Uma paragem obrigatória na zona de Estremoz.
Gosto muito do Alentejo.
E gosto especialmente do interior do Alentejo, muito porque não há aquela imensidão de gente que escolhe a costa para destino de férias. Gosto de me perder em estradas secundárias e caminhos, conduzir de uma localidade à outra por atalhos, gosto de parar em aldeolas para pedir indicações aos velhotes sentados num banco em frente ao café.
E também adoro os restaurantes que encontramos algures pelo caminho, porque por mais referências que tenha, acabo sempre por encontrar uma coisa que não estava à espera e que me deixa bem impressionado.
O São Rosas foi um desses achados, há já muitos anos, mas só porque não me informei antes… porque é um dos restaurantes mais conhecidos de Estremoz (aliás, é um marco naquela zona do Alentejo…). e a sua fama é completamente justificada!
Em primeiro lugar, a localização é espectacular. Mesmo dentro do castelo, ao lado da pousada, tem todo aquele ambiente rústico e simultaneamente sofisticado que nos deixa à vontade. Nestes dias de Verão, não há nada melhor do que ver o pôr-do-sol nas muralhas do castelo, antes de jantar; e no Inverno, não há nada melhor do que sair do restaurante e ir aquecer à lareira da pousada…
O São Rosas é um restaurante de comida tradicional, daqueles onde tudo o que lemos no menu nos dá fome. O difícil é realmente a escolha… porque desde as entradas (os enchidos são fabulosos!), passando pelos pratos (comi sempre carne, é verdade, mas o entrecosto é muito bom, o porco preto é óptimo e até o borrego, do qual não sou fã, é fora de série!), terminado nas sobremesas (e sou fã do leite creme, mas aqui nem é a melhor delas…), tudo aqui é bem confeccionado e bem servido, sem grande pomposidade mas com cuidado e atenção.
Porque só assim as pessoas voltam… E eu, sempre que posso, regresso!
Bom atendimento, e não deixo de falar da carta de vinhos, extensa, mas com muitas escolhas locais bem interessantes (por exemplo, foi lá que conheci o .com e seus derivados, que se tornou um dos meus vinhos de eleição).
Reserva obrigatória, nem vale a pena acreditar que vão conseguir mesa sem ligar para lá antes. Mas a experiência vale mesmo a pensa, especialmente se gostarem de boa comida e bom ambiente.
Preço Médio: 35€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Largo Dom Dinis, 11 | 7100 Estremoz | 268 333 345
[codepeople-post-map]