MAVALÁ OSTERIA ITALIANA (Faro)

A simplicidade das coisas boas.

Este tema é recorrente nos textos que escrevemos: a maioria das vezes, quanto mais simples forem os pratos que nos são apresentados, melhores eles são. E por pratos simples não queremos dizer que não tenham técnicas complexas ou que não envolvam vários processos… queremos dizer aqueles pratos sem artifícios, sem coisas extra que os tornam meio tunning, pratos que vão diretamente ao assunto, que são exatamente aquilo que a descrição diz. Mas infelizmente estamos numa fase da restauração em Portugal onde se complica demais… e por isso é que é uma lufada de ar fresco descobrir restaurantes como a Mavalá Osteria Italiana, em Faro.

Não foi por acaso que lá fomos ter. Já tínhamos a Mavalá Osteria Italiana na nossa lista há algum tempo, por influência da Inês Matos de Andrade, e despertou-nos a atenção porque nos pareceu um italiano mesmo genuíno: gerido por italianos, cozinheiros italianos, ementa curta e muito focada nas pastas… enfim, tudo o que vimos nos pareceu muito bem. Por isso, mesmo um pouco mais tarde do que queríamos, aproveitámos uma ida ao Algarve para dar um saltinho a Faro.

Osteria Mavalá

No meio das ruas estreitas do centro da cidade, lá vamos dar à Osteria Mavalá, mas só quando entramos pelo portão vermelho é que nos sentimos realmente em casa. Aliás, sentimo-nos na casa de uma avó italiana, porque é isso que a decoração nos faz lembrar. São os quadros, os candeeiros, as peças diversas de decoração, tudo muito vintage mas aqui faz todo o sentido. Giro, muito giro.

E ainda antes de entrar na comida, uma palavra para o serviço, todo feito com sotaque italiano, sempre presente, sempre cuidadoso, bom a informar, excelente a sugerir. Há cada vez menos restaurantes dos quais saímos impressionados com o atendimento… mas este foi um deles.

Vamos então à comida, não é? Aquilo que já tínhamos visto online eram pastas, e foi para isso que lá fomos. E bastou uma curta vista de olhos à ementa para perceber que na Osteria Mavalá há um mote muito claro: comida italiana “simples”, com poucos mas bons ingredientes, sem invenções. Pasta, proteína, queijo, pouco mais. E sabemos que as coisas mais simples são, geralmente, as melhores, não é? Como por exemplo o Tártaro de Rubia Galega e Paprika (La Battuta Di Manzo e Paprika), servido apenas com umas folhas de manjericão, porque o sabor está todo na carne e no ligeiro tempero que leva. Comíamos muitos pratos disto, acreditem!

Osteria Mavalá

E depois as pastas, as célebres pastas. Que se destacam, também, pela simplicidade. Aqui não estamos no registo da apresentação ultra cuidada, ou de pastas cheias de queijo por cima, nada disso – é a simplicidade, acima de tudo. O que vemos são os ingredientes que estão descritos, por isso sabemos exatamente o que estamos a comer. Por um lado, temos o I Tortelli Di Zucca, ou seja, o Ravioli de Abóbora, Manteiga, Parmigiano e Pó de Alcaparra, um prato guloso por causa da manteiga, mas não é excessivo, está no ponto perfeito (assim como a massa dos raviollis, já agora). Do outro lado da mesa temos o Penne, pesto Di Rucola e Bottarga Di Tonno (Penne com Pesto de Rúcula e Bottarga de Atum), mais fresco e salgadinho por causa do pesto e da bottarga. Dois pratos que mostram uma cozinha italiana de técnica mas que faz aquilo que é mais importante: dar protagonismo aos ingredientes. Muito bom!

Osteria Mavalá
Osteria Mavalá

Terminamos o almoço com o clássico Tiramisù, que até nos serve quase de bitola para perceber se um restaurante italiano é realmente bom ou não. Este Tiramisù da Osteria Mavalá é também muito bom, sabores muito equilibrados, texturas certas, enfim, tudo perfeito. Foi um excelente final do almoço, acompanhado com o café de cafeteira que aqui é servido – não há máquina de expresso – e que nos faz sentir novamente em casa de uma avó italiana.

Osteria Mavalá

No fundo, é isso mesmo: saímos da Osteria Mavalá com o sentimento de que estivemos em casa de italianos, a comer a sua comida simples mas cheia de sabor. E não há nada melhor que isso. Não é um italiano barato, mas estamos no Algarve. E o produto é bom e bem trabalhado, por isso é normal que não estejamos no registo dos italianos “fast food”. É sim um restaurante italiano para quem gosta de comida com muito sabor, e sem grandes invenções. Comida da avó 😉

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contatos:

Largo da Madalena, 10 | 8000-134 Faro | 963 100 473

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.