E de repente: as nossas Pizzas FAVORITAS!
Pois que é verdade! E atenção: foi quase imediato, assim que cada um de nós põe a primeira fatia da sua pizza respetiva na boca, fez-se um silêncio, cruzaram-se olhares… e percebemos que estávamos a chegar à mesma conclusão sem sequer dizer uma palavra. Foram os ingredientes, mas foi especialmente a massa da pizza, feita com massa mãe, com aquele sabor característico, uma massa fina mas, ao mesmo tempo, bem composta, que aguenta os ingredientes sem cair tudo. São as características de uma pizza “New York style”, é verdade, mas não esperávamos que tudo fosse tão perfeito!

Mas voltemos ao início. A Rico Pizzaria é muito mais do que uma pizzaria: é o resultado de uma história de amor. E, como todas as bonitas histórias de amor, esta também deu frutos… que aqui são as melhores pizzas que já comemos em Lisboa – e a par das pizzas da Secret Oven (na Ericeira), as melhores que já comemos, sempre. É tão simples como isso.
Já quase desde a abertura que tínhamos a Rico Pizza na nossa lista de restaurantes a visitar, por termos visto no Instagram de alguém e depois termos começamos a seguir a sua comunicação, que tem muita pinta. Chamou-nos a atenção o conceito de pizzas ao estilo nova iorquino e ainda mais tudo aquilo que fomos vendo ser publicado, desde o processo de criação das pizzas até às imagens do resultado final. E se calhar também foi por causa disso que, quando finalmente entramos no restaurante, parece que nos sentimos em casa: já conhecemos aquelas paredes, aquela decoração, já nos acompanhou no Instagram durante algum tempo.

A Rico Pizza é um espaço com decoração mais ou menos minimalista, quase industrial. Paredes cinzas, iluminação pontual, quadros com momentos familiares nas paredes. Ao fundo da sala vemos o forno onde são feitas as pizzas, e a enorme bandeira americana na parede do lado esquerdo ajuda a reforçar o posicionamento. Afinal de conta, um dos donos – o Enrico – é americano, de Nova Iorque, com descendência italiana. Estão a ver como isto tudo faz sentido?
Somos muito bem recebidos, aliás, um dos pontos a favor do restaurante é mesmo o serviço. Simpatia, atenção, uma palavra sempre descontraída. A Rico Pizza é um restaurante de bairro, um restaurante familiar, e por isso é normal que cada cliente seja como um amigo, o que se sente.


Mas então voltemos à comida, porque é para isso que vocês estão a ler este texto 😉 Já tínhamos visto a lista de pizzas na net, e por isso tínhamos mais ou menos uma ideia daquilo que íamos pedir. As Azeitonas Marinadas foram uma sugestão, que aceitámos e da qual não nos arrependemos, porque são muito boas. Mas melhor ainda é o Pão d’Alho Picante, a versão do pão d’alho com pimentos por cima. Excelente massa, muito saborosa, equilíbrio bom do alho e o queijo, apenas podia ser um pouco mais picante. Podemos também escolher um dos molhos da casa para servir como “dip” do pão, assim como depois podemos usar o molho para os rebordos da pizza. Muito boa ideia, dizemos nós, porque há muito boa gente a desperdiçar os rebordos da pizza, para não comer massa com massa – aqui na Rico Pizza, comem uma massa excelente e ainda podem molhar num molho bem bom (provámos o Ranch, muito bom mesmo).

Nesta fase já tínhamos percebido que a massa das pizzas ia ser um ponto forte, só mesmo pela amostra que tivemos no pão d’alho. Mas não esperávamos gostar tanto de tudo! Honestamente, assim que chegam à mesa, comentamos que as pizzas parecem pequenas, ou ligeiramente mais pequenas que as que se servem na Jezzus ou na Lupita, por exemplo. Só que, assim que começamos a comer, a nossa atenção vira-se completamente para o sabor! Não nos cansamos de repetir: a massa aqui é o principal segredo! Saborosa, consistente, com a textura certa para não cair com o peso dos ingredientes, queimada no ponto certo, enfim, fenomenal!


Mas não é só a massa, porque os ingredientes são também de uma qualidade fantástica! Não há muitas opções na ementa, e ainda assim tivemos dúvidas na escolha, porque todas parecem muito apetitosas. Optámos pela pizza Cogumelos – que tem mozzarella, cogumelos assados, chalotas, queijo burrata, alho, queijo pecorino e orégãos – e pela Spianata Picante (molho de tomate, mozzarella, salame tipo spianata, pimentos picantes, chalotas, queijo pecorino e orégãos). Uma mais fresca, a outra mais intensa, ambas cheias de sabor e com poucos ingredientes, para podermos perceber a qualidade de cada um. Pizzas fantásticas, e como a massa é mesmo excelente, acabamos por ir com as bordas ao molho, o que ainda melhora todo o processo.

Enquanto comemos uma das sobremesas da carta – o Tiramisù, caseiro, que vos podemos também dizer que é uma maravilha, com textura e sabor como deve ser – acabamos por conhecer os donos da Rico Pizza. O Enrico é norte-americano e a Carolina é brasileira, conheceram-se em Lisboa e resolveram arriscar tudo ao abrir este espaço, para mostrar à malta da capital o que são pizzas ao estilo de Nova Iorque. Mais do que a história de amor que percebemos logo que ali existe, sentimos também uma paixão incrível por aquele pequeno espaço e por dar aos clientes (amigos) a melhor pizza de sempre. “O Enrico sonha com a massa”, diz-nos a Carolina, e percebemos que isso é verdade, sendo que essa busca pela perfeição e sabor ainda são mais interessantes quando percebemos que nenhum dos dois tem qualquer formação na área da restauração.
Podia ser por causa da história, ou da simpatia da Carolina e do Enrico. Podia ser pelo ambiente, pelo serviço, ou mesmo pelo preço, que é bastante justo para a qualidade do que comemos. Mas, na verdade, é por tudo isso… e especialmente pela pizzas que a Rico Pizza entra já para um dos nossos destaques do ano! Estas são as melhores pizzas que já comemos, independentemente de serem ao estilo de Nova Iorque ou napolitanas ou seja o que for. Tornaram-se as nossa pizzas favoritas, tão simples como isso. 🙂
Preço Médio: 17€ pessoa (pizza e cerveja, mas vai aos 20€ com entrada ou sobremesa)
Informações & Contactos:
Rua da Indústria, 50 A | 1300-005 Lisboa | 934 883 362
Amei! obrigada, só vi agora, quase uma semana depois!
Que belo texto e que adorável feedback! Vocês são fantásticos!