PORTUGÁLIA

PORTUGÁLIA

Um bife com história!

Há restaurantes que acompanham várias gerações. Não necessariamente por serem restaurantes de família, mas porque sempre os conhecemos ou ouvimos falar deles. E em Lisboa é impossível não conhecer (ou mesmo nunca ter ido) a Portugália. E se podemos encaixá-lo na categoria das marisqueiras, a verdade é que o restaurante é conhecido pelo bife. Com molho à Portugália. E ovo a cavalo. E batata frita.

portugália restaurante

Com vários restaurantes espalhados por Lisboa, o de Belém é provavelmente o que tem melhor enquadramento, por causa da vista. E com pequenas diferenças, o interior segue uma mesma linha, paredes brancas e luz clara, ausência de decoração, destaque para o grande balcão central. Algumas montras de peixe e de marisco, porque estamos numa marisqueira.
Há sempre barulho no ar, pelos grupos de clientes e mesmo pelos empregados, mas não é um restaurante que se queira romântico, por isso tudo bem.

portugália restaurante

Quando nos sentamos são apresentadas as entradas, com um casco de sapateira que não é nada de especial e uma salada de polvo boa, aqui com a adição de pickles.
Pedimos sempre os croquetes também, porque são um clássico e são bem bons.
opções diversas de mariscos (entre quentes e frios), assim como há outros pratos que são especialidade da casa: o bacalhau assado com batatas a murro é bem servido, a açorda de camarão é bastante interessante e a posta da vazia também é uma boa opção… mas o que me faz regressar inevitavelmente à Portugália é mesmo o bife.

portugália restaurante
A mecânica é simples: escolhemos o tipo de carne (que vai de hambúrguer até ao lombo), depois escolhemos o molho (o clássico Portugália, o Cerveja ou o Mostarda) e finalmente escolhemos o acompanhamento (batata frita, arroz ou saladas e outras coisas menos típicas).
Para mim, invariavelmente é o bife da vazia com molho à Portugália, com ovo a cavalo e batata frita. Mal passado, claro, porque vai acabando de cozinhar no molho. Carne muito boa, bife de tamanho aceitável, molho saboroso que acaba com o cesto de pão inteiro. Batatas fritas que não são caseiras mas cumprem e ovo estrelado sempre bem feito – parece uma coisa simples mas é uma dificuldade em muitos restaurantes.
Para sobremesa, também ando sempre entre dois clássicos: o leite creme, queimado no momento, e o pudim flan, simples mas delicioso.

portugália restaurante

Numa altura em as modas vão dominando a restauração de Lisboa (e não só), é bom ainda ter este tipo de referências, que se vão mantendo fiéis ao que sempre foram. A Portugália pode não ser o melhor restaurante/marisqueira de sempre, mas é uma escolha segura e constante, com clássicos que nunca falham. Para voltar sempre que aparece aquela nostalgia… ou quando não temos paciência para pensar muito.

Preço Médio: 15€ pessoa (bife e imperial)

Informações & Contactos:
Av. Brasília, Ed. Espelho D’Água | 1400-038 Lisboa | 213 032 700

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.