VOLVER DE CARNE Y ALMA

Um restaurante PERFEITO!

Já aqui escrevemos muitas vezes sobre o Volver de Carne Y Alma. Quando ainda tinha o nome do Chakall na porta, quando lançou os menus Taping, quando começou a promover as noites de tango, das várias vezes que mudou de carta ao longo destes 5 anos, ou mesmo das mudanças de Chef. Ou simplesmente porque lá fomos num jantar especial… ou mesmo num jantar normal. Correndo o risco de ser repetitivo, é o nosso restaurante preferido em Lisboa. E, de cada vez que “volvemos” (piada básica), continua a dar-nos motivos para ficar surpreendidos. Muito surpreendidos mesmo!

O Volver é um restaurante perfeito. Não há como dar a volta a isto. É perfeito por causa do ambiente sofisticado e romântico criado pelo espaço, a iluminação e a decoração. Onde todo o detalhe foi estudado ao pormenor para nos proporcionar uma experiência intimista e envolvente. Inesquecível.

É perfeito por causa do serviço 5 estrelas, simpático, prestável, conhecedor, nada intrusivo, sempre com um sorriso e muita atenção. Um serviço como já não se encontra em muitos restaurantes de Lisboa, e mesmo restaurantes deste nível.

E é perfeito por causa da comida, claro. Um restaurante de influência argentina, com uma ementa dominada pelos cortes de carne, mas que cada vez mais vai apostando na fusão de sabores e produtos argentinos com o que de melhor temos em Portugal. É esta evolução constante que faz com que o Volver seja, desde há uns anos, um dos restaurantes mais criativos da Grande Lisboa.

A evolução do Volver está inclusivamente presente no seu nome: Volver de Carne Y Alma. Ao longo do tempo, foi deixando de se identificar como uma “steakhouse”, porque é realmente muito mais do que isso. Existe aqui uma procura constante em introduzir nos pratos elementos dos dois países, receitas e técnicas pouco utilizadas em Portugal e, acima de tudo, produtos sazonais. E para nós, que tivemos a oportunidade de fazer uma viagem extensa pela Argentina, há reminiscências da sua gastronomia, algumas mais óbvias do que outras, mas tudo trabalhado de forma a agradar a um público mais vasto e internacional.

Como é o caso das Mollejas, um petisco tradicional argentino, aqui Mollejas Crocantes, aqui servidas com Soja e Lima (e não, não vamos explicar o truque), com um sabor fantástico, mesmo para quem não gosta desta glândula. Ou as Empanadas Salteñas de Carne, muito próximas às melhores que comemos na nossa viagem, com um recheio imaculado e uma massa muito boa (e sim, para quem esteja interessado, há também uma versão vegetariana, com quinoa e trigo sarraceno).

Outros clássicos do Volver, no que diz respeito às entradas, ainda incluem o “Chorizo” Artesanal Argentino, a Barriga de Vaca Caramelizada (com Provolone, uma entrada doce, muito interessante) e a maravilha que é “A Nossa Carbonara”: Rutabaga, Papada, Boletos e Ovo, que quando misturado nos remete mesmo para o sabor dessa receita italiana… sem ter nada a ver! E tudo com um empratamento fantástico, além de um cuidado com a louça a que o espaço já nos habituou.

A carta do Volver aposta na sazonalidade, por isso é normal haver pratos a entrar e a sair consoante a estação do ano. As criações têm a mão do Chef André Pires, que tem o enorme desafio de manter o cariz criativo e de alta qualidade do Volver. Nos pratos principais os cortes de carne continuam a ter o principal destaque, tanto em doses individuais como para dividir, sempre servidos no ponto. A parrilla argentina dá um sabor especial à carne, e aqui quase nem é preciso tempero, tal é a qualidade das peças.

Entre os pratos clássicos do Volver, há um que se tem mantido desde sempre na carta, ainda quando o restaurante se chamava Quinta de Frades. Estamos a falar do Wellington’s Back! – a versão da casa do famoso Bife Wellington, aqui coberto por Queijo da Serra e Mel. Ponto da carne perfeito, massa e recheio deliciosos, sem mácula.

VOLVER DE CARNE Y ALMA bife wellington

Outros dois clássicos argentinos, mas aqui já nos cortes de carne, são o Bife “Chorizo” Black Angus e a Entraña Wagyu, dois cortes fantásticos, para acompanhar com Puré de Espinafres e Grelos, Mac & Cheese ou então as mais tradicionais “Humitas” – e atenção, qualquer acompanhamento no Volver é fantástico. Assim como os molhos, com destaque claro para o Chimichurri, que arriscamos a dizer ser ainda melhor do que os que comemos nos vários sítios por onde passámos na Argentina.

VOLVER DE CARNE Y ALMA

Finalmente, os cortes de carne para dividir, grelhados na “parrilla” argentina, o que lhes dá o tal sabor especial e que sempre nos fez regressar ao Volver. Como por exemplo o Chuléton de Buey (1kg de carne, com 40 dias de maturação), o Baby Beef (um dos best-sellers do restaurante e um corte saborosíssimo, maturado 21 dias), a Assadeira Volver (uma mista de 2 carnes diferentes, e que pode ser também provada no menu de almoço do restaurante) ou o T-Bone de Black Angus (vindo directamente do Estados Unidos). Estas são, sem sombra de dúvida, das melhores carnes que se comem em Lisboa, pela qualidade do produto e pela mestria de quem a trabalha na grelha. Não há como provar, mas só estas imagens deixam água na boca a qualquer amante de boa carne. Como nós somos!

VOLVER DE CARNE Y ALMA

Mas nem só de carne se faz o Volver, e a prova disso é o Arroz “Porteño” Envelhecido. Se quiserem, um risotto de cogumelos. E, assim de longe, o melhor risotto de cogumelos que já comemos. Ou, provavelmente, que se come em Lisboa! Risotto Carnaroli, Cogumelos Silvestres e Óleo de Trufa é tudo o que é preciso para fazer deste prato um dos melhores do Volver, e completamente longe do registo da carne. Mas o seu sabor intenso, a frescura dos cogumelos, as diferentes texturas e a técnica perfeita fazem deste um prato inesquecível.

VOLVER DE CARNE Y ALMA risotto

Com tudo isto, até se podia pensar que as sobremesas do Volver de Carne Y Alma seriam a parte menos interessante da ementa… mas nada disso. Na carta de sobremesas há verdadeiras obras de arte, com sabores contrastantes, texturas fantásticas e cada uma com uma apresentação mais elaborada que a outra. E mesmo aquela que se pode pensar ser a mais simples de todas – o Cheesecake Fumado de Bacon e Beterraba – é só assim uma coisa extraordinária! Pelo seu sabor e também pela teatralidade envolvida no prato.

VOLVER DE CARNE Y ALMA cheesecake

Por falar em teatralidade, a já conhecida Torta Rogel tem agora uma nova versão, que vem para a mesa ainda em fogo. A sobremesa é uma espécie de mil-folhas de doce de leite, acompanhado de gelado de dulce de leche, marmelada de banana e lima, bolo de banana e ainda crocantes caramelizados. A descrição é longa, parece um prato complexo, mas garantimos que na boca se sentem todos estes sabores e é tudo maravilhoso! Outros destaques ainda para a Pavlova Volver ou para outra sobremesa complexa, a “Ushuaia Tierra Del Fuego”, que não vamos descrever para não estragar a surpresa. Mas pela foto… parece-vos bem? 😉

VOLVER DE CARNE Y ALMA torta rogel
VOLVER DE CARNE Y ALMA sobremesa

Tudo isto acompanhado por uma carta de vinhos fora do comum e muito completa, e também uma lista de cocktails cada vez mais elaborada e com propostas brilhantes: o Borges (com bourbon, milho e doce de leite), o Maradona (um Long Island Iced Tea onde se acrescenta o Mate) ou o Gardel (uma spicy margarita, com tequila, chimichirri e tomate). Aceitem sugestões, porque não ficam nada mal. Tanto nos vinhos como nos cocktails, vão ser surpreendidos de certeza.

VOLVER DE CARNE Y ALMA

E como se não bastasse tudo isto, há ainda outros pontos de interesse no Volver de Carne Y Alma: as noites de Tango (em algumas Quintas-feiras) são um boa forma de tornar o ambiente do restaurante ainda mais interessante, criando um momento intimista com os bailarinos (muito bons!). Em dois momentos distintos durante o jantar, os bailarinos dançam, falam, descontraem, fazem-nos sentir que estamos algures na Argentina, numa milonga. Uma experiência a não perder! Vão acompanhando as redes sociais do restaurante e reservem, porque os lugares para estas noites esgotam rapidamente.

Por isso, e com o risco de estarmos a ser repetitivos, o Volver é o nosso restaurante perfeito. Seja pela carne e outros pratos, pelos cocktails, pelo ambiente e o serviço, pelo tango ou pela criatividade crescente apresentada em todos os pratos, é um restaurante incontornável em Lisboa. E uma experiência que têm de ter pelo menos uma vez na vossa vida. Não podia ser melhor. Mesmo!

Preço Médio: 45€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Luís de Freitas Branco, 5 – Lumiar | 1600-488 Lisboa | 217598980

Nota: parte das fotos utilizadas são da autoria do próprio restaurante.

1 comentário em “VOLVER DE CARNE Y ALMA”

  1. Um restaurante QUASE perfeito. Excelentes entradas, carnes ótimas e sobremesas magnificas, mas o Risotto Porteño de Vieiras estava uma lástima: arroz a parecer uma pasta, frio e vieiras nada frescas. Ficou metade no prato…

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.