SUD LISBOA | Terrazza

SUD LISBOA | Terrazza

Um restaurante para o dia todo. E sempre excelente!

Há restaurantes que são muito mais do que um “simples” restaurante. Que transcendem aquela noção mais clássica que temos desse termo, ou seja, um sítio onde vamos almoçar ou jantar. Alguns estão abertos todo o dia e sempre a servir refeições, outros transformam-se em bar/discoteca depois do jantar, enfim, são espaços que são mais do que apenas um restaurante. Mas mesmo isso não é assim tão novo no panorama da restauração em Lisboa, porque começam a existir várias ofertas desse género. O que não havia ainda (e na verdade nunca houve) é um espaço como o SUD Lisboa Terrazza. Garantidamente!

O SUD Lisboa Terrazza é isso mesmo, é muito mais do que um restaurante, e isso percebe-se assim que entramos porta a dentro. Restaurante, bar, esplanada, animação com dj, lounge, piscina… a verdade é que podemos literalmente passar todo o dia no SUD (e grande parte da noite) sem ir para outro sítio qualquer. E podemos ter sempre ambientes, espaços e comidas e bebidas diferentes. Porque a carta – criada pelo Chef Marco Legittimo – se ajusta aos diversos momentos do dia, assim como aos diversos espaços do SUD.

Não acreditam? Então vamos a isso!

restaurante sud lisboa terrazza

Um simples passeio na zona ribeirinha de Belém serve como aperitivo a entrar no SUD Lisboa Terrazza. Mesmo ao lado do novo MAAT, é um espaço que convida a entrar, pela sua imponência e pela maravilhosa esplanada. Por isso, é fácil entrar, e a verdade é que logo passando a porta ficamos bem impressionados. O espaço é amplo, bem seccionado, mobilado e decorado de forma simples mas sofisticada, com muito bom gosto. Iluminação muito bem trabalhada, mobiliário diferente, amplas janelas com vista para o Tejo. À porta recebem-nos e orientam-nos consoante o que pretendemos, se é só beber um copo, fazer uma refeição ou passar à piscina.

restaurante sud lisboa terrazza

Do lado direito temos o bar e a garrafeira, que nos desperta logo a atenção… mas vamos começar antes pelas entradas. Porque se quisermos um almoço ligeiro, podemos fazê-lo no SUD, pedindo alguns dos pratos da carta, numa lógica de partilha. Podemos começar pela Fritturina Mista Di Pesce, uma espécie de fritada mista de peixe, com camarão, lulas e bacalhau, acompanhados de uma fantástica maionese de iogurte e alho, um prato que pode não agradar a toda a gente mas que é um óptimo petisco para estes dias quentes.

restaurante sud lisboa terrazza

Ou então, um dos pratos mais surpreendentes da carta: La Tartare Di Tonno, que é como quem diz um tártaro de atum com gaspacho de morango fresco, alcaparras, mangericão e salicórnia. Admito que nunca pensei que atum e morango faziam par, mas aqui acreditem que fazem o par perfeito! O atum é excelente e o morango cria um contraste doce-salgado fabuloso! Imperdível!

restaurante sud lisboa terrazza

restaurante sud lisboa terrazza

Igualmente imperdível é a Burrata Di Andria. São 300gr da melhor burrata que já comemos na vida, que não precisa de mais nada mas ainda assim vem acompanhada de uma salada de tomate rústico, pesto de rúcula e orégãos. A burrata é maravilhosa, com a textura perfeita e um sabor imaculado. Um almoço no SUD pode fica por aqui e ficam muito bem.

Prato que já não está na carta mas que era maravilhoso é o Vitello Tonnato, que não se encontra muito por Lisboa. Fatias tipo carpaccio de vitela assada com atum, alcaparras e maionese de anchovas com aipo crocante e chips de açafrão, sendo que o principal é a fusão da carne com o atum e as anchovas, um conjunto vencedor.

restaurante sud lisboa terrazza

Como já devem ter percebido, há uma forte inspiração italiana na carta do SUD. Mas estamos num registo italiano sofisticado, com classe, não só por causa da apresentação dos pratos mas principalmente pela escolha da matéria prima, importada regularmente de Itália, para garantir os patamares elevados de qualidade.

O almoço pode ser feito no Jardim de Inverno, uma das várias áreas do SUD Lisboa, mais descontraída e com fácil acesso à esplanada, também muito agradável no Verão.

restaurante sud lisboa terrazza

Seguindo em frente num dia normal no SUD Lisboa Terrazza, depois de um almoço ligeiro, podemos então subir ao piso superior e aproveitar a piscina. É o Tejo, a ponte, a margem sul, enfim, uma vista fabulosa. Mas, acima de tudo, é um pequeno oásis de tranquilidade no meio da agitação da cidade, e um espaço onde podemos passar a tarde inteira, entre banhos de piscina e banhos de… sol. Durante o Verão, o acesso a este piso superior custa 45€, para o espaço ficar em exclusivo para quem vai utilizar a piscina. Reabre ao público às 19h.

restaurante sud lisboa terrazza

E é também na piscina que podemos aproveitar para provar os muitos cocktails que o SUD Lisboa Terrazza tem disponíveis. Alguns nossos conhecidos mas a maioria cocktails de assinatura, como por exemplo o SUD Ale (com Porto branco, gin, ginger ale, pepino, lima, xarope de açúcar e zest de laranja) ou o Ginger Twist (sem álcool, com sumo de laranja, frutos vermelhos e gengibre). A carta de bar é extensa, não só a nível de cocktails mas também no resto das bebidas, o que faz com que se ajuste aos momentos do dia ou mesmo à temperatura exterior.

restaurante sud lisboa terrazza

E querem levar as crianças estão convosco? Pois que até nisso o SUD pensou, daí ter criado um pequeno parque infantil ao lado do restaurante, para os miúdos brincarem à vontade.

Com o aproximar da hora de jantar – e depois de ver o pôr-do-sol na piscina, um cenário magnífico – é descer novamente ao piso térreo e ocupar uma das mesas na Sala Vip, um espaço menos informal que o Jardim de Inverno. A vista é a mesma e o serviço também, muito prestável, eficiente e (o mais importante) conhecedor do que nos está a apresentar.

E o que é que podemos jantar no SUD Lisboa Terrazza? Por exemplo, o Risotto Ai Funghi, provavelmente dos melhores risottos que comemos este ano! Feito com arroz Carnarolli, tem cogumelos Porcini, King Oyster e Cantarelles, com creme de salsa em manteiga de trufa, mas nada disto interessava se o sabor não fosse fenomenal! O arroz perfeito, o sabor excelente, o queijo na quantidade certa. Uma maravilha!

restaurante sud lisboa terrazza

Mas a verdade é que outro dos pratos disponíveis na carta consegue ombrear com o risotto, e isto porque não conseguimos experimentar todos: Spigola E Caponatina. Prato de peixe, constituído por um filete de robalo corado, servido com beringela Caponata e puré de feijão Cannellini. O peixe no ponto perfeito, um lombo saborosíssimo, com o puré e a beringela a completar um prato que não só é fantástico como tem uma apresentação magnífica.

restaurante sud lisboa terrazza

restaurante sud lisboa terrazza

O prato com mais ingredientes de entre todos os que tivemos oportunidade de provar foi a Tagliata Di Costata Senza Osso. Ora vejamos: ribeye de Black Angus maturado durante 60 dias, servido com creme de cogumelos Porcini e chalotas, rúcula, cogumelos Eryngee, queijo Parmigiano e vinagre balsâmico. Curiosamente, o que menos nos agradou, ainda que seja um bom prato. Mas se visualmente já é um pouco “exagerado”, também o é a nível de sabores, que acabam por se misturar todos e tirar o destaque à carne que ela merecia. De notar que este prato não consta da carta de Verão.

Uma menção à carta de vinhos do restaurante, muito completa (como já acontecia na de cocktails), com referências de vários países, tanto em garrafa como a copo, e mesmo um vinho de produção própria, o Divai, do qual provámos o tinto e recomendamos vivamente.

restaurante sud lisboa terrazza

Mas a noite no SUD Lisboa Terrazza não termina com o jantar, aliás, muito longe disso! Quem quiser, pode passar da zona do restaurante fecha para a sala do lado – o tal Jardim de Inverno – onde temos também a cabine de DJ suspensa junto à enorme escadaria. Nas noites de fim-de-semana o SUD não só tem música ao vivo como também tem um DJ residente a passar música até às 02h da manhã. Ou seja, ainda há muito tempo para aproveitar as noites de Verão!

E para acompanhar esta música ao vivo, nada melhor do que uma sobremesa tardia. Porque as sobremesas do SUD mantêm o registo italiano sofisticado da restante ementa, mas novamente com muitos twists e uma apresentação fora de série!

restaurante sud lisboa terrazza

Podemos começar pelo que parece mais simples, o SUD Tiramisú. Parece… por que não é. Num frasco, temos uma mousse de Mascarpone com biscoitos Savoiardi mergulhados em café expresso e rum negro, uma mistura de sabores fabulosa, que remete para o tiramisú que tão bem conhecemos mas vai tão mais à frente! Por outro lado, temos o Lo Strudel Del SUD, um strudel de maçã com molho de canela, crumble de amêndoa e gelado de baunilha, novamente com uma apresentação super cuidada, ainda que seja a mais “normal” das sobremesas que tivemos oportunidade de provar.

restaurante sud lisboa terrazza

E para voltar ao patamar de excelência, eis a Panna Cotta! Aqui é uma panna cotta de côco com espuma de maracujá e crocante de manga, sabores exóticos que à leitura parecem não fazer sentido, mas que na boca se envolvem todos e criam uma sobremesa fenomenal para os dias quentes que temos pela frente.

restaurante sud lisboa terrazza

Por tudo isto que acabámos de descrever, voltamos a insistir que o SUD Lisboa Terraza é muito mais do que um simples restaurante. Mesmo a designação “Terraza” é demasiado redutora para aquilo que é o espaço, mas a verdade é que não nos vem à cabeça um termo que o descreva na perfeição. É uma piscina, uma esplanada de Verão, um bar, com dj, e ainda mais um restaurante fora de série!

restaurante sud lisboa terrazza

Numa cidade como Lisboa, onde continuam a abrir demasiados restaurantes com conceitos muito parecidos (para não dizer iguais…), é no mínimo refrescante encontrar um espaço que se destaca de todos os outros. Um conceito único, com potencial não só para ser um spot da moda durante muito tempo, como também para se desmultiplicar em novos espaços. O SUD Lisboa Terrazza veio mudar o paradigma da restauração mais sofisticada em Lisboa, porque é excelente em tudo: no conceito, no espaço, no serviço, na vista e, claro, na comida.

Preço Médio: 40€ pessoa (com cocktails)
Informações & Contactos:
Avenida Brasília – Pavilhão Poente | 1300-598 Lisboa | 21 159 2700

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.