ZAMBEZE

ZAMBEZE

Partilha!

Boa vista. Boa comida. Bom ambiente. Bom jantar!

Lisboa é uma cidade de miradouros. Aliás, é uma cidade cheia de spots com uma vista maravilhosa para si mesma e para o Tejo. É com este enquadramento que falamos do Zambeze, e já vão perceber porquê. 😉

zambeze restaurante moçambicano mouraria lisboa sala

O Zambeze está situado num dos locais mais emblemáticos da cidade de Lisboa, um pouco abaixo do Castelo de São Jorge. Isto faz com que o primeiro impacto seja a vista fabulosa sobre a cidade e o rio. Esplanada grande, perfeita para tomar um copo ao final da tarde em dias de mais calor do que os que temos agora. Sala de grandes dimensões, dividida em duas áreas, e com uma decoração muito sóbria e sofisticada (há alguns pormenores interessantes, como os peixes e caranguejos nas colunas, que lhe dão esse toque de Moçambique). Louça Bordallo Pinheiro de muito bom gosto. Serviço rápido e eficiente, com muita simpatia.

zambeze restaurante moçambicano mouraria lisboa couvert chef
O restaurante é meio moçambicano e meio beirão. Por isso mesmo, a ementa tem um pouco dos dois mundos: enfatiza os pratos moçambicanos mas não só, tem muitas alternativas que nos são mais “próximas” (o que é bom para quem não queira arriscar). Como entradas, vão-se petiscando croquetes e folhadinhos de alheira, assim como óptimas chamuças e peixinhos da horta. Se não quiserem escolher, o melhor é pedir o couvert do Chef, um misto das duas gastronomias: de um lado uma quiche e um excelente queijo de cabra, por outro umas gambas panadas e as tais excelentes chamuças. Perfeito para começar.

zambeze restaurante moçambicano mouraria lisboa caril caranguejo
Depois, os pratos, onde o peixe se destaca face ao resto: um óptimo caril de camarão, generoso nos camarões, picante no ponto, e outro excelente caril, desta vez de caranguejo, novamente muito bem servido; um bacalhau em crosta de broa com puré de castanha, com o peixe a desfazer-se na boca e um puré de castanha do melhor que já comi na vida! Outro prato típico, a tranche de peixe em leite de coco, cheia de sabor e texturas. Na carne, os lombinhos de porco com castanhas e cogumelos são bons, mas o destaque vai para outro prato moçambicano, o chacuti de pato, com a carne a desfazer-se do osso e o molho espesso e muito rico em sabores. Em tudo se sente qualidade nos ingredientes (aliás, podemos ver o peixe em exposição junto do balcão) e, mais do que isso, cuidado na confecção para assegurar que se saboreia tudo o que está no prato. Muito bom!

zambeze restaurante moçambicano mouraria lisboa chacuti de pato

Buffet de sobremesas com muita fruta e doces regionais portugueses. Há muita variedade mas pouca coisa de Moçambique, ainda que não seja um país rico em sobremesas típicas. Ainda assim, a opção buffet permite-nos provar muita coisa diferente.
Para acompanhar tudo, outra surpresa é o excelente vinho da casa, da zona do Dão, suave e frutado, ideal para acompanhar este tipo de pratos.

zambeze restaurante moçambicano mouraria lisboa buffet sobremesas
Perfeito para jantares de grupo, o Zambeze não deixa de ser simultaneamente um restaurante bastante romântico. Ou seja, no final da refeição, o que fica é uma experiência muito boa. Tudo, desde o serviço à comida, passando pelo espaço em si, nos faz querer voltar, noutra altura do ano, com mais calor e sol. E para ficar numa mesa à janela, claro!

Preço Médio: 30€ pessoa (entradas, prato, buffet sobremesas, sem vinho)
Informações & Contactos:
Calçada Marquês de Tancos | 1100-340 Lisboa | 218 877 056

Comentários

Comentários

Leave a Reply