LUMINOSA BY FURNAS

LUMINOSA BY FURNAS

Uma marisqueira para todas as ocasiões!

Passear pela Av. Almirante Reis é quase como fazer uma volta ao mundo, sem sair de Lisboa. A zona é completamente multi-cultural, e isso reflecte-se em grande parte na restauração, onde podemos encontrar restaurantes de todo o tipo de comida num espaço de poucos metros. E é logo no início da avenida que encontramos uma das cervejarias/marisqueiras mais emblemáticas de Lisboa (o Ramiro), que não tinha grande concorrência… até agora!

A Luminosa By Furnas abriu há poucos meses perto da Alameda, e destaca-se na rua porque é exactamente o que anuncia ser: luminosa! Numa rua que é escura e pouco iluminada, o letreiro exterior do restaurante chama-nos a entrar. E nós entramos, claro! 😉 O espaço é iluminado, muito claro (se calhar um pouco claro demais). Decoração qb nas paredes, aquário enorme com o marisco vivo, montra de peixe no gelo, tudo com muito bom aspecto.

Deixamos que nos guiem pelas maravilhas da carta, que é como quem diz que aceitamos as sugestões que nos vão dando. Há imensa coisa que parece ser interessante, mas como somos só dois, não podemos ir a tudo. Quem nos atende, com simpatia e interesse, sugere-nos experimentar tanto marisco como peixe fresco, e é isso que fazemos.

Das entradas que trazem para a mesa com o couvert fica apenas o queijo curado e a salada de polvo, puxadinha ao vinagre, bem boa. Serviu para ir petiscando até chegarem os rabinhos de lagostim à lá planche, dos quais fazíamos uma refeição completa! Bons, mas bons mesmo, suculentos, carnudos.

Seguimos com a sopa rica do mar, que pedimos na versão para 1 pessoa, porque a encarámos como uma entrada… mas que é mais do que suficiente para 2 pessoas! A dose é muito bem servida, mas mais do que isso, esta é verdadeiramente uma sopa rica do mar! O caldo é incrivelmente saboroso, com a textura perfeita, e a sopa está cheia de peixe e marisco, como devia acontecer sempre mas infelizmente há restaurantes que se esquecem disso. Felizmente, na Luminosa By Furnas a sopa rica do mar é inesquecível!

Num registo que estava a ser em crescendo, chegam à mesa os dois pratos principais. E o nível mantém-se elevadíssimo! O arroz de marisco é novamente uma dose substancial, que dá perfeitamente para duas pessoas, e abundante no dito marisco. Podia ser mais picante, mas como gostos são gostos, aqui o picante vem à parte para quem queira. Ao mesmo tempo, o linguado grelhado é servido e escalado na mesa, à nossa frente. Ainda antes de provar já conseguimos ver a frescura do peixe, sendo que só ao provar é que percebemos a mestria de quem trabalha a grelha. O peixe está no ponto, sal no ponto. Uma maravilha!

A ideia era realmente provar um pouco de tudo, e por isso estamos muito cheios (quase metade do arroz de marisco vai numa embalagem take-away para casa). Mas a “culpa” também é do tamanho das doses, porque os pratos assinalados para uma pessoa dão perfeitamente para duas. 

Mesmo cheios, sugerem-nos sobremesas. Por pensar que era demasiado pesada, não seguimos pelo caminho da tarte de maçã caseira, mas optámos pelo caminho da “Luminosa”, uma sobremesa que, como podem ver na fotografia em baixo, tem fruta, gelado, bolo de bolacha, natas… e acho que é só! Novamente, para partilhar, porque depois de um jantar destes ninguém tem estômago para terminar com esta sobremesa sozinho.

Numa avenida que tem algumas das marisqueiras mais emblemáticas da cidade, a Luminosa By Furnas consegue ser bem mais do que isso. Sim, é uma marisqueira, mas não apenas para uma ocasião. O espaço (com 3 salas completamente diferentes) e a carta permite-nos ir com um grupo de amigos comer marisco “à bruta”, mas também resulta se formos a dois, numa ocasião especial. E resulta ainda se formos num contexto de almoço/jantar de família, com crianças a correr entre as mesas. E é cada vez mais raro encontrar restaurantes assim, onde podemos ir em vários contextos diferentes e sentir-nos bem. E onde a comida é excelente!

Preço Médio: 25€ pessoa (com cervejas)

Informações & Contactos:
Avenida Almirante Reis, 166 C | 1000-035 Lisboa | 21 847 8342

[codepeople-post-map]

3 comentários em “LUMINOSA BY FURNAS”

  1. Tendo lido este post, fomos lá jantar mas a experiência não foi…Luminosa. A sopa de peixe (para 1) não dava seguramente para 2 nem tinha tão bom aspecto como a da foto (onde aparece algo desfiado por cima, que não existia) e as vieiras de entrada estavam muito fracas, tudo menos frescas. Nem o prego se safou, veio frio para a mesa e as batatas não prestavam. Um mau dia ou apenas gostos diferentes…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.