Dim Sum? Sim! E agora em Lisboa.
O dim sum é uma coisa de que se ouve falar cada vez mais em Lisboa. Há uns anos atrás conhecíamos pouco acerca do que era e onde podíamos experimentar. O Yum Cha Garden em Oeiras era um dos poucos restaurantes que servia. Mas depois foi começando a ficar um pouco mais conhecido e tornou-se (quase) uma tendência. Que, como todas as tendências, tem bons representantes… e outros menos bons.
Dizendo isto digo também que o Yum Cha Garden (versão Amoreiras) é para mim dos melhores representantes do dim sum em Lisboa. Ok, a carta não é tão surpreendente como noutros restaurantes (como o Grande Palácio Hong Kong, que podem ver aqui), mas na generalidade a confecção é bastante boa. E como aqui funciona a lógica da partilha, ou seja, pedir várias coisas e ir comendo um pouco de tudo, conseguimos realmente ter uma experiência mais ou menos completa.
Grupo de 4 pessoas, mesa redonda e pauzinhos prontos para começar. No nosso caso, houve sopas que acompanham toda a refeição: a sopa ácida picante e a de pato à Pequim são muito boas tem várias camadas diferentes de sabor, as de wan tan e de ravioli de camarão são menos interessantes.
Pedimos um abuso de dim sum, porque queremos provar o máximo possível. Destaques claros: as medusas com molho tailandês (especialmente diferentes a nível textura), os raviolis de tubarão (muito bem recheados) e os crepes vietnamitas. O resto estava mais normal, como os pastéis de choco, o pão recheado de porco e mel, os rolos de tofu ou os rolos de massa de arroz com gambas. Nada estava mau, apenas mais normal.
Continuámos o exagero e ainda pedimos um prato para dividir por 4: um pato e entremeada no forno, onde o pato estava excelente no sabor e com a pele crocante como se quer, mas a entremeada não tinha nem tanto sabor nem estava tão crocante…
Para fechar (como se ainda não tivéssemos comido nada até este ponto), as sobremesas: o melhor gelado frito de chá verde que já comemos (com chocolate no recheio também), um surpreendente ma lai kho (que é uma espécie de pão de ló mas só com ovo), e uns bolos de abóbora e outros bolinhos recheados com lotus que não eram tão interessantes.
Foi um exagero de comida, sem dúvida. Mas no geral a experiência é muito positiva, porque isto é o que torna o dim sum em algo divertido: o arriscar, o experimentar coisas diferentes, partilhar pratos, ir picando daqui e dali. E este Yum Cha Garden até pode não se destacar pelo espaço ou pelo serviço, mas a comida é diferente. E boa.
Preço Médio: 16€ pessoa (com muito dim sum e cerveja japonesa)
Informações & Contactos:
Rua D. João V, 31C | 1250-089 Lisboa | 211350006
[codepeople-post-map]