horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa saladas

HORTA DO PÁTEO ALFACINHA

Um restaurante simplesmente… perfeito!

Por mais presunçoso que pareça dizer, há restaurantes que são perfeitos. Perfeitos porque passas um jantar inteiro sem encontrar rigorosamente nada que seja mau ou que corra mal. Perfeitos porque assim que de lá saímos já estamos a pensar quando vamos voltar. E perfeitos independentemente de serem restaurantes de Chef, caros, sofisticados, tradicionais ou tascas. Enquadrados na sua “categoria”, há restaurantes que são perfeitos. Ponto final.
E há uns dias, mais tarde do que devíamos, descobrimos um desses restaurantes: a Horta do Páteo Alfacinha.

horta do pateo alfacinha restaurante potugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa

Ainda antes de existir um Bairro do Avillez, já existia o Páteo Alfacinha. Menos central, é certo, e menos mediático. Mas este espaço na Ajuda é uma recriação perfeita de um pátio lisboeta, com pequenas lojas e espaços de artesãos, tudo muito bem organizado e pensado para proporcionar uma experiência de voltar atrás no tempo. E, numa das extremidades do espaço, com uma vista magnífica para o Tejo, está o restaurante (de Verão). A dita Horta.

horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa 3

Um esclarecimento prévio: a Horta funciona durante o Verão, até final de Setembro. A partir daí passa a funcionar a Mercearia, com a mesma equipa, uns metros aos lado, mas com uma carta mais adaptada ao Inverno e um espaço mais “fechado”. Daqui a uns meses falamos disso 😉
Até porque ainda têm um mês para aproveitar a Horta do Páteo Alfacinha… e é imprescindível que vão lá!

horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa 2

A localização do restaurante faz com que seja impossível não falar da vista. O Tejo ao longe, com o enquadramento da Ponte 25 de Abril, uma vista magnífica à noite mas ainda melhor ao final da tarde – é melhor ir jantar cedo e aproveitar.
Mas a Horta é muito mais que a vista.

horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa vista
Seguindo o conceito do espaço onde o restaurante está inserido, chegamos a uma grande esplanada, colorida, com mesas e cadeiras de madeira, como se fosse o pátio da nossa casa de férias. Aquela que tem uma horta.
O ambiente apresenta um misto de grupos jovens e famílias, um burburinho saudável no ar, de gente que está a passar um bom bocado. Música ambiente, baixa e de bom gosto.
O serviço é informal, alinhado com o espaço, simpático e divertido. Até agora, tudo perfeito, por isso vamos à comida.

A ementa é quase totalmente baseada na grelha a carvão, que é acesa às 19h e segue para o resto da noite. Há mais do que grelhados, mas eles estão em destaque.

Começamos por picar a trilogia de saladas da horta (grão com bacalhau, três pimentos e polvo), enquanto não chega a entrada que tanto esperamos: o pica-pau de marisco. Chamou-nos a atenção logo de início e ainda bem que pedimos, porque é assim uma coisa fenomenal! É camarão, vieiras e lingueirão, tudo envolto num molho riquíssimo, guloso, onde continuamos a molhar o pão mesmo depois do marisco já ter acabado. Este é daqueles pratos que têm de provar, nem que vão à Horta só de propósito para isto. Maravilhoso!

horta do pateo alfacinha restaurante potugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa pica pau de marisco

E o que se segue? Ora então venha de lá o Misto de Carnes da Horta – um nome diferente para uma grelhada mista. Só que estas carnes são excelentes, qualquer uma delas: as bochechas de porco confitadas vêm num tachinho à parte, são deliciosas, desfazem-se com um toque do garfo; as tiras de vitela branca são viciantes, bem temperadas, de comer e chorar por mais; as codornizes grelhadas representam as aves e fazem-no muito bem, porque são grandes e carnudas, muito boas; e o rib-eye de novilho é outra maravilha, a carne no ponto certo, com um sabor excelente. Tudo acompanhado com umas batatas assadas e por um molho levemente picante que também é viciante. Diz que é para duas pessoas mas dá para mais, mas acreditem que vão querem comer tudo até ao fim. É uma maravilha!

horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa mista de carne
No fim, só para terminar com algo fresco, um óptimo parfait de tangerina. Um final feliz para um jantar extraordinário. Por tudo.

horta do pateo alfacinha restaurante portugues tasca moderna esplanada vista rio grelhados ajuda lisboa parfait

Como escrevemos no início, há restaurantes perfeitos. E nós, que por irmos a tantos, estamos sempre à procura do que está menos bem, passamos um jantar inteiro na Horta do Páteo Alfacinha sem sequer nos lembrarmos que estamos “em trabalho”. E esse é o maior elogio que podemos fazer a um restaurante: é tudo tão bom que simplesmente aproveitamos o jantar. 

Até final de Setembro, não deixem de ir conhecer esta Horta. Acreditem que não se vão arrepender!

Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua do Guarda Jóias, 44 | 1300 – 294 Lisboa | 21 364 2171

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.