dona bia restaurante peixe e marisco praia comporta alentejo

DONA BIA (Comporta)

Quando o serviço deita tudo a perder…

Costumo dizer que um restaurante é muito mais do que a comida. A experiência de ir jantar/almoçar fora tem de considerar, além da refeição, tudo o que a rodeia, desde o espaço ao serviço. E por isso é normal encontramos restaurantes onde a comida até é boa mas outros factores fazem com que a experiência geral não seja assim tão positiva. E em alguns casos, é pena. Como nos aconteceu recentemente no Dona Bia, na Comporta.

Começo já por dizer que não foi de todo a minha primeira visita ao Dona Bia. Até há uns anos atrás ia muito à praia da Comporta e, quando era hora de comer alguma coisa, o Dona Bia era a opção. Sempre gostei muito da comida, especialmente dos petiscos e dos pratos de peixe. Sim, sempre houve muita gente, especialmente ao almoço, e aos fins-de-semana no Verão é preciso esperar muito para conseguir uma mesa. Sempre conheci assim o restaurante. Mas a visita mais recente deu-me uma imagem do serviço que não conhecia: demorado, pouco simpático e.. selectivo.

dona bia restaurante peixe e marisco praia comporta alentejo 1
Dia de semana ao almoço, 14h30. Ligamos e ninguém atende telefone. Percebo que seja um período atarefado, mas uma casa aberta ao público não pode não atender o telefone. Ou não devia. Ainda assim, vamos até lá e, como estávamos à espera, deixamos o nome na lista e esperamos uns 20mn por mesa.

Já sentados, quem nos atende avisa que a comida pode demorar algum tempo. Ok, isso é compensado pela simpatia com que nos ajuda a escolher os pratos de peixe. Isto porque TODOS os pratos de peixe na lista são para 2 pessoas. Azar nosso que somos 3… Mas quem nos atende sugere pedirmos 2 pratos diferentes. É o que fazemos. Pena que não nos tenham informado que as doses são tão grandes que isso é comida a mais…

dona bia restaurante peixe e marisco praia comporta alentejo ameijoas

Para começar, as amêijoas à bulhão pato. As amêijoas bastante boas. o molho saboroso mas demasiado aguado – parece mesmo que levou com água no fim, para ser mais.

Depois, a espera… os pratos principais demoram exactamente 1 hora a chegar à mesa, desde que os pedimos (e quando antes perguntamos se demoram, quem nos serve diz-nos só que não tem como saber… como se a cozinha não fosse ali ao lado). Durante esse tempo vemos outras mesas a serem servidas, inclusive algumas que chegaram muito depois de nós. Mesas onde estão pessoas que falam com os empregados como se os conhecessem há bastante tempo… Se calhar conhecem.

As doses são grandes, e ajustam-se aos preços altos que pagamos por elas, sem dúvida. Mas se um prato indicado para 2 pessoas dá para 4, custava muito dizerem-nos isso? As pataniscas, por exemplo, são 12! 12 pataniscas, numa dose indicada para 2 pessoas. Ou seja, temos de pedir (e pagar) uma caixa para levar o que sobra. São boas, muito boas, saborosas e nada oleosas. Assim como também são muito bons os filetes de peixe galo (que também sobram). Ambos acompanhados por um excelente arroz de coentros, numa dose que também dá para 4 pessoas (ou mais) e que por isso vai noutra caixa para casa.

dona bia restaurante peixe e marisco praia comporta alentejo filetes peixe galo

Se é verdade que somos servidos depois de uma enorme espera e sem qualquer explicação ou desculpa, também ficamos à espera que nos venham atender quando terminamos de comer. Queremos pedir sobremesa ou ir embora, porque já passou tempo demais, mas novamente os empregados vão a outras mesas com mais gente, que ainda está a pedir mais garrafas de vinho, ou a outras mesas com pessoas que parecem conhecidas da casa. Quando chamamos e perguntamos se nos podem atender, a resposta é  um seco “deixe-me só tratar disto e depois já aí vou”. Não era disto que me recordava, mas foi isto que aconteceu.

A sobremesa foi rápida a chegar depois de a conseguirmos pedir, uma mousse de lima que tinha tanto leite condensado que não sabia a mais nada… Os cafés também chegaram rapidamente e a conta idem. Que podia ter sido muito menor se nos tivessem dito que as doses eram tão grandes.

Independentemente disto, a comida é boa? Sim, é muito boa! Os arrozes são muito bons, o peixe é bem trabalhado. E além disso, as doses são muito bem servidas, e correspondentemente caras. Mas quando o serviço te faz sentir desconfortável e farto de estar num restaurante, rapidamente te esqueces o bem que comeste. Pode ter sido um dia completamente atípico, mas gostava muito de não ter saído do Dona Bia com esta opinião, especialmente quando tinha tão boas lembranças do restaurante. Mas se calhar o tempo e/ou a fama subiram-lhe à cabeça… :/

Preço Médio: 25€ pessoa (entrada e prato, com cerveja)
Informações & Contactos:
Estrada Nacional 261 | Torre | 7580-681 Comporta | 265 497 557

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.