PHO-PU

PHO-PU

“O que é que jantei ontem? Uma sopa! E das boas!”

Isto seria a forma mais básica de descrever o nosso jantar no Pho-Pu. Por outro lado, o nosso “parceiro” nesta viagem, Devaneios de um Foodie, sempre mais informado, poderia descrever a experiência explicando que a “phô” é uma massa vietnamita e que aqui se come em forma de sopa com inúmeros outros ingredientes e condimentos e tal e tal… Mas o que é mesmo importante é que a nossa incursão à comida vietnamita foi uma maravilhosa (e divertida!) experiência!

A Mouraria é um mundo dentro da cidade de Lisboa, por isso é normal que este tipo de restaurantes apareçam lá. Restaurantes onde as donas não falam praticamente nada de português e se limitam a apontar para as coisas na ementa, mas sempre com um sorriso tão grande e uma simpatia tão contagiante que se torna divertido.

No Pho-Pu há apenas um prato, esta sopa de massa de arroz vietnamita (com duas outras variantes de tipo de massa). Sabemos que o ramen está na moda, mas aqui isto importa pouco, porque é tudo completamente genuíno. À mesa chega uma tigela gigante com o caldo a ferver, onde já estão fatias de carne, almôndegas e tripa, além da dita massa de arroz. E, ao mesmo tempo, recebemos um prato à parte com outras coisas para terminarmos a sopa a gosto: rebentos de soja, lima, hortelã e manjericão, malagueta e ainda molho hoisin.

E é isso que torna a refeição numa experiência muito divertida, porque realmente vamos acrescentando os ingredientes ao nosso sabor (mais ou menos picante, ácido, etc.). Assim como é divertido tentar comer com pauzinhos! Aliás, recomendamos roupa escura ou um babete, porque há salpicos a saltar para todo o lado… enquanto nos rimos que nem uns doidos! E terminamos a beber o caldo diretamente da tigela, como se quer.
Se a sopa é boa? Sim, é excelente! O caldo é muito saboroso e rico e vai melhora do com o que vamos lá colocando dentro. E se a sopa enche? Sim, muito! Aliás, o difícil é ter fome para acabar tudo.

Não há sobremesas e para entradas há crepes e raviolis chineses, que não são diferentes do que se come noutros restaurantes. Mas ali realmente a estrela é a sopa e também a experiência de a comer. Por isso, não é preciso mais nada. Para nós foram 2 horas de conversa divertida à volta de uma simples “sopa”. E recomendamos a toda a gente!

Preço Médio: 9€ pessoa (com entradas e cerveja a acompanhar)

Informações & Contactos:
Rua do Benformoso, 76 | 1100-088 Lisboa | 211307473

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.