PEIXARIA DA ESQUINA

PEIXARIA DA ESQUINA

Ou onde o Chef Sobral está como peixe dentro de água…

É tudo uma questão de respeito. Quando se tratam bem ingredientes bons, quando há respeito pela sua natureza e cuidade na sua confecção, não há nada que enganar. Essa é a fórmula de sucesso de qualquer restaurante, tenha ele o posicionamento que tiver. E essa é uma fórmula que tem acompanhado o percurso do Chef Vitor Sobral ao longo dos tempos. Pioneiro no conceito das tascas modernas em Lisboa (ver aqui o nosso review da Tasca da Esquina), o Chef e a sua equipa têm ocupado as esquinas de Campo de Ourique com conceitos vencedores e de qualidade inegável. Como é o caso da recente Peixaria da Esquina.

peixaria da esquina chef vitor sobral campo de ourique lisboa robalo marinado

A Peixaria da Esquina veio substituir outro conceito que existia no mesmo espaço, o da Cervejaria. O espaço sofreu algumas alterações, agora com pormenores de decoração mais próximos do mar, mas a base da equipa manteve-se, sob a supervisão dos Chefs Vitor Sobral e Hugo Nascimento. A equipa é maioritariamente jovem, mas demonstra muita experiência, com um serviço rápido mas atento aos pormenores.

peixaria da esquina chef vitor sobral campo de ourique lisboa sopa de peixe

A ementa é baseada no peixe, claro, com destaque para os marinados e curados. Numa altura em que as ceviches e os tártaros começam a estar na moda em Lisboa, o Chef volta a métodos mais tradicionais e tão nossos, para mostrar como se trata bem o peixe.

Os marinados são obrigatórios, como o de robalo, malagueta tomate seco e coentros ou o de vieira, amêndoa e trufa, sendo que o atum curado (acompanhado de pickels e funcho) é uma delícia. Há ainda diversos petiscos mas vamos directamente à sopa de peixe, que é provavelmente a melhor que comemos, com uma bela posta de robalo submersa num caldo rico e cremoso, com todo o sabor que o mar deve ter. Magnífica!
A carta ainda inclui alguns pratos de tacho e bifes (um excelente bife de novilho acompanhado de legumes grelhados, por exemplo), mas o destaque são os peixes, e aqui a grelha funciona também muito bem – deixem-se levar pela recomendação para provar o peixe mais fresco do dia.

Por fim, sobremesas num registo tradicional mas com toque contemporâneos, como o toucinho do céu com calda de morangos ou a mousse de chocolate com figos marinados. Tudo com uma apresentação acima de média e, novamente, uma execução perfeita.

peixaria da esquina chef vitor sobral campo de ourique lisboa toucinho do céu

A Peixaria da Esquina é tudo aquilo que esperamos de um projecto do Chef Vitor Sobral: uma viagem aos sabores portugueses, com recurso a técnicas de execução tão nossas mas aqui com um twist contemporâneo. É o local perfeito para um almoço rápido, uma tarde de petiscos ou um jantar especial. Porque quando quem sabe faz o que sabe, está como peixe dentro de água. (quase) literalmente.

Preço Médio: 30€ pessoa (com muita coisa e vinho)

Informações & Contactos:
Rua Correia Teles, 56 | 1350-102 Lisboa | 21 387 4644

[codepeople-post-map]

1 comentário em “PEIXARIA DA ESQUINA”

  1. Como cliente regular da Cervejaria da Esquina, presumi que a mudança de conceito (para além da mudança de nome) seria um upgrade para a oferta do espaço anterior. Engano. Após 3 visitas a sensação que fica é que a cozinha de Sobral se perdeu com a dispersão de espaços com o seu nome. Os marinados não são nada de especial (o Kiko, apesar de distante do original peruano, faz mais e melhor com os chevices), e os curados nunca convenceram em nenhuma das visitas. Finalmente, para comer peixe grelhado, há outras opções mais baratas. E lá no Brasil, a coisa não é muito diferente. É pena.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.