WEST MAMBO

O East tornou-se West… e continua BRUTAL!

Estes “mambos” que o Bernardo Agrela vai inventando correm mesmo o risco de se tornarem numa coleção de best-sellers, porque seja qual for o seu formato, são todos muito bem conseguidos. Se já nos kebabs estávamos num registo completamente diferente daquilo com que estamos familiarizados, este novo registo de sandes apaixona-nos ainda mais, até por uma questão de proximidade: estamos mais habituados a isto…

… e por isso mesmo somos ainda mais surpreendidos com a explosão de sabores que nos é proporcionada!

NOTA PRÉVIA: o West Mambo mudou de morada! Desde hoje (13 de julho 2022) está no Povo Lisboa, na Rua Cor de Rosa, no Cais do Sodré, com mais espaço e mais lugares. A morada é: Rua Nova do Carvalho, n°32.

Foi no ano anterior à pandemia que o Bernardo Agrela resolveu trocar o lugar no Cave 23 para fazer aquilo que realmente gostava de fazer: kebabs para os amigos. Isto é a forma mais simplista de enquadrar o East Mambo e os seus kebabs, que eram uma coisa do outro mundo! Ora… depois chegou o Covid-19, os confinamentos, as regras de distanciamento e o trabalhar de casa. O que foi fatal para um espaço como este, que vivia (vive) da malta que trabalha ali à volta e, sendo pequeno, ficava quase sem lugares sentados. Por isso, o East Mambo acabou por fechar.

Mas felizmente o Bernardo tem um bichinho dentro dele que lhe diz que não pode ficar parado! Por isso, trocou de conceito e, já agora, de ponto cardeal: o East tornou-se West e os kebabs transformaram-se em sandes. Mas sandes que são do caraças!!

Para começar, o pão, um brioche de mandioca, saboroso e acima de tudo, com boa consistência, para não se desfazer nas mãos quando se começa a comer. Sim, porque estas são sandes com molhanga, para comer à mão e depois lamber os dedos. O recheio está bem condensado, e é uma festa de sabores e de texturas! A de Pernil, por exemplo, é a estrela da casa, com o perfil fumado assado muito intenso, mas com essa intensidade a ser cortada pela frescura da salada que o acompanha. Esta sandes é tão boa que quase nos apeteceu pedir a versão vegetariana (feita com jaca)… mas temos limites!!! 😛

West Mambo

A que provámos ainda foi a de Frango, com um peito tenríssimo e panado na perfeição. O que falha muitas vezes nestas sandes de frango panado é que a carne acaba por ficar seca, mas esqueçam lá isso aqui! Mais fresca que a de pernil, sem dúvida, o que é sempre agradável para estes dias de Verão que finalmente começaram a aparecer. Não conseguimos escolher a que gostámos mais!

West Mambo

Uma palavra para os molhos caseiros que chegam à mesa com as sandes, e que são todos muito bons – especialmente o picante e o de wasabi. E, já agora, outra palavra para os acompanhamentos, que já quando este espaço era East primavam por ser quase tão importantes como os próprios pratos. Aqui temos o mil-folhas de batata (basicamente várias camadas de bata fritas), banana também frita e folhas de couve kale, tipo chips. Tudo muito estaladiço, tudo excelente. Sim, estamos a ser repetitivos… mas é assim mesmo.

West Mambo

Quem queira ir ao West Mambo e comer só uma sandes com os acompanhamentos, pode fazê-lo e já vai ficar muito contente. Mas depois vai perder mais coisas que não só complementam a experiência, como a transformam em algo ainda mais absurdamente bom! O trio de entradas é – na nossa modesta opinião – imperdível! O mesmo pão de mandioca transforma-se numa espécie de crackers e serve para molhar num conjunto de três dips: um de espinafres e requeijão, outro de feijão manteiga e finalmente um de humus de ervilha com pesto de alho francês. Que são tão bons que, quando acabam as crackers, vamos lá com os dedos. Isso mesmo.

sobremesa

E também temos sobremesas, o que é o verdadeiro upgrade em relação ao primeiro conceito. Aqui no West Mambo, as duas sobremesas são BRUTAIS!!! Por um lado, o Bolo da Sílvia, um petit gateau de caramelo salgado, acompanhado de gelado; e por outro, o John’s Parfait… que é uma espécie de mochi mas em bom, muito bom mesmo! E tem Estrelitas, malta… sim, Estrelitas!!!

sobremesa
West Mambo sobremesa

Foi um almoço que durou uma hora, o ideal para a malta que trabalha na zona. E é ainda mais ideal porque estamos a falar de comida maravilhosamente simples e, ao mesmo tempo, com uma complexidade incrível. E com tanto sabor que é impossível não adorar! Por isso mesmo, quando no final do nosso almoço o Bernardo nos pergunta sobre se gostámos mais do East ou do West, honestamente não sabemos dizer, porque ambos os conceitos resultam em coisas fantásticas. Aliás, só temos certeza de uma coisa: estamos ansiosamente à espera dos outros pontos cardeais!

Preço Médio: 15€ pessoa (com cerveja e sobremesa a dividir)
Informações & Contactos:

Rua Nova do Carvalho, 32 | 1200-161 Lisboa | 919 126 798 / 21 347 34 03

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.