UNIKO (Vilamoura)

Uma boa grelha, para peixes e carnes.

Voltando a Vilamoura, ainda para recordar o fim-de-semana de “férias” que lá passámos em Agosto, onde fizemos questão de conhecer alguns restaurantes. A oferta por lá é muita, mas não só muitas vezes é mais do mesmo como, principalmente, há muitos restaurantes que são (quase assumidamente) “tourist traps”. Mas como há tantos “tourist”, inevitavelmente há os que caem nas “traps”. Felizmente não nos calhou nenhum desses.

Domingo, hora de almoço, andávamos pela Marina à procura de peixe fresco. Há todo o tipo de restaurantes na Marina de Vilamoura mas nem sempre as coisas mais simples. E paramos em frente ao Uniko apenas por uma razão: um cartaz que destaca o peixe fresco grelhado.

 

restaurante uniko vilamoura

Olhamos para o interior do restaurante e está vazio, porque se está mesmo muito melhor na esplanada. Cheia, por sinal, mas temos a sorte de já ser hora dos turistas estarem a terminar a refeição e acabamos por conseguir uma mesa mesmo junto à água.

Enquanto vemos a ementa temos oportunidade de ser abordados por alguns dos empregados, muito prestáveis  e simpáticos. As sugestões vão todas para os grelhados, porque são mesmo a especialidade da casa. Falam-nos das carnes maturadas e do peixe do dia, e isso deixa-nos água na boca.

restaurante uniko vilamoura

Mas primeiro queremos umas entradas, porque também nos chamam a atenção. O ananás grelhado n carvão com presunto é uma parceria vencedora (melão já conhecíamos, ananás foi a primeira vez), com o doce da fruta a contrastar na perfeição com o salgado do presunto.
Depois, um camarão frito com alho à Portuguesa (gosto muito que não lhe chamem gambas à guilho como chamam em todo o lado, e a maioria das vezes mal), outro clássico do verão, aqui com um molho picante, excelente para molhar o pão e acompanhar uma cerveja fresca!

restaurante uniko vilamoura

Depois destas belas entradas, e enquanto pedíamos mais uma cerveja, chegaram então os pratos principais. O peixe do dia era o robalo, e por nós tudo bem! Servido escalado, já sem espinhas, o que nos serviram estava grelhado na perfeição, ainda com aquele ténue aroma a carvão que nos faz lembrar “sardinhadas” em família. O peixe muito saboroso, acompanhado com legumes mistos, ligeiramente avinagrados, muito bons.

E se de um lado tínhamos peixe na grelha, do outro lado tínhamos um belo naco de carne. O bife do acém Black Angus trouxe-nos uma carne suculenta e muito saborosa, extremamente fácil de cortar, bem temperada, sem precisar de rigorosamente mais nada. Ok, as batatas wedges de acompanhamento eram boas, mas esta carne era tão perfeita que desapareceu num ápice e sem precisar de acompanhamentos nem molhos nem tempero nem nada! Uma delícia!

restaurante uniko vilamoura

Podíamos ter ficado por aqui, mas a sobremesa para nós (infelizmente… ou não!) é defeito de fabrico”. 😉 … Escolhemos o éclair de café com creme mascarpone e redução de moka por parecer o mais diferente das restantes. Uma boa sobremesa, talvez não a ideal para dias quentes de Verão, mas boa na mesma.

restaurante uniko vilamoura

Mais outra boa surpresa em Vilamoura, é o que vos digo. Não é daqueles restaurantes que tem gente à porta a chamar, e ainda bem, porque fugimos desses. Quando chegamos perto do UNIKO quase que conseguimos sentir o aroma ao carvão da grelha, e isso é sempre sinal de um bom restaurante. E quando se junta a isso produtos de alta qualidade e uma mão experiente na grelha, é inevitável que o resultado seja maravilhoso. Tanto pela carne como pelo peixe, só temos coisas muito boas a apontar ao UNIKO. E é excelente encontrar um restaurante destes mesmo na Marina de Vilamoura, no meio de tantos outros restaurantes que são “mais do mesmo”.

Preço Médio: 24€ pessoa (com cerveja)

Informações & Contactos:
Marina de Vilamoura | 8125 Quarteira | 289 302 232

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.