois…

É o problema de todas as expectativas, e em relação a tudo, nem só sobre restaurantes. Crias expectativas muito altas e depois basta que as coisas não cheguem ao nível que esperas… para que te sintas mais ou menos defraudado. Ou desiludido, vá, é melhor assim. E atenção que é algo completamente inerente à própria pessoa, porque somos nós que criamos as tais expectativas.

Foi o que me aconteceu no Nepal Curry House, um restaurante de onde saí a sentir que é apenas… normal. O que não tem nada de errado, antes pelo contrário, já que conheço muitos restaurantes indianos (ou semelhantes) que são de fugir. Mas sobre o Nepal Curry House tinha lido artigos sobre ser a “melhor tasca indiana de Lisboa”, visto stories de Instagram a louvar as chamuças e toda a comida no geral… enfim, lá está, criei expectativas altas. Muito altas.

nepal curry house

E ao passar pela porta, uma coisa é verdade: o ambiente é mesmo o de uma tasca. Espaço pequeno, com aquela decoração típica deste tipo de restaurantes mas sem grande cuidado aparente, mesas muito próximas umas das outras, barulho dos clientes em amenas conversas. Temos mesas com aquilo que nos parecem nepaleses, uma com turistas, e depois temos gente que vai entrando e saindo para ir buscar uma cerveja, ir beber um café ao balcão… ou seja, uma tasca.

A ementa que nos chega às mãos segue a linha dos restaurantes indianos e afins, ou seja, várias cartas com basicamente os mesmos pratos, divididos pelas proteínas. Vemos um ou outro prato mais fora do comum – e já lá vamos – mas a maioria são pratos que conhecemos. O normal.

nepal curry house

Começamos então pelas Chamuças, neste caso as de Frango. Boa a massa, crocante e bem frita, muito recheio, assim compacto, saboroso e ligeiramente picante, mas melhora ao levar com os típicos molhos em cima. Não sendo uma má chamuça, também está longe de ser uma das melhores que já comemos – essas continuam a ficar no Restaurante Calcutá e no Nau do Restelo. E é aqui que começa então a entrar a questão das expectativas vs realidade: esperava melhor.

nepal curry house
nepal curry house

Ao mesmo tempo temos um Garlic Cheese Naan que não deixa qualquer saudade… mas felizmente que outra das grandes expectativas que tinha chegam à mesa: os Momo. O Momo é um prato típico do Nepal e do Tibete, e é assim tipo uma gyoza recheada ou de carne ou de vegetais. Aqui no Nepal Curry House temos várias opções: fritos, cozidos ao vapor e em sopa, servido num caldo. Nós pedimos o Fry Momo (ou seja, fritos), e aqui as expectativas são cumpridas! A massa é muito boa e o recheio é excelente, assim como também é muito bom o chutney que acompanha o prato. Podíamos ter começado logo por aqui, e fiquei com muita curiosidade em regressar para provar as suas outras versões.

nepal curry house

Mas depois disto, voltamos ao registo da normalidade. O que não é mau, volto a dizer. É só… normal. Pedimos um caril, claro, não só porque o restaurante se chama Nepal Curry House, mas porque também tinha lido que aqui era muito bom. O Caril de Borrego (Lamb Curry) é um prato competente, tem bom sabor, mas peca pelo facto do borrego estar muito rijo, há pedaços muito difíceis de mastigar. Não sendo uma carne fácil, também nunca me recordo de ter comido um caril de borrego onde o bicho estivesse assim. E é pena, porque o caril deixava-se comer bem.

nepal curry house
nepal curry house

Num registo diferente, o Karai de Camarão (prawn karai) é tudo aquilo que esperamos. O molho leva nozes, coentros e gengibre, é meio adocicado, resulta muito bem com o camarão e é óptimo para colocar em cima do arroz – já agora, arroz branco muito competente também.

Terminamos com uma sobremesa que nunca tínhamos comido antes! O que é ainda mais surpreendente quando estamos a falar de um restaurante nepalês – onde invariavelmente andamos nos kulfis ou nas bebincas. O Gulab Jamun é um doce feito à base de leite e açúcar embebidos numa calda de água de rosas e, como dá para perceber pela descrição, é doce mas mesmo doce. A textura é esponjosa mas todo o conjunto é muito engraçado, e a calda dá-lhe ali um toque diferente. É surpreendente, não há como negar.

nepal curry house

No final, à medida que saímos do Nepal Curry House, tenho então a sensação de alguma desilusão. Mas desilusão em relação às minhas expectativas, que eram altas. O Nepal Curry House é um restaurante nepalês competente, com algumas coisas melhores que outras, onde se destacaram os Momo. E, tendo em conta este simples fator, até tenciono voltar para provar as outras variantes deste prato. Mas é só mesmo por causa disso, porque tudo o resto é… normal.

Preço Médio: 16€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Rua Carlos Mardel, 67 | 1900-118 Lisboa | 21 802 8004

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.