ATALHO REAL

Continua a ser uma das “mecas” da carne em Lisboa!

A zona do Príncipe Real está cheia de restaurantes, às vezes parece que crescem do chão como cogumelos. Aliás, como nas zonas mais movimentadas de Lisboa. Desde os mais sofisticados aos mais simples, passando pelos restaurantes de Chef ou os outros que sempre lá estiveram e dos quais nunca ouvimos falar, todos eles tentam “mostrar-se” o mais possível para toda a gente que por lá passa, usando as “armas” que possuem. Mas depois há excepções… restaurantes que, mesmo sendo relativamente novos, ganharam o seu espaço e, mesmo assim meio escondidos, estão sempre cheios.

atalho real

No meio de toda esta azáfama de gente, carros, restaurantes e bares, passamos para trás do edifício imponente da Embaixada e entramos num jardim, um pequeno oásis no meio do Príncipe Real. É aí que encontramos o Atalho Real. Um restaurante que, mesmo com o passar do tempo, soube manter-se relevante não só na zona, como em toda a cidade. E mesmo com a evolução das modas, foi-se mantendo firme naquilo que é a sua promessa base: carne.

Aquilo que começou por ser um dos quiosques no Mercado de Campo de Ourique – há muito, muito tempo atrás… – tornou-se num restaurante (e depois em alguns outros), com salas dentro do edifício da Embaixada mas uma fantástica esplanada no exterior. E, por isso mesmo, há duas experiências completamente diferentes para ter no Atalho Real: uma no Verão (ou meses com calor) e outra no Inverno (ou meses frios).

atalho real

Isto porque, começando pelos meses frios, a opção é ficar numa das suas várias salas interiores. O edifício é antigo e por isso cada sala tem a sua arquitectura diferente, e depois é complementada com apontamentos de decoração vintage. É um bocado labiríntico, e nem sempre confortável – tanto por causa do barulho como por causa da iluminação baixa ou ainda pelo facto de o serviço ser mais ou menos demorado consoante a distância da sala em que ficamos.

Mas a situação muda radicalmente nos meses mais quentes do ano, quando a esplanada começa a funcionar! Nas traseiras do edifício, no meio do jardim, é quase como um oásis mesmo no meio de Lisboa. Aqui já não importa o barulho, porque se está muito bem, descansado. A beber um cocktail ou uma cerveja, a conversar, à espera da carne. Uma maravilha, minha gente!

atalho real

Como acontece em quase todos estes restaurantes trendy, de gente jovem, o serviço é descontraído, malta nova… e um bocado pintas e pouco perspicaz. O serviço é atabalhoado e nem sempre muito informado, e temos sentido que está gradualmente pior. Sabemos que é também cada vez mais difícil arranjar boas pessoas para trabalhar na sala em Lisboa (aliás, em todo o país), e sentimos isso em restaurantes aos quais voltamos depois de algum tempo. No Atalho Real, está cada vez pior. E para nós, é mesmo o único ponto negativo a apontar no Atalho Real.

E agora a comida, que não deixa nenhumas dúvidas pelo nome. Aqui estamos no reino da carne, e por isso podemos ver os cortes logo na primeira sala, quando entramos. Carnes que depois aparecem descritas na ementa, para ser servidas no pão ou no prato, com diversos acompanhamento à escolha.

atalho real

E se é de carne que falamos, então vamos a isso! Como se trata de um espaço especialista em carne, a ementa apresenta Hambúrgueres feitos no momento com diversos cortes diferentes (provámos o de Bacon & Cheese, muito bem conseguido) e também os próprios cortes, servidos com acompanhamentos à escolha.

atalho real

Um dos best-sellers da ementa é a Maminha Black Angus, saborosa e servida numa dose bastante aceitável. Isso também se aplica ao Entrecôte Maturado, grelhado no ponto certo e temperado como deve ser, muito bom mesmo; assim como ao Chuletón, também muito bom e bem servido, acompanhado de um molho chimichuri que podia ser mais puxado. Tudo o que nos é servido vem exactamente no ponto que pedimos, e logo isso mostra que quem o está a cozinhar sabe o que faz!

atalho real
atalho real

Mais normais os Secretos de Porco Preto, mas ainda assim muito gulosos, ou a Fraldinha Back Angus, que numa última visita é pedida para 3 pessoas na mesa e nenhuma delas fica muito seduzida pela carne.

atalho real

Fora da lista (perguntem sempre o que há fora da lista e os preços) temos uma Vazia Wagyu, que entra para o top das melhores carnes que já comemos! A faca desliza pela carne sem esforço nenhum, de tão tenra que é, o tempero está perfeito e o sabor é do outro mundo! São cortes mais caros, é verdade, mas a qualidade paga-se. E o Atalho Real consegue ter na ementa cortes acessíveis e depois outros mais premium para quem queira pagar mais.

atalho real

Para vários cortes de carne, vários acompanhamentos (salada, batata gratinada, batata assada ou colesaw), que cumprem muito bem o seu papel, o de acompanhar a carne. Que é realmente a estrela!

atalho real

Talvez por a carne ser mesmo boa, o que vem antes e depois parece simplesmente… normal. Como por exemplo as entradas, onde há um Pica-Pau que não é tão “delicioso” como está escrito na ementa (a carne é muito boa mas é servida sem molho), um Queijo Provolone derretido com oregãos que cumpre e um Bolo do Caco com Manteiga de Alho que é apenas isso. E, claro, há também croquetes, normais. No fundo, estas entradas servem para entreter enquanto a carne não chega.

croquetes
carpacio

E, no final, as sobremesas são também boas, mas o único grande destaque mesmo vai para o Bolo de Alfarroba, surpreendente e muito, muito bom! De resto, um Bolo de Chocolate normal e um Crumble de Maçã que também se “desenrasca” bastante bem. A acompanhar, bolas de gelado. Ou seja, sem grandes invenções.

atalho real
atalho real

Carta razoável de cocktails, mas falta uma carta de vinhos mais completa (porque a carne vermelha pede sempre vinho tinto). Embora o tipo de target do Atalho seja mais de cerveja, cocktails e cenas do género. Parece-nos.

No fundo, e desde a sua abertura, o Atalho Real é um espaço perfeito para amantes de carne, mas que a querem comer a preços relativamente acessíveis. O que não tem nada de mal, porque nem sempre precisamos de querer gastar muito dinheiro para cortes importando da China ou seja de onde for! E tanto para dias de Verão como para noites de Inverno, este acaba por ser um sítio mais ou menos longe da confusão da zona do Príncipe Real.

café

Numa altura em que proliferam os restaurantes com opções healthy e vegetarianas, ou de comidas do Mundo, é bom saber que podemos sempre voltar a um sítio onde a escolha é simples… e o resultado é sempre bom. Mesmo com um serviço inconstante, aconselhamos vivamente, para um almoço de fim-de-semana, um copo ao final da tarde ou um jantar numa noite de Inverno ou Verão!

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Embaixada – Calçada do Patriarcal, 40 | 1250-182 Lisboa | 213460311

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.