O MIROMA (São Miguel, Açores)

Fomos comer Cozido das Furnas ao Miroma!

Um disclaimer inicial: todas as refeições de cozido das furnas deviam começar pela visita às ditas furnas! Porque é toda uma experiência que vai ajudar a condicionar a refeição em si, assim como torná-la mais característica. E o cozido das furnas, além de ser um ex-libris dos Açores, é quase um ritual para turistas e locais. Por isso, quando nos Açores, não podíamos deixar escapar esta oportunidade de experimentar.

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

Terceiro dia em São Miguel, e decidimos que era o dia ideal para ir até às furnas. Primeiro obstáculo: uma fila de carros enorme para pagar a “portagem” (0,50€). Um pequeno compasso de espera e aí estão as famosas furnas da Ilha de São Miguel. O fumo é muito, e o cheiro a enxofre também! Vêem-se vários buracos no chão onde os cozidos são colocados e onde cozem durante toda a manhã. Por volta do meio dia, cada restaurante vem recolher os seus cozidos e deixa apenas a placa com o seu nome e o número de telefone para assinalar o lugar. Foi assim que nos deparámos com o Miroma.

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

Achámos que era um sinal, e foi assim que escolhemos o nosso restaurante para experimentar o mítico cozido. Ligámos a marcar um cozido (sim, é preciso marcar se não arriscam-se a ficar sem almoço!) e lá seguimos.

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

O Miroma é um restaurante muito simpático e, mesmo sendo bastante grande, consegue transmitir um ambiente acolhedor. Muita gente, entre turistas e locais, a encher praticamente a casa. Mas ainda assim, quem nos atende tem sempre um grande sorriso e uma vontade de agradar.

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

Como estávamos com algum receio que uma dose de cozido para duas pessoas fosse pouco, resolvemos pedir uma entrada: a morcela com ananás dos Açores. A morcela muito saborosa e o ananás docinho para cortar a gordura.

E depois deste pequeno “fait divers”, chega finalmente o famoso Cozido das Furnas! A dose, ao contrário do que esperávamos, é bastante bem servida, tanto a nível de quantidade como de variedade de carne e enchidos. E a verdade é que o cozido é muito bom… mas fomos induzidos ao sabor a enxofre, que não sentimos de todo. Talvez seja mesmo indução, porque nas furnas sentimos esse cheiro, e pensamos por isso que o cozido também o tenha. Por nós, ainda bem que não!

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

A dose de cozido deixa-nos satisfeitos, mas claro que não se termina uma refeição sem uma sobremesa. No Miroma optámos por uma tarte Dona Amélia (sim, não nos cansámos desta sobremesa enquanto estivemos pelos Açores) e por um pudim de ananás (o bolo de ananás que nos tinham prometido já tinha acabado…), ambos bastante bons.

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

restaurante miroma ilha de são miguel cozido das furnas

Apesar de não termos termo de comparação em relação a outros cozidos das Furnas, ficámos muito contentes com o sinal que nos levou a ir experimentar o do Miroma. Era impossível estar em São Miguel e não provar este cozido. Se é o melhor que já comemos? Não, nada disso. Mas vale por toda a experiência, que nos envolve e acaba por influenciar a própria refeição.

Preço: 20€ pessoa (entrada, cozido a dividir, vinho e sobremesa)
Informações & Contactos:
Furnas, São Miguel | 9675 Furnas | 296 584 422

Saibam tudo sobre o nosso roteiro grastronómico nas Ilha de São Miguel e na Terceira.

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.