A TASCA DO TRETAS

O Melhor Bolo de Bolacha do Mundo!

E bastava isto, não bastava? Sim, sei que é uma hipérbole, mas honestamente não sei se não estará próximo de uma verdade. Porque comi aqui na Tasca do Tretas o melhor Bolo de Bolacha que me lembro de ter comido nos últimos anos, e assim de longe! Se o resto da refeição esteve à altura deste bolo de bolacha? Nem por isso… mas já lá vamos.

A Tasca do Tretas fica ali ao pé da Alameda e é uma tasca, mas daquelas que não engana ninguém! Balcão logo à entrada, poucas mesas em duas salas pequenas, decoração com garrafas de vinhos e cachecóis e quadros do Benfica. Televisão na parede a passar a CMTV. Sentados nas mesas, gente do bairro, claramente, clientes habituais da casa, a comer ou simplesmente a beber minis.

Fui lá parar num almoço com amigos, porque alguém ali tinha referenciado o Pernil no Forno. É um dos pratos do dia, que variam consoante… o dia, claro. É um pernil razoável, bem cozinhado, ainda que a pele devesse ser mais crocante, está um bocado esponjosa. Bem temperado, molho agradável, pena ser acompanhado de batatas fritas de pacote e não com uma batatinha no forno também. Mas, colocando as coisas em perspectiva e tendo em conta o preço da dose, percebe-se a opção. Quase todos fomos para o pernil, mas felizmente alguém pediu outro prato, as Ervilhas com Ovos Escalfados, uma agradável surpresa. Não é um prato complicado de fazer, mas aqui na Tasca do Tretas tem muito sabor, e por isso foi uma boa escolha.

Mas o melhor estava mesmo reservado para o fim da refeição. Quem me conhece sabe que há pratos e sobremesas que peço sempre que há numa ementa – se em relação aos pratos é a carne de porco à alentejana, o bacalhau à Brás ou os panados, sobremesas só tenho mesmo uma, que é o bolo de bolacha. Por isso aqui era inevitável, e pediu-se um Bolo de Bolacha e um Quindim. Ora, se o Quindim já foi uma agradável surpresa, o Bolo de Bolacha é simplesmente épico! O creme de manteiga, a bolacha bem ensopada em café, doce sem ser exageradamente doce, tudo perfeito! Inventa-se muito nos restaurantes, quando a simplicidade é realmente o melhor caminho. E este Bolo de Bolacha da Tasca do Tretas é simplesmente perfeito!

A opinião foi consensual na mesa, tanto em relação aos pratos como em relação às sobremesas. Uma surpresa para todos, já que fomos a esta pequena tasca por causa de outra coisa completamente diferente. E é sobre esta capacidade que as tascas ainda têm de nos surpreender que conversámos enquanto bebíamos a aguardente que acompanha o café. Estas tascas estão a desaparecer, porque as novas gerações não querem pegar nos negócios de família e, mais grave do que isso, porque as novas gerações de consumidores preferem restaurantes temáticos e internacionais. É uma pena…

Podem achar que isto é uma treta (piada fácil), mas como estamos no campo das opiniões, esta é a minha: o Bolo de Bolacha da Tasca do Tretas é o melhor que comi desde há muitos anos. E merece uma visita a este pequeno espaço só para comer uma fatia. O resto tem a sua piada, mas não é nada de especial. Só que se são tão fãs como eu de um bom bolo de bolacha, é aqui que têm de ir!

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua Carlos Mardel, 115 A | 1900-015 Lisboa | 961 915 335

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.