TOP 5: os melhores pratos de PEIXE de 2016

Seguindo com o melhor que comemos em 2016, passamos agora aos pratos de peixe! Numa cidade a ficar dominada por steakhouses e carnes maturadas, é bom ver que ainda há quem trabalhe muito bem o peixe, quer seja num registo sofisticado como num registo mais tradicional. Aqui ficam os cinco melhores pratos de peixe que mais se destacaram para nós:

Ceviche Peruano (El Clandestino)

Num ano em que começou a aparecer ceviche um pouco por todo o lado, a melhor que nós comemos foi ao mesmo tempo um dos melhores pratos de peixe do ano! No El Clandestino, o Ceviche Peruano é assim uma coisa do outro mundo: peixe branco do dia, camarão, cebola roxa, aipo e guacamole. Combinações perfeitas que resultam num prato viciante!

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa ceviches

Bacalhau À Brás (Flores do Bairro)

Desde que o Chef Bruno Rocha chegou ao Flores do Bairro, a meio do ano, o restaurante do Bairro Alto Hotel tem virado a sua oferta para uma cozinha sofisticada mas de raízes intrinsecamente portuguesas (e até muito lisboetas). Este Bacalhau à Brás é uma prova da criatividade do Chef na re-interpretação de pratos tradicionais. Um lombo de bacalhau fenomenal, com um brás excelente e um puré de cebola que une tudo de forma perfeita. Todo o sabor que conhecemos, mas com uma apresentação moderna, o que resulta num prato excelente!

Pargo, Amêijoas e Migas Sordas (Tágide)

O Tágide tem história em Lisboa, e é cada vez mais um restaurante para turistas ou para jantares mais sofisticados, sempre com uma vista fantástica para Lisboa. Do menu de degustação que nos serviram destacou-se claramente o prato de peixe: o pargo, fresquíssimo e cozinhado no ponto, acompanhado de uma amêijoa excelente e de migas sordas. Um prato clássico da nossa cozinha, recuperado de forma brilhante no Tágide.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa pargo ameijoas migas sordas

Lombo de Robalo com Risotto de Espargos Verdes (Sensações Lisboa)

Numa das zonas mais frequentadas da cidade (Saldanha) e onde os restaurantes são mais que muitos, foi no recém-aberto Sensações Lisboa que comemos um daqueles pratos de peixe simples mas memoráveis. O lombo de robalo, por si só, era uma maravilha. No ponto certo, mas o risotto de espargos verdes que estava por baixo era uma verdadeira loucura! Lá está, as coisas mais simples geralmente são as melhores 😉

sensacoes lisboa restaurante sofisticado saldanha robalo

Pataniscas com Arroz de Tomate (Mesa do Bairro)

O restaurante em si não foi dos que mais nos surpreenderam em 2016, como podem ler na review. Mas ainda assim houve um claro destaque na noite, que foram as pataniscas de bacalhau com arroz de tomate. Um prato simples mas onde tudo estava perfeito, desde o ponto do arroz até à fritura das pataniscas. Para mais tarde recordar!

mesa do bairro tasca moderna petiscos garrafeira campo pequeno lisboa pataniscas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.