Restaurante Vegetariano PSI

Antes de ser (moda) já o era…

Correndo o risco de ser mal interpretado, a cozinha vegetariana/vegan/saudável tornou-se uma espécie de uma moda. Sim, sei perfeitamente que todos temos uma preocupação crescente com questões de sustentabilidade e mesmo de saúde, e que a dieta vegetariana (ou pelo menos com menos carne) é um caminho para um futuro melhor para todos. Mas também sei que, a nível da restauração, esta tendência foi crescendo de forma um pouco “descontrolada”, resultando tanto em restaurantes realmente inovadores e que mostram que a comida vegetariana pode ser criativa e apelativa… e depois muitos outros que simplesmente repetem fórmulas básicas e apresentam pratos sem sabor nenhum. No fundo, é como todas as modas da restauração: há exemplos bons (felizmente), e também outros que só servem para encher chouriços. De tofu, claro.

restaurante vegetariano PSI

Ora, a verdade é que ainda antes de os restaurantes vegetarianos serem uma tendência, já existiam uns poucos espaços que se destacavam por ser pioneiros. E um dos vegetarianos mais antigos de Lisboa continua ainda hoje a ser daqueles que tem uma carta mais extensa e completa, assim como uma legião de fãs e clientes mais assíduos. Sim, refiro-me ao clássico Restaurante Vegetariano PSI.

Voltamos regularmente ao Restaurante Vegetariano PSI, ali na zona da Pena. Já sabemos que, a maioria das vezes, temos de marcar com antecedência, porque o restaurante está quase sempre cheio. E aqui nem é uma questão de o vegetarianismo ser ou não uma tendência… tem mesmo a ver com a qualidade do restaurante.

restaurante vegetariano PSI

Em primeiro lugar, o espaço é muito agradável, com a envolvente natural de um jardim. Não só se encaixa no conceito do restaurante como nos transmite uma sensação de paz espiritual que ajuda a tornar a experiência em algo muito positivo. Não é precisa grande decoração sequer, ainda que as mesas tenham toalhas coloridas que dão mais vida ao espaço. Muita madeira, para não destoar da tal envolvente.

Depois, o serviço é atencioso e tem aquela paciência que é necessária para quem percebe pouco de comida vegetariana. Ao contrário de outros restaurantes mais recentes que foram abrindo em Lisboa, aqui respondem às nossas perguntas, por mais idiotas que pareçam, e ajudam na escolha de pratos que façam melhorar a refeição mesmo para quem não está habituado a alguns dos pratos e ingredientes que vemos na lista.

restaurante vegetariano PSI

E a verdade é que no Restaurante Vegetariano PSI a comida é realmente muito boa. Aquilo que temos sentido ao longo do tempo – ainda que não sejamos muito assíduos de restaurantes vegetarianos – é que nem toda a comida vegetariana (ou vegan) prima pelo sabor, muitas vezes há uma aposta maior nas cores e texturas e depois as coisas não sabem a nada… Mas aqui temos tido sempre experiências muito boas, com pratos efetivamente muito saborosos.

A ementa muda regularmente, mas podemos sempre começar com o Húmus do Dia (aqui na foto de baixo de grão, muito bom) e também com algumas das entradas para partilhar: o Ceviche de Manga, as Chamuças de Legumes Indianos e as Badijas são sempre excelentes opções (nestas últimas as de Beringela, Banana e Hortelã são uma fantástica surpresa, pela conjugação inesperada).

restaurante vegetariano PSI

Nos principais, sentimos as influências asiáticas, um pouco de todo o lado, por isso o problema é mesmo tomar uma decisão. O Red Thai Curry, por exemplo, é um caril tailandês muito apurado, cheio de especiarias, um prato que resulta muito bem a nível de texturas. Nós pedimos sempre a versão com tofu marinado, mas também há alternativa com seitan.

restaurante vegetariano PSI

A Shakshouka é um prato tradicional tunisino, com ovos escalfados em molho de tomate e pimentos, com várias especiarias, onde ainda acrescentam queijo feta e rúcula. O prato é servido com couscous, legumes assados e uma espécie de um pão que serve para misturar o conjunto todo, que realmente fica mais interessante quando todo misturado. Intensidade, sabor… muito bom! Assim como também é muito bom um dos pratos novos da ementa do Restaurante Vegetariano PSI, o Mercimek Kofta com Panqueca de Cebolinho. As koftas são uma espécie de almôndegas do Médio Oriente, e estas são de lentilhas vermelhas, bulgur, cebola e cominhos, servidas com um molho verde de ervas frescas a acompanhar, que lhes dá um sabor ainda melhor. No prato temos ainda uma panqueca de cebolinho e algumas saladas, e tudo resulta num conjunto fresco e aromático.

restaurante vegetariano PSI

Um dos pratos mais pedidos da carta são os Dan Dan Noodles: noodles de courgete com molho de soja e sésamo, com cogumelos Shitake, tofu e brócolos, que vêm acompanhados com uns fenomenais pickles de pepino e algas Wakame. Todo o prato é super complexo a nível de sabores e texturas, daqueles pratos que nos faz esquecer que estamos no centro de Lisboa. E também daqueles pratos que podia ser servido em qualquer restaurante, seja ele vegetariano ou não. Uma maravilha!

restaurante vegetariano PSI

Também a nível de sobremesas estamos muito bem servidos aqui no Restaurante Vegetariano PSI! Como o resto dos pratos, também aqui há mudanças regulares, e por isso em visitas anteriores pudemos provar delícias como uma Mousse de Morango, ou então o Cheesecake de Coco ou a Tarte de Limão com topping de Frutos Silvestres (ambas vegan). Numa última visita provámos ainda a Mousse do Deserto (que tem natas, leite condensado, caramelo, flocos de aveia e tâmaras, num conjunto que mesmo não sendo demasiado doce, também não tem muito contraste de sabores) e outro cheesecake vegan, o Cheesecake de Lima e Abacate, que é uma delícia!

restaurante vegetariano PSI

Ao contrário do que acontece noutros vegetarianos, nunca saímos do Restaurante Vegetariano PSI nem com fome nem pouco satisfeitos a nível de sabor. Os pratos são bem pensados a nível de sabores e texturas, sendo que a apresentação também é bem trabalhada. E como a carta é variada, este é um restaurante para visitar regularmente. Sendo ou não vegetarianos. O PSI é um clássico dentro do género, e por mais que possam ir aparecendo outros restaurantes vegetarianos mais trendy, ele vai sobrevivendo às tendências e mantendo a casa cheia. Porque a experiência é mesmo muito boa.

Preço Médio: 25€ pessoa (com chá)
Informações & Contactos:

Alameda St. António Capuchos | 1150-314 Lisboa | 213590573

1 comentário em “Restaurante Vegetariano PSI”

  1. O PSI é excelente. Comida, espaço, serviço, ambiente, frequência. Não parece estarmos no Centro de Lisboa. E, se as sobremesas não agradarem (ou se quisermos levar um geladinho para casa), podemos a seguir ir à Mú, a melhor geladaria de Lisboa.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.