DONA QUITÉRIA

DONA QUITÉRIA

Petiscos com História. Literalmente.

A história da Dona Quitéria pode ler-se nos individuais de mesa, assim que nos sentamos. Além de ser bom para entreter e motivar a conversa, serve de enquadramento perfeito ao espaço, com uma decoração completamente kitsch e cheia de referências à sua antiguidade e história. Há imensos restaurantes em Lisboa com este look & feel, mas aqui a história torna-o mais genuíno.

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa 2

O Dona Quitéria é um restaurante pequeno, numa zona movimentada. Talvez por isso esteja sempre cheio (incluindo a pequena esplanada no Verão). Ou então essa procura deve-se à comida em si.
Uma ementa que dá destaque aos petiscos, secundados por alguns pratos tradicionais, sem grande ciência. Não é preciso inventar quando o registo é este, só é preciso que a comida seja boa. E aqui quase tudo é 😉

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa tabua queijos

À mesa vão chegando petiscos na cadência certa, uns atrás dos outros. Couvert normal e depois os peixinhos da horta, dose bem servida, “bichos” de grande dimensão, bem fritos e crocantes. Segue-se o chouriço assado e uma pequena tábua de queijos, com pouca variedade mas que serve apenas de momentos de transição para o senhor que se segue. Neste caso, senhores: uns ovos verdes com salada russa, excelentes em sabor, envinagrados como se querem, bem acompanhados pela dita salada. Muito bom.

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa ovos verdes
Continuando no registo pequeno e redondo, as bolinhas (croquetes) de alheira com puré de maçã são outra combinação simples e vencedora. Menos interessantes são os ovos mexidos com farinheira, demasiado empapados e ligeiramente enfadonhos.

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa bacalhau à bras
Já bem jantados, ainda vamos ao bacalhau à brás, bem feito, solto, com bastante bacalhau. Um clássico que não falha.
Dividimos duas sobremesas, que não sendo más, também não surpreendem: o leite creme é saboroso mas pouco queimado, a mousse de requeijão com doce de abóbora é um pouco enjoativa. Enfim, não se pode ter tudo.

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa leite creme

Numa casa cheia de história, acabamos por ter um jantar bastante bom. Não é daqueles sítios onde nos vamos deslocar de propósito repetidamente, mas é uma boa alternativa para jantares com pequenos grupos, se estivermos numa onda de petiscar. E a Dona Quitéria vai gostar de nos voltar a ver, de certeza. 🙂

Preço Médio: 18€ pessoa (3 petiscos e prato a dividir, com vinho)

Informações & Contactos:
Travessa de São José, nº 1 | 1200-415 Lisboa | 21 395 1521

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.