Um “segredo escondido”… com uma vista fantástica!
Bom, se calhar não é bem um segredo. Era uma falta de conhecimento nosso, que não fazíamos ideia da existência da Cervejaria Sem Vergonha e, ainda mais, da sua localização. Isto estão sempre a abrir e a fechar restaurantes, por isso é normal que alguns passem por baixo do nosso radar. E depois vai passando o tempo e nunca calham em conversa, por isso acabamos por não saber que existem. No caso da Cervejaria Sem Vergonha passou-se bastante tempo até que, num qualquer grupo de Whatsapp, alguém perguntou sobre cervejarias e outro alguém deu esta dica. Ficámos curiosos com o nome e fomos pesquisar assim por alto… e passadas poucas semanas acabámos por ir lá almoçar a um Sábado.
Quando ligámos a reservar, no próprio dia, esperávamos uma resposta negativa, mas quem nos atendeu disse para irmos à vontade porque ainda tinham muitos lugares. Honestamente, ficámos um pouco reticentes: não estão cheios num Sábado ao almoço, no início do Verão? Estranho… mas só é estranho até entrar no restaurante.
A Cervejaria Sem Vergonha passa quase despercebida, num prédio residencial, em cima de um supermercado. A entrada tem um pequeno luminoso e uma primeira antecâmara, que serve de recepção. A partir daí, atravessamos um corredor onde encontramos o aquário do marisco – que precisa de melhor iluminação durante o dia – e chegamos à sala interior, ainda que seja completamente envidraçada. Domina a madeira clara e os tons azuis, a replicar azulejos, num registo que remete para o mar mas de forma sóbria e com bom gosto.
E aqui começamos logo a perceber porque é que seria difícil encher o restaurante… porque tem imensos lugares! Não fizemos contagem, mas entre o interior e o exterior, diríamos que tem capacidade para quase 200 pessoas. Isto porque a sala envidraçada dá acesso a duas zonas de esplanada, uma delas próxima de um pequeno lago e outra que funciona como terraço, com esta vista sobre Lisboa:
Com toldos a garantir a sombra, este é um spot fantástico! A vista pode nem ser a mais desafogada mas ainda assim é muito boa, e a esplanada é perfeita para beber copos ao final do dia ou fazer daqueles jantares que começam ainda com o pôr-do-sol e se arrastam para a noite. E alguma vez nós esperávamos encontrar este terraço maravilhoso nas traseiras do prédio onde a Cervejaria Sem Vergonha está instalada? Nope, nem nos passou pela cabeça.
Já sentados, depois de passada a surpresa, vamos então à comida. Há peixe fresco, há marisco grande e pequeno, há snacks. Nas mesas percebemos existir um misto de turistas ocasionais e locais, que já conhecem o espaço, por isso há opções para todos. E numa primeira análise, achamos os preços acessíveis, ou pelo menos mais baixos do que o espaço parece pedir. Está calor, queremos coisas leves, então começamos por pedir duas entradas: o Tártaro de Atum e as Gambas Al Ajillo.
O Tártaro de Atum é bom, o atum é fresco, a manga dá-lhe um toque exótico, mas vem acompanhado de uma salada completamente dispensável, não acrescenta rigorosamente nada ao prato. Por outro lado, quando vemos as Gambas Al Ajillo chegarem, achamo-las um pouco pálidas… mas isso só até começarmos a comer. As gambas são carnudas e saborosas, mas o que se destaca mesmo é o molho, com picante na medida necessária, puxado ao alho mas se queimar. Uma maravilha, que nos faz pedir mais um cesto de pão.
Não nos devíamos ter enchido de pão, mas é um erro frequente. Por isso de seguida pedimos apenas umas Sardinhas Assadas, uma dose para dividir. Muito boas, as sardinhas, gordas, salgadas, e ainda melhor trabalhadas na grelha, ficaram no ponto. Acompanhadas por uma batata cozida que não envergonha nada o prato e por uma salada mista, porque não é preciso mais. Até agora, a Cervejaria Sem Vergonha mostrava-nos que a atenção está no produto e na forma como é cozinhado/preparado, e não tento no “dar nas vistas”.
Isso só mudou com a sobremesa que pedimos, porque a Torta de Laranja já vem com um empratamento um pouco menos tradicional. E acompanhada de gelado, saiba-se lá porquê – os turistas devem gostar. A própria torta é o elo mais fraco da nossa refeição, porque não tem grande sabor a laranja. Tem pouco açúcar, o que é bom, mas também lhe falta o sabor.
No final, tomamos café a olhar para a vista, e a aproveitar o calor. A Cervejaria Sem Vergonha foi, para nós, um achado, um daqueles segredos escondidos que só o são porque a falha foi nossa em não termos conhecimento deles. O local perfeito para almoçar ou jantar com um grupo de amigos, petiscos e marisco, mas também é o ideal para um jantar a dois, porque o ambiente puxa ao romantismo. É um espaço que permite isto tudo. E quando a comida acompanha e temos bom produto, é quase impossível que não resulte, não acham? Corram a ir experimentar, enquanto ainda é Verão!
Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Travessa de Santa Quitéria, 38 D | 1200-762 Lisboa | 21 385 0967