É verdade! Depois de muita especulação, abre hoje portas o Bairro do Avillez.
Situado no nº 18 da Rua Nova da Trindade (no Chiado, claro), este é o novo projecto do Chef José Avillez, do qual já falámos aqui antes. É a confirmação de que o Chiado é a zona de eleição do Chef mas, mais do que isso, é um projecto arrojado e que promete dar muito que falar.
Este é um espaço que pretende recriar os antigos pátios lisboetas e que vai conter diversos conceitos de restauração, abertos todos os dias das 12h às 00h. Tudo no espaço foi pensado para proporcionar uma experiência diferenciadora a quem o visita, desde os conceitos gastronómicos à decoração e mobiliário.
Mas vamos então conhecer um pouco melhor o Bairro do Avillez.
A Taberna
Pretende ser isso mesmo: uma taberna, onde a qualquer hora do dia nos podemos sentar a petiscar qualquer coisa. Mas estes nunca serão petiscos quaisquer, uma vez que têm sempre a mão do Chef Avillez 😉 Aqui vamos poder encontrar coisas como as “célebres” azeitonas explosivas do Chef, migas de tomate e linguiça, croquetes, pipocas de coirato, cornetto de tártaro de bacalhau, ceviche de tremoço, sandes de leitão com pickles de algas e salicórnia ou o prego do lombo, servido mesmo com um prego.
Este espaço é dominado pelo enorme mural com uma ilustração criada de propósito para o espaço, que podem ver na fotografia em cima. Os preços são acessíveis (há petiscos abaixo dos 10€).
O Páteo
É a zona principal deste Bairro, com capacidade para mais de 100 pessoas. E é também o espaço que é mais próximo de um restaurante real (e com preços mais nessa linha também). A enorme clarabóia no tecto e o pé direito altíssimo dão a esta sala uma dimensão significativa e um ar bastante vintage.
Na carta, o destaque vai para o peixe e marisco, mas atenção que não se trata de uma marisqueira. Aqui podemos encontrar petiscos como gambas ao alho e malagueta ou salada de polvo…
…pratos “simples” como a açorda de camarão, o robalo grelhado ou o salmonete com xerém à bulhão pato. Há ainda mariscos diverso ao quilo.
Na carne, há sempre o bife tártaro ou o bife do lombo com legumes salteados. No final da refeição, sobremesas como o mil-folhas de pastel de nata vão fazer as delícias dos mais gulosos.
A Mercearia
Este é o espaço que menos se encaixa no conceito de restauração, porque é isso mesmo: uma espécie de mercearia, onde se podem comprar ingredientes diversos e utensílios de cozinha, sempre com a chancela de qualidade do Chef Avillez. Ainda assim, este é um espaço partilhado com a Manteigaria Silva, que oferece um conjunto de queijos e enchidos que podem ser comprados para levar ou saboreados no momento.
Este é provavelmente o projecto mais arrojado do Chef José Avillez, mas também o mais acessível a todo o tipo de pessoas. Da nossa parte, estamos ansiosos por ir experimentar! E assim que formos, partilhamos tudo convosco! 😉
Informações & Contactos:
Rua Nova da Trindade, 18 | 1200-303 Lisboa | 215 830 290