Peixe no Porto Santo? É aqui!
Parece estranho, não parece? Que numa ilha, a principal proteína que se consome dos restaurantes é a carne, em formato espetada. Seria de esperar que houvesse imensas opções de peixe, restaurantes especializados, sei lá. Mas não, nada disso. E mesmo nos restaurantes que servem peixe, na grande maioria das vezes as opções são atum (em bife) e polvo (geralmente numa versão de lagareiro). Ou seja, é pouco…
Nem foi essa a razão que nos levou ao “Calhetas”, o restaurante que fica na Ponta da Calheta. Já tínhamos definido ir lá durante a semana que passámos no Porto Santo, mas também é verdade que, depois dos primeiros dias a comer lapas e espetadas, foi muito gratificante olhar para a ementa e perceber que podemos pedir vários pratos de peixe!
O Restaurante Ponta da Calheta fica exactamente aí, na Ponta da Calheta, e a maioria das pessoas chama-lhe “Calhetas”. Não chega a ser um bar de praia, mas é muito próximo disso, porque dá apoio a toda aquela zona. Daí que seja o sítio ideal para ir beber um copo ainda antes de jantar, que foi exactamente o que fizemos: praia… e depois poncha!
Ponchas boas, diga-se desde já, fortes e ácidas, como se quer. E por isso precisamos de petiscar também qualquer coisa… ora, o que é que se petisca no Porto Santo? Lapas grelhadas e Bolo do Caco, claro. E qualquer um destes exemplares desse petisco cumprem muito bem, acompanham muito bem a poncha que bebemos. Aliás, as ponchas. Várias. Demais…
O sol vai baixando e acabamos por passar para a zona de jantar, onde aquilo que muda é basicamente o mobiliário e a louça na mesa. A vista é a mesma, para a praia, e acompanhamos na mesma o anoitecer, o que dá ao Calhetas um ambiente mais ou menos romântico. Mas existe também uma informalidade no serviço que nos deixa à vontade para estar de chinelos e calção de banho. Porque, no fundo, estamos em cima da praia.
Não perdemos tempo com couvert nem entradas, porque já tínhamos petiscado antes. Olhamos para a ementa e, logo de imediato, sabemos qual é um dos pratos que vamos pedir: o Filete de Espada com Banana e Maracujá. Parece exótico, mas é um prato fantástico! Aliás, um dos melhores que comemos durante mais de uma semana no Porto Santo. O filete está bem frito, ainda suculento, depois temos a banana caramelizada em cima e o que envolve tudo é o molho de maracujá. É verdade que parece estranho, mas esta conjugação entre doce e salgado com muita acidez pelo meio faz com que este prato seja mesmo muito completo e uma verdadeira explosão de sabores. A fotografia é apetitosa, mas não lhe faz justiça, acreditem.
No resto da mesa, mais pratos de peixe. Por um lado temos o Bife de Atum com Milho Frito, excelente! O atum é frito ao ponto, com cebola caramelizada que lhe dá um toque meio doce, está servido no ponto certo, o sabor é irrepreensível. E o milho frito que serve de acompanhamento é também muito bom. E do outro lado da mesa, temos a Feijoada de Polvo, recomendada porque quem nos atende, que é muito bem servida, com imenso polvo, mas que precisava de ser um pouco mais apurada, parece que lhe falta um pouco de sal. Pedimos picante (não há caseiro) e acaba por disfarçar um bocado.
O momento menos interessante de todo o jantar chegou com a sobremesa, onde novamente aceitamos sugestões. A Cassata de Amêndoa da Calheta é uma espécie de semi-frio com uma calda de chocolate e lascas de amêndoa, mas é demasiado industrial, nem sequer faz muito sentido depois de um jantar em que os pratos são todos muito acima da média. Podemos ter escolhido mal, é verdade, mas se foi sugestão… enfim, gostos são gostos.
Acabamos de jantar já de noite, e fomos acompanhando o anoitecer na praia. A localização do Restaurante Ponta da Calheta é incrível, mas o jantar não seria memorável se a comida não fosse boa. E, no decorrer da nossa semana de férias no Porto Santo, este foi o primeiro restaurante do qual gostámos mesmo. Pela localização, pelo atendimento e, claro, pela comida. Até porque nos dias seguintes voltámos a não encontrar muitos pratos de peixe nos restaurantes (com a excepção do Panorama), por isso é natural que o Calhetas nos tenha ficado na memória.
Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Ponta da Calheta | 9400 Porto Santo | 291 985 322