Ou onde o Chef Sobral está como peixe dentro de água…
É tudo uma questão de respeito. Quando se tratam bem ingredientes bons, quando há respeito pela sua natureza e cuidade na sua confecção, não há nada que enganar. Essa é a fórmula de sucesso de qualquer restaurante, tenha ele o posicionamento que tiver. E essa é uma fórmula que tem acompanhado o percurso do Chef Vitor Sobral ao longo dos tempos. Pioneiro no conceito das tascas modernas em Lisboa (ver aqui o nosso review da Tasca da Esquina), o Chef e a sua equipa têm ocupado as esquinas de Campo de Ourique com conceitos vencedores e de qualidade inegável. Como é o caso da recente Peixaria da Esquina.
A Peixaria da Esquina veio substituir outro conceito que existia no mesmo espaço, o da Cervejaria. O espaço sofreu algumas alterações, agora com pormenores de decoração mais próximos do mar, mas a base da equipa manteve-se, sob a supervisão dos Chefs Vitor Sobral e Hugo Nascimento. A equipa é maioritariamente jovem, mas demonstra muita experiência, com um serviço rápido mas atento aos pormenores.
A ementa é baseada no peixe, claro, com destaque para os marinados e curados. Numa altura em que as ceviches e os tártaros começam a estar na moda em Lisboa, o Chef volta a métodos mais tradicionais e tão nossos, para mostrar como se trata bem o peixe.
Os marinados são obrigatórios, como o de robalo, malagueta tomate seco e coentros ou o de vieira, amêndoa e trufa, sendo que o atum curado (acompanhado de pickels e funcho) é uma delícia. Há ainda diversos petiscos mas vamos directamente à sopa de peixe, que é provavelmente a melhor que comemos, com uma bela posta de robalo submersa num caldo rico e cremoso, com todo o sabor que o mar deve ter. Magnífica!
A carta ainda inclui alguns pratos de tacho e bifes (um excelente bife de novilho acompanhado de legumes grelhados, por exemplo), mas o destaque são os peixes, e aqui a grelha funciona também muito bem – deixem-se levar pela recomendação para provar o peixe mais fresco do dia.
Por fim, sobremesas num registo tradicional mas com toque contemporâneos, como o toucinho do céu com calda de morangos ou a mousse de chocolate com figos marinados. Tudo com uma apresentação acima de média e, novamente, uma execução perfeita.
A Peixaria da Esquina é tudo aquilo que esperamos de um projecto do Chef Vitor Sobral: uma viagem aos sabores portugueses, com recurso a técnicas de execução tão nossas mas aqui com um twist contemporâneo. É o local perfeito para um almoço rápido, uma tarde de petiscos ou um jantar especial. Porque quando quem sabe faz o que sabe, está como peixe dentro de água. (quase) literalmente.
Preço Médio: 30€ pessoa (com muita coisa e vinho)
Informações & Contactos:
Rua Correia Teles, 56 | 1350-102 Lisboa | 21 387 4644
[codepeople-post-map]
Como cliente regular da Cervejaria da Esquina, presumi que a mudança de conceito (para além da mudança de nome) seria um upgrade para a oferta do espaço anterior. Engano. Após 3 visitas a sensação que fica é que a cozinha de Sobral se perdeu com a dispersão de espaços com o seu nome. Os marinados não são nada de especial (o Kiko, apesar de distante do original peruano, faz mais e melhor com os chevices), e os curados nunca convenceram em nenhuma das visitas. Finalmente, para comer peixe grelhado, há outras opções mais baratas. E lá no Brasil, a coisa não é muito diferente. É pena.