ATALHO REAL

ATALHO REAL

O Atalho Real é uma das mecas da carne em Lisboa!

A zona do Príncipe Real está cheia de restaurantes, às vezes parece que crescem do chão como cogumelos. Aliás, como nas zonas mais movimentadas de Lisboa. Desde os mais sofisticados aos mais simples, passando pelos restaurantes de Chef ou os outros que sempre lá estiveram e dos quais nunca ouvimos falar, todos eles tentam “mostrar-se” o mais possível para toda a gente que por lá passa, usando as “armas” que possuem. Mas ainda há excepções. Restaurantes que não precisam de ter um letreiro enorme e luminoso, ou mesmo uma porta para rua, para estarem sempre cheios…

No meio de toda esta azáfama de gente, carros, restaurantes e bares, passamos para trás do edifício imponente da Embaixada e entramos num jardim, um pequeno oásis no meio do Príncipe Real. É aí que encontramos o Atalho Real.

atalho real restaurante príncipe real

Aquilo que começou por ser um dos quiosques no Mercado de Campo de Ourique – há muito, muito tempo atrás… – tornou-se num restaurante, com salas dentro do edifício mas uma fantástica esplanada no exterior. E, por isso mesmo, há duas experiências completamente diferentes para ter no Atalho Real: uma no Verão (ou meses com calor) e outra no Inverno (ou meses frios).

Isto porque, começando pelos meses frios, a opção é ficar numa das suas várias salas interiores. O edifício é antigo e por isso cada sala tem a sua arquitectura diferente, e depois é complementada com apontamentos de decoração vintage. É um bocado labiríntico, e nem sempre confortável – tanto por causa do barulho como por causa da iluminação baixa ou ainda pelo facto de o serviço ser mais ou menos demorado consoante a distância da sala em que ficamos.

atalho real restaurante príncipe real

atalho real restaurante príncipe real

Mas a situação muda radicalmente nos meses mais quentes do ano, quando a esplanada começa a funcionar! Nas traseiras do edifício, no meio do jardim, é quase como um oásis mesmo no meio de Lisboa. Aqui já não importa o barulho, porque se está muito bem, descansado. A beber um cocktail ou uma cerveja, a conversar, à espera da carne. Uma maravilha, minha gente!

atalho real restaurante príncipe real

Como acontece em quase todos estes restaurantes trendy, de gente jovem, o serviço é descontraído, malta nova… e um bocado pintas e pouco perspicaz. O serviço é atabalhoado e nem sempre muito informado, mas fala a tua língua, e por isso não há problema. Pelo menos para algumas pessoas. Para nós, é mesmo o único ponto negativo a apontar no Atalho.

atalho real restaurante príncipe real

E agora a comida, que não deixa nenhumas dúvidas pelo nome. Aqui estamos no reino da carne, e por isso podemos ver os cortes logo na primeira sala, quando entramos.

atalho real restaurante príncipe real

E se é de carne que falamos, então vamos a isso! Como se trata de um espaço especialista em carne, a ementa apresenta hamburgueres feitos no momento com diversos cortes diferentes (provámos o de Wagyu, que é uma maravilha!) e também os próprios cortes, servidos com acompanhamentos à escolha.

atalho real restaurante príncipe real

Um dos best-sellers da ementa é a Maminha Black Angus, saborosa e servida numa dose bastante aceitável. Isso também se aplica à Entrecôte Maturada, bem grelhada e temperada, fabulosa; assim como ao Chuletón, também muito bom e bem servido, acompanhado de um molho chimichuri que podia ser mais puxado. Tudo o que nos é servido vem exactamente no ponto que pedimos, e logo isso mostra que quem o está a cozinhar sabe o que faz!

atalho real restaurante príncipe real

atalho real restaurante príncipe real

Mais normais os Secretos de Porco Preto, mas ainda assim muito gulosos… e fora da lista (perguntem sempre o que há fora da lista e os preços) uma Vazia Wagyu, que entra para o top das melhores carnes que já comemos! A faca desliza pela carne sem esforço nenhum, de tão tenra que é, o tempero está perfeito e o sabor é do outro mundo!

atalho real restaurante príncipe real

Para vários cortes de carne, vários acompanhamentos (salada, batata gratinada, batata assada ou colesaw), que cumprem muito bem o seu papel, o de acompanhar a carne. Que é realmente a estrela!

Talvez por a carne ser mesmo boa, o que vem antes e depois parece simplesmente… normal. Como por exemplo as entradas, onde há um pica-pau que não é tão “delicioso” como está escrito na ementa (a carne é muito boa mas é servida sem molho), um queijo provolone derretido com oregãos que cumpre e um bolo do caco com manteiga de alho que é apenas isso. No fundo, estas entradas servem para entreter enquanto a carne não chega.

atalho real restaurante príncipe real

E, no final, as sobremesas são também boas, mas o único grande destaque mesmo vai para o bolo de alfarroba, surpreendente e muito, muito bom! De resto, um bolo de chocolate normal e um crumble de maçã que também se “desenrasca” bastante bem. A acompanhar, bolas de gelado.

atalho real restaurante príncipe real

atalho real restaurante príncipe real

Boa carta de cocktails, mas falta uma carta de vinhos mais completa (porque a carne vermelha pede sempre vinho tinto). Embora o tipo de target do Atalho seja mais de cocktails e cenas do género. Parece-nos.

atalho real restaurante príncipe real

O Atalho Real é um espaço perfeito para verdadeiros amantes de carne, e a preços relativamente acessíveis. E tanto para dias de Verão como para noites de Inverno, este acaba por ser um sítio mais ou menos longe da confusão da zona. Numa altura em que proliferam os restaurantes de Chefs e de comidas do Mundo, é bom saber que podemos sempre voltar a um sítio onde a escolha é simples… e o resultado é sempre excelente. Aconselhamos vivamente, para um almoço de fim-de-semana, um copo ao final da tarde ou um jantar numa noite de Inverno ou Verão!

Preço Médio: 25€ pessoa (prato + sobremesa + cocktail)
Informações & Contactos:
Embaixada – Calçada do Patriarcal, 40 | 1250-182 Lisboa | 213460311

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.