EL CLANDESTINO

EL CLANDESTINO

Um jantar. Uma experiência. Uma viagem. Um sítio a voltar. Muitas vezes!

Farto-me de repetir: as expectativas são uma coisa lixada. E que dá para os dois lados! Porque tanto podes estar com enormes expectativas quando entras num restaurante e ele ser uma bela treta ou, por outro lado, teres expectativas baixas e seres surpreendido. A última é melhor, claro, mas as expectativas baixas fazem-te adiar a visita a esse sítio durante muito tempo. Tempo demais sem visitar o El Clandestino…

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa exterior

Dito tudo isto, quando chegámos ao El Clandestino íamos com o trabalho de casa feito. Falámos com quem já lá tinha ido, lemos críticas variadas, pesquisámos. E quando passávamos por cima dos pormenores mais “superficiais” como a decoração e o ambiente, havia muitos pontos em comum: doses muito pequenas, comida nada de especial, preços elevados para aquilo que se come, serviço a despachar. Ou seja, expectativas muito baixas, que acabaram por ir adiando a visita a este mexicano/peruano. Parvoíces! 😉
E saltando já para o fim, a realidade é que saímos do El Clandestino a pensar porque carga de água é que demorámos tanto tempo a ir comprovar o que diziam acerca do restaurante. Porque saímos de lá cheios, muito satisfeitos e com bastante vontade de voltar. Chega?

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa interior2

Não há nada que enganar: o El Clandestino pode estar na moda e ter um vibe muito bom, mas é porque merece!
O espaço tem dois pisos e uma decoração como já vimos noutros restaurantes com comida da América do Sul, mas não é demasiado “in your face” – ocupa o espaço que tem de ocupar e é de bom gosto, com destaque óbvio para a parede na entrada com uma instalação tipo favela. Muito giro, mesmo.

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa margarita

Não, o serviço não é a despachar. Nem tão pouco é antipático. Quem nos atende fá-lo com um sorriso, explica os pratos, dá sugestões, acompanha toda a refeição sem ser incomodativo. O serviço demora o tempo que tem de demorar, porque os pratos são feitos na hora.
Ou seja: expectativas = 0; realidade = 1

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa salada

Agora sobre as doses… Não, o El Clandestino não é o David da Buraca. Não esperem que vos sirvam um ceviche numa travessa! Mas as doses são tão bem servidas como nos restaurantes concorrentes. E se considerarmos que este é um restaurante para ir em grupo e partilhar, então ainda melhor servidas são. A dose de tacos traz 3 unidades bem recheadas, e na nossa mesa houve quem não conseguisse acabar, por exemplo. Enfim… Expectativas = 0; Realidade = 2

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa ceviches

E a comida? Excelente!!! Expectativas = 0; Realidade = 3!
Os totopos que vamos picando antes de pedir são o início perfeito para a refeição, acompanhados por um bom pico de gallo e uma pasta de feijão viciante. Pedimos também o guacamole, que talvez tenha sido o menos interessante de toda a refeição. Partilhamos 2 ceviches, 4 tacos e uma salada, para provar de tudo um pouco, e ainda bem que o fizemos porque é tudo muito bom! A salada de cogumelos e espargos (que é muito mais do que isso) tem uma apresentação excelente e conjuga na perfeição sabores e texturas. O ceviche Peruano é um dos melhores que já comemos, acidez no ponto perfeito, peixe fresquíssimo, todos os elementos a fazerem sentido no prato; e o ceviche Clandestino (peixe branco, humus, rabanetes e milho tostado) é diferente mas também muito interessante, com um jogo doce/amargo muito bom.

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa taco pastor
Nos tacos, o menos bom foi o de Leitão (que é assim uma variante mais “tuga” de um taco), porque todos os outros são fenomenais! O taco Pastor, brutal, com aquele picante que te permite saborear antes de ir crescendo na garganta, o de Camarão mais fresco e com sabor a mar e o de Chouriço mais intenso e com sabor a carne. 3 tacos por pratos, muito bem recheados.

E como se não fosse suficiente, ainda quisemos experimentar as sobremesas, quase que para tirar a prova dos nove. E adivinhem? Mais uma prova superada. Com distinção!
La Bomba de Chocolate, bolo de chocolate e mousse, com gelado picante, óptimo para aguçar os sentidos; a Crema Gelada de Lima e Tequilha, uma espécie de salada de frutas com espuma de lima e tequilla, uma combinação fresca e intensa; e o Jardim de Churros, com doce de leite e espuma de lima, um final perfeito para uma refeição destas.
Fantástico!

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa sobremesa

Finalmente, o preço. Outro argumento que só faz sentido se for retirado do contexto. Não, o El Clandestino não é caro, ou pelo menos mais caro do que outros mexicanos/peruanos em Lisboa. No Las Ficheras pagas mais por uma margarita do mesmo tamanho, assim como no La Siesta Taqueria pagas o mesmo por uns tacos muito mais pequenos. Honestamente, quando saio de um restaurante depois de um belo jantar, completamente satisfeito, a pagar menos de 20€, não acho que tenha sido caro. Mas se calhar sou só eu.
Expectativas = 0; Realidade = 4

Ou seja, estamos diante de uma goleada. O tempo que demorámos a visitar o El Clandestino por causa de tudo o que lemos de menos bom foi tempo demais. Este é daqueles restaurantes que pode vir a tornar-se (ainda mais) numa referência para quem gosta deste tipo de comida. E mais do que isso, para quem gosta de passar um bom bocado, em grupo, com comida com alma e bebidas com álcool. Esqueçam todos os preconceitos que possam ter e aquilo que ouviram dizer e dêem um salto ao El Clandestino. Garanto que vão ficar fãs. Como nós ficámos!

Preço Médio: 18€ pessoa (partilhando muita coisa, com cerveja)

Informações & Contactos:
Rua da Rosa, 321 | 1200-386 Lisboa | 915 035 553

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.