CHIRINGUITO

É como um jantar de família em casa.


E esta é a ideia com que saíamos do Chiringuito, em Campo de Ourique: estivemos num jantar de família. Mas uma família grande, daquela que mesmo não se vendo todos os dias, continua a fazer parte da casa.

Para isto ajuda em muito o facto de este ser um projecto mesmo familiar: os pais a gerir e os filhos a atender, algo que percebemos logo à entrada não só pelas parecenças mas especialmente pela dinâmica que existe entre eles. O serviço é rápido e simpático, em todas as mesas.

Ficamos na primeira sala, mais próxima da porta, porque é Sexta-feira à noite e o restaurante está num corrupio. Se aqui a decoração é simples, com alguns toques vintage a destacar os azulejos no chão e o enorme balcão de pedra que transitaram da antiga padaria que ali existia, a verdade é que a melhor surpresa está na segunda sala, que visitamos no final: parece mesmo uma sala de uma casa de campo, daquelas em que a família se reúne à volta da mesa do almoço, para passar bons momentos. Há outros restaurantes a tentar recriar este ambiente, mas nunca estivemos em nenhum onde isto fosse tão genuíno. E o ambiente é bastante influenciado por isso, tornando-se também numa enorme refeição de família, onde estranhos parecem conhecer-se há longos anos.

No meio de tudo isto, falta a comida, não é? Que é também muito boa e feita de forma caseira. Num registo de petiscos, para dividir, até porque as doses são extremamente generosas. Comemos o choco frito (muito bom), os ovos escalfados em tomatada (excelente e com os ovos perfeitos), o polvinho à lagareiro (que podia estar um pouco mais puxadinho) e os panados em tiras (finos e muito bem feitos). Doses muito generosas mesmo, embora as sobremesas sejam um pouco menores em quantidade (mas muito saborosas na mesma, pelo menos as farófias e a tarde de limão merengada que provámos). Bons vinhos para acompanhar.

Se é verdade que é sempre importante, aqui a comida torna-se um factor secundário, porque serve quase de acompanhamento ao excelente momento de convívio que vai ser o jantar. O que, lá está, é a essência dos almoços/jantares em família: boa disposição, conversa, amizade e muitos sorrisos em volta de uma mesa cheia de coisas boas.
O Chiringuito é isto.

Preço Médio: 20€ pessoa (3 petiscos e vinho)

Informações & Contactos:
Só abre para jantares.
Rua Correia Teles, 31 B | 1350-093 Lisboa | 211 314 432

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.