O Alentejo no seu melhor, a todos os níveis.
Há dias em que me apetece comer comida “a sério”. Não me apetecem hambúrgueres nem pizzas, nem petiscos ou pratos sofisticados, nada disso, quero é daquela chamada “comida de conforto”, que é um termo um pouco banalizado hoje em dia. Porque a comida de conforto é aquela que te aquece a alma, que te traz memórias (mesmo que não as tenhas na realidade). E por isso fui jantar ao Zé Varunca, em Oeiras, para comer a verdadeira comida alentejana.
Bom, não tenho família no Alentejo, e perdoem-me se cometer algum “sacrilégio”, mas achei o jantar no Zé Varunca fabuloso. A todos os níveis!
A começar no próprio restaurante em si, com uma decoração típica que, neste contexto, não parece forçada como encontramos noutros restaurantes em Lisboa. E digo “neste contexto” porque aqui sente-se mesmo o Alentejo, no espaço, no atendimento e, claro está, na comida.
Começando pelas entradas, que chegam numa bandeja redonda para escolhermos quais queremos, todas com bom aspecto. Ficámos pela saladinha de polvo (deliciosa) e o queijo seco (muito bom). Cuidado com as entradas, porque inflacionam o preço total da refeição. Vinho da casa, servido em jarro de barro, muito bom para o preço.
A ementa tem pratos fixos consoante os dias da semana, por isso é mais fácil escolher. As doses são substanciais, mesmo para quem come bem (como eu…). Mas mais do que isso, é tudo muito saboroso. Aliás, saboroso e simples, como a comida alentejana é, rica em sabor. Comemos umas migas alentejanas com entrecosto muito boas, com a consistência certa, mas comemos também um pernil assado no forno muito melhor, excelente, a carne suculenta e a separar-se do osso quase sem esforço nenhum. Tudo apresentado de forma simples mas confeccionado com alma, como se estivéssemos num almoço de família numa típica casa alentejana.
Para acabar, uma excelente cericá com ameixas. Ficaram por provar as farófias, mas realmente já não havia “espaço”. Só mesmo para o café, servido também de forma especial… 😉
Foi um jantar muito bom, e foi exactamente aquilo que me apetecia: comida tradicional, cozinhada com saber e com alma, num sítio que não quer ser mais do que aquilo que é. E é esta genuinidade que transforma um simples restaurante numa experiência a repetir, vezes sem conta.
Preço Médio: 15€ pessoa (com sobremesa e vinho da casa, mas as entradas inflacionam bastante o preço)
Informações & Contactos:
Rua José Falcão, 25 | 2780-334 Santo Amaro de Oeiras | 214411839
[codepeople-post-map]