SPIANATA

Um italiano que é apenas normal…

 

Há muitos italianos em Lisboa. Uns destacam-se por ser muito bons, outros por ser muito maus. Mas a grande maioria fica assim no meio, naquele limbo dos restaurantes que são apenas normais, que não são inesquecíveis. E que por isso mesmo não são daqueles que nos lembramos.

Dito isto, o Spianata tem uma grande factor diferenciador: como diz o nome (spianata é esplanada em italiano), é uma espécie de oásis no meio da cidade. Tem uma esplanada enorme e aberta, com piscina e vista para a cidade, ideal para os dias que começam a ficar maiores e melhores – aproveitem para visitar num almoço (onde há buffet) ou num final de tarde (onde geralmente há música e animação). Isto é surpreendente e destaca-se.

Mas o problema é que depois não há mais nada que passe do registo de normalidade… O espaço interior é normalíssimo, o serviço não é excelente nem péssimo e a comida é apenas normal.

Para entrada, tanto o Carpaccio de Carne como a Focaccia de Pesto com Tomate são apenas normais, nada surpreendentes. Não tenho mesmo outro tipo de adjectivos, porque são mesmo perfeitamente normais. Seguimos com os pratos, onde escolhemos duas pastas e continuamos no registo de normalidade completa: o Penne Alla Rabiatta (com cogumelos, bacon e tomate) promete ser picante mas de picante não tem nada ainda que seja saboroso; menos interessante é o Tagliatelle salteado com Gambas e molho de Vodka, com demasiado molho que sabe só a bechamel.
Saindo ligeiramente do registo (para variar), as sobremesas são uma agradável surpresa: o Crepe de Laranja com Natas é doce sem ser demasiado doce, cheio de sabor a laranja e com as natas a darem-lhe um toque especial; e o Semi-Frio de Torrão (de alicante) com Chocolate é fabuloso, sabe mesmo a torrão de alicante e tem a textura perfeita para não se tornar demasiado pesado. Muito bom!

Ainda assim, uma sobremesa não é suficiente para fazer o Spianata passar a ser bom ou algo mais. Para nós, é apenas um restaurante italiano normal, numa cidade onde há restaurantes italianos que se destacam por ser muito bons ou muito maus.

Preço Médio: 30€ pessoa (prato e sobremesa, com vinho)

Informações & Contactos:
Tem estacionamento gratuito.
Travessa de Santa Quitéria, 38 | 1250 Lisboa | 21 388 1892

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.