BOA-BAO

boa bao restaurantes asiáticos lisboa
Partilha!

A Ásia (toda!) aqui tão perto!

A viagem à Ásia no início do ano despertou em nós um “bichinho” que desconhecíamos, o bichinho asiático. Ficámos apaixonados pelas culturas e pelas cidades, e claro, pela comida. Por isso, temos procurado esse tipo de sabores quando vamos jantar fora. É uma espécie de “throwback”, se quiserem. 😉

Por isto mesmo, quando lemos as primeiras notícias sobre a abertura do Boa-Bao, ficámos mais do que curiosos, ficámos entusiasmados! E, depois de uma primeira tentativa na qual desistimos por causa do tempo de espera (2h…), voltámos para um almoço tardio e fomos logo sentados.

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

O Boa-Bao é um restaurante de comida oriental, ou seja, tem tudo e mais alguma coisa: tailandesa, vietnamita, japonesa, chinesa, coreana, indiana, filipina, malaia… ufa! Pode parecer confuso quando explicado assim, mas a realidade é que o conceito resulta. A ementa (muito gira, por sinal) está segmentada por tipologias de comida mais do que por país. E isso faz com que as escolhas sejam mais fáceis do que seria de prever quando tens uma lista com quase 50 referências (entre pratos e acompanhamentos). Ou seja, basicamente escolhemos o tipo que nos apetece (um caril, uma sopa, um prato de wok, etc.) e depois então o prato.

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

O espaço está cheio de pormenores “étnicos” muito engraçados e divide-se entre a sala interior, uma pequena esplanada e ainda uma espécie de jardim de inverno. À entrada, temos ainda alguns lugares ao balcão que dá para a cozinha aberta.

E, como seria de esperar neste tipo de espaço, o serviço é jovem… mas felizmente que também informado e profissional. Quem nos atende sabe o que sugerir, sabe explicar os pratos, e fá-lo com dinamismo e simpatia. Finalmente um restaurante trendy onde o serviço acompanha tudo o resto!

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

Na ementa temos entradas de vários países: bao, sopas grandes (e picantes), saladas diversas, pratos de caril e ainda pratos de wok. Está calor, por isso evitamos as sopas picantes e os pratos de caril. O que nos sugerem é partilhar vários pratos, entre “petiscos” e pratos principais. E ir a vários países também.

Por isso começamos com um sortido de dim sum, provavelmente o prato menos interessante que nos chega à mesa. Não é que esteja mau, mas o sortido resume-se a duas variedades e a de camarão é demasiado insípida. Mas felizmente ao mesmo tempo chega o bao de pato à Pequim, com pepino e cebolinho, com a textura perfeita e um sabor fenomenal. Também fenomenais são as chamuças vegetarianas (geralmente prefiro as de carne), com a massa ainda estaladiça e um recheio em pasta muito saboroso, picante sem exageros, acompanhadas de um chutney de coentros e hortelã também excelente.

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

As doses são boas para partilhar, mas ainda assim ficamos melhor pedindo um prato de wok: o japchae, que é um noodle coreano de batata doce com carne de vaca e legumes, um prato cheio de sabores e texturas. Os noodles de batata doce são diferentes dos normais, dão um sabor mais doce ao prato todo, e isso transporta-nos realmente para outros destinos que não o centro de Lisboa. Aliás, toda a refeição nos leva para o início do ano, quando andámos pela Ásia. E isso é o melhor que nos pode acontecer num restaurante.

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

Ainda podíamos ter pedido mais alguma coisa – por exemplo o pad thai – mas deixamos para outra visita. Que vai acontecer de certeza. Para fechar com algo doce, dividimos o “mochi” japonês, pequenas bolas de gelado envoltas numa camada gelatinosa, o que lhes dá uma textura diferente do habitual. Mas o sabor, esse está todo lá!

restaurante Boa-Bao Chiado - comida asiátia

No final da refeição, já estávamos a falar sobre quando vamos voltar e o que vamos pedir. Porque este almoço foi uma verdadeira viagem a memórias recentes, o que torna a experiência inesquecível. O Boa-Bao está na moda, é verdade, e na maioria das noites arriscam-se a ficar algum tempo à espera de mesa. Ambiente trendy, empregados muito cool, muita decoração a pedir fotos de Instagram. Mas isso é tudo positivo quando a base está lá… e essa base é a comida. Comida excelente, bem confeccionada, bem apresentada, a preços não exagerados.

Quem goste de sabores asiáticos – da Ásia toda – vai encontrar no Boa-Bao um restaurante para repetir muitas vezes. Até porque a lista é tão variada que podemos lá ir cinco ou seis vezes sem nunca repetir um prato. E de cada vez até podemos optar por um país diferente. Maravilhoso!

Ou muito nos enganamos ou este vai ser um dos restaurantes do ano.

Preço Médio: 25€ pessoa (entrada e prato, com cerveja)

Informações & Contactos:
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30 | 1200-369 Lisboa | 919 023 030

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.