O BERNARDO

Um dos meus restaurantes preferidos em todo o País!

 O Bernardo é outro daqueles restaurantes que se descobrem por engano, quando não se está à espera, e se tornam uma escolha habitual quando ando para aqueles lados. E não só! Porque já não é a primeira vez que altero roteiros simplesmente para ir lá jantar…

Porque não só porque me faz lembrar bons momentos, mas porque me faz lembrar bons tempos. E porque o atendimento é muito simpático e porque o espaço é super pitoresco. E, já agora, porque a comida é excelente (e a um preço bastante razoável).

Encontrei-o pela primeira vez completamente por acaso. Porque estava alojado lá perto e não tinha onde ir jantar. E fui. E gostei. Muito.
No ano seguinte andei outra vez por aquelas bandas e fui lá novamente.
E assim aconteceu quase sempre desde então, e já lá vão 10 anos…

o bernardo restaurante tradicional carnes zambujeira do mar alentejo 1

É um restaurante perdido no meio do nada, em Boavista dos Pinheiros, perto da Zambujeira do Mar. Não, não fica perto da praia, é mais interior, e por isso tem menos turistas. Mas é um restaurante familiar, onde as pessoas vão e voltam, porque gostam. Há sempre mesas com pessoas que moram ali perto, a quem os empregados e os donos já tratam por tu e que já nem precisam de fazer o pedido.
É rústico, no sentido em que a decoração tem tudo a ver com o Alentejo e as suas tradições, desde a cozinha que simula um antigo forno, até à própria louça de barro que nos trazem para a mesa… rústico, mas genuíno.

O serviço é simpático, mesmo quando há enchente. São pessoas que falam connosco, não nos pedem simplesmente o pedido; aconselham, querem saber se gostámos, enfim, falam. Como deveria acontecer sempre nos restaurantes…

o bernardo restaurante tradicional carnes zambujeira do mar alentejo 2

E a comida? A comida é fantástica! As carnes são a especialidade da casa, desde o porco (tudo é bom, não vale a pena destacar nada) até às aves e caça (novamente, já experimentei tudo e não há nada que não recomende). Não há muitos restaurantes onde consiga comer um bife do lombo e sentir que a carne é mesmo boa, mas aqui consigo sempre. Entradas alinhadas pelo conceito “alentejano” do restaurante, acompanhamentos excelentes! E sobremesas tradicionais, daquelas que parecem feitas pela mãe ou pela avó.

Vinhos bons (maioritariamente alentejanos, claro), mas isso até é o menos. Porque tudo aqui nos convida a voltar, aliás, a voltar no dia seguinte. Porque este ainda é um dos poucos restaurantes em que realmente me sinto em casa.
E é por isso que volto pelo menos uma vez por ano, desde há 10 anos…

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho, simpatia e comida excelente)

Informações & Contactos:
Av. do Comércio, 6 A (Boavista dos Pinheiros) | 7630-033 Odemira | 283 386 476

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.