Sabores de Portugal (e de Lisboa), com um toque irreverente 😉
Há 2 tendências que têm vindo a mudar na restauração nacional, e ainda bem. Em primeiro lugar, ao contrário de há uns anos atrás, a maioria dos chefs está a voltar-se cada vez mais para ingredientes e técnicas muito portuguesas, deixando um pouco de lado as influências francesas e nórdicas na cozinha. Depois, e não menos importante, os restaurantes de hotel estão a deixar de ser vistos como restaurantes de hotel, e são cada vez mais a “casa” de chefs importantes que fazem muito bom trabalho.
Ambas as tendências servem de enquadramento perfeito para o Flores do Bairro e para o responsável pela sua cozinha, o Chef Bruno Rocha.
O Bairro Alto Hotel é um dos hotéis mais bonitos do centro de Lisboa, mas o Flores do Bairro – restaurante do dito hotel – fica assim um bocadinho preso numa sala no rés-do-chão… situação essa que irá mudar em breve, mas isso são outras histórias. 😉
O espaço é pequeno e não tão vistoso como muitos outros restaurantes de hotéis em Lisboa, mas decorado de forma sóbria – o tema é Lisboa, ou não estivéssemos no Chiado.
O Chef Bruno Rocha tem neste restaurante a sua primeira incursão em Lisboa, e a nova carta do Flores do Bairro tem já o seu cunho pessoal. É uma viagem por Portugal, baseada em produtos nacionais e receitas com tradição, mas também muito uma viagem por sabores de Lisboa, uma cidade que o Chef está a começar a explorar. Por isso encontramos na carta pratos típicos de bairros lisboetas misturados com outros que remetem à infância do Chef.
A carta começa por apresentar um conjunto de entradas/petiscos que podem por si próprios fazer uma boa refeição. Coisas nossas conhecidas e deliciosas como a meia desfeita de bacalhau, o requeijão de ovelha com escabeche de pimentos, a amêijoa à Bulhão Pato ou a açorda de camarão e algas, tudo cozinhado com mestria e apresentado com rigor.
Destaque ainda nos petiscos para um surpreendente tártaro de tomate, onde o Chef Bruno demonstra a sua boa disposição (porque é que só podem haver tártaros de carne ou de peixe?!). Muito fresco e equilibrado, e com uma apresentação muito interessante.
Mas as surpresas continuam daí para a frente.
O pregado com pata negra, que lhe serve como pele, é uma espécie de surf & turf à portuguesa, que resulta bem, mas onde o principal destaque vai para o xerém com molho da fragateira que o acompanha – o sabor a mar é incrível, complementando o peixe de forma fabulosa.
Claro que depois do melhor da refeição, o lombo de vitela assado com esparregado de acelgas e molho de Touriga Nacional, sendo bom, é “apenas” bom. A carne tem qualidade, o esparregado é excelente e tudo faz sentido, mas é um prato menos surpreendente.
Para terminar, outra novidade do Chef: o creme de arroz doce e citrinos, com gelado de bolacha Maria e pó de iogurte. No geral é um sobremesa criativa, ainda que o pó seja demasiado “agressivo” na sua acidez e todo o prato precise de alguma cor. Mas no geral, muito interessante a ideia.
Aquilo que o Flores do Bairro consegue com o Chef Bruno Rocha é uma viagem aos sabores da cidade e do país, mas de uma forma criativa e divertida. Numa zona altamente turística (e tendo em conta que está inserido num hotel), o target do restaurante serão basicamente estrangeiros. Mas precisamos de deixar para trás os preconceitos em relação aos restaurantes de hotel, porque estão a revelar-se espaços muito interessantes. No caso deste Flores do Bairro, há aqui claramente uma qualidade acima da média e que merece ser destacada e louvada. Por estrangeiros, por portugueses e por lisboetas também. 😉
Preço Médio: 40€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Bairro Alto Hotel – Praça Luís de Camões, 2 | 1200-243 Lisboa | 213408288
[codepeople-post-map]