Pelos bifes não volto lá de certeza!
Isto de escrever muito sobre restaurantes faz com que o grau de exigência aumente, é verdade. É o que os meus amigos me dizem, que eu agora já não consigo ficar satisfeito com nada. A parte de estar mais atento a tudo pode ser verdade, mas é verdade que todos devíamos ser mais exigentes com tudo. E também em relação aos restaurantes (porque se trata de algo que todos gostamos de fazer, que é comer). Aliás, a tão famosa crise e o boom de hamburguerias e tascas modernas ajudaram a mudar o paradigma da exigência dos consumidores de restaurantes, e agora a maioria contenta-se com o “está normal”. Não pode ser assim.
Ora, almoço de amigos no Astúrias, em Miraflores. Pratos do dia, outros pratos normais e bifes. Quem conhece, diz que a especialidade são os bifes (e o bacalhau à lagareiro, que ninguém pede). Pedimos bifes, cada um com o seu molho, até porque os preços são acessíveis.
Os bifes são todos grelhados. Honestamente, acho que um bife grelhado é um bife grelhado e um bife afogado em molhos cheios de gordura deve ser frito. Mas compreendo que isso possa ser só uma panca minha.
Também pode ser panca minha comer batatas semi-frias, mas como são caseiras, passa.
O que já não é panca é quase todos os bifes trazerem um ovo estrelado e nenhum deles vir bem feito, estão todos secos e duros, sem a gema a escorrer. Será assim tão difícil estrelar um ovo?
Quase tão mau como o ovo são os molhos. O melhor é o de mostarda, que sabe a mostarda. O de pimenta não sabe quase nada a pimenta mas como tem alguns grãos ainda podemos trincar um e sentir a dita. O de café é ridículo, este não sabe a rigorosamente nada, parece simplesmente água. Ou seria um molho de descafeinado?
E os bifes? Bom, os bifes são tão finos que claro que passaram muito do ponto em que deviam ser servidos. O que é pena, porque a carne tem qualidade e talvez sem os molhos por cima fossem mais interessantes. Assim nem por isso.
Será que o meu grau de exigência está assim tão alto? Não me parece… Parece-me sim que estamos cada vez mais habituados a “deixar estar” e a aceitar tudo o que nos servem sem questionar, barato ou caro. Mesmo quando, no fundo, sabemos que em casa fazemos muito melhor.
Seja num estrela Michelin ou numa tasca na esquina, temos de ter padrões. Revoltem-se!Preço Médio: 12€ pessoa (prato + cerveja)
Seja num estrela Michelin ou numa tasca na esquina, temos de ter padrões. Revoltem-se!Preço Médio: 12€ pessoa (prato + cerveja)
Informações & Contactos:
Alameda Fernão Lopes, 26D | Miraflores – Algés | 210998055
[codepeople-post-map]