Restaurante Thai Vilamoura

THAI VILAMOURA (Vilamoura)

O melhor tailandês do Algarve? Pois que sim 🙂

No recente fim-de-semana que passámos em Vilamoura, resolvemos fazer vida de turista. Praia todo o dia, almoçar fora e jantar fora, jogar no casino, idas às discotecas da moda, passear na marina e imaginar que um dos barcos era nosso (se calhar esta última parte fomos só nós). Aliás, Vilamoura é dos sítios no Algarve onde melhor podemos fazer isso, porque os estímulos são tantos que é quase impossível não nos deixarmos ir. É claro que a nível de restaurantes isso não é um problema para nós, porque gostamos sempre de conhecer sítios novos. Ou seja, não foi um “sacrifício”. De todo! 😉

Pesquisámos pouco ou quase nada, mas um dos restaurantes que nos foi recomendado por várias pessoas foi um tailandês. Aliás, houve mesmo quem utilizasse o termos “o melhor tailandês do Algarve, senão do país”. Claro que isso despertou a nossa curiosidade, até porque estamos numa fase em que a comida está no nosso top de preferências. E por isso, logo na noite em que chegamos a Vilamoura, vamos à procura do Thai Vilamoura.

Restaurante Thai Vilamoura

O Thai Vilamoura fica mesmo no início da avenida principal do centro de Vilamoura, por isso não é nada difícil de encontrar. Os dois luminosos enormes na fachada também ajudam muito, é verdade. Entramos e subimos umas pequenas escadas até à sala principal, onde percebemos ter havido um cuidado na decoração, de forma a que sentíssemos Tailândia. A iluminação, o mobiliário e a decoração, tudo muito étnico.

Restaurante Thai Vilamoura

Somos atendidos rapidamente e convidam-nos a ficar numa mesa no exterior. E se quando entramos no restaurante, parece que estamos num registo normal de um restaurante tailandês, quando saímos para a esplanada nas traseiras o sentimento é completamente diferente. Ao passar aquelas portas de vidro, a música fica mais baixa, e aquilo que sentimos é que estamos numa estância qualquer na Tailândia, num resort daqueles 5 estrelas, em que não precisas de ter contacto com o resto do Mundo.

Restaurante Thai Vilamoura

Todo o ambiente nos transporta para aí, mas um dos pontos mais importantes são mesmo os empregados. Não só pelas fardas, que parecem mesmo “locais”, como pelo facto de parecerem todos tailandeses. Literalmente! E o nível de serviço também nos faz lembrar um resort premium: não há nenhum empregado que não tenha um sorriso no rosto, são todos extremamente prestáveis e completamente conhecedores da carta, para nos orientar no resto da viagem que estamos a ter.

A primeira coisa que nos sugerem, enquanto esperamos pela comida, são dois cocktails, que voltam a fazer-nos lembrar uma estância de férias. Mas também servem para nos “entreter” enquanto não chegam as entradas. Começamos por pedir a entrada mista, que inclui uma espetada de galinha (bastante boa), um camarão frito (menos interessante, mas melhora com o molho agridoce que o acompanha), um fish cake (muito bom, com um sabor intenso) e um spring roll, que é a melhor da entradas. Tão boa que pedimos mais uns 3 spring rolls!

Restaurante Thai Vilamoura

Restaurante Thai Vilamoura

É um bocadinho cliché e repetitivo escrever que “a comida nos transporta para sítios onde já estivemos” ou que “nos faz viajar”… mas isto é completamente verdade. Se mesmo antes de começarmos a jantar já nos sentíamos fora de Portugal (por toda a envolvente do espaço), assim que começamos a comer temos imediatamente lembranças da viagem à Tailândia em Janeiro.

A carta é longa e muito variada, mas quem nos serve conhece-a bem e está mesmo ali para nos ajudar, por isso deixamo-nos levar pelas sugestões. A primeira – e já esperada – é o Pad Thai, talvez o prato tailandês mais reconhecido em todo o mundo. Aqui na sua versão com tofu (de salientar que há opções vegetarianas para a grande maioria dos pratos na ementa), é um prato muito bom. Ok, o melhor pad thai que já comemos foi num carrinho de rua, em Bangkok, por isso temos uma fasquia alta, mas ainda assim o do Thai Vilamoura é muito bom mesmo. Os noodles bem cozinhados e muito tofu, com o bom pormenor dos frutos secos picados para pôr por cima.

Restaurante Thai Vilamoura

Restaurante Thai Vilamoura

Muito mais surpreendente (porque não conhecíamos) foi o Ped Ma Khan (peito de pato assado no forno e salteado no wok, com molho de tamarindo e mel, cogumelos pretos e gengibre), um prato denso e mais complexo a nível de sabor, mas que realmente nos faz lembrar da Ásia. E, minha gente, vinha acompanhado de um magnífico arroz de jasmin cozido a vapor com leite de côco… que é mesmo magnífico!!! Só para que percebam, desapareceu mais depressa que o pato. Maravilhoso!

E é neste registo alto que passamos para as sobremesas, que são das melhores que já comemos em qualquer restaurante tailandês… se não forem mesmo as melhores! O Khao Neuce Mamuang (stiky rice com manga, sobre uma base de leite de côco) era uma das sobremesas que mais comíamos na Tailândia, e a do Thai Vilamoura não lhes fica nada atrás, com o arroz perfeito e a manga a fazer o contraste necessário ao leite de côco. E ainda melhor é o Brownie de Chá verde com gelado (também com leite de côco na base), uma sobremesa que têm mesmo de provar. O brownie em si é fenomenal, com um sabor intenso que resulta na perfeição com o gelado e, já agora, com o leite de côco também, que acaba por envolver o brownie e dar-lhe toda uma nova dimensão de sabor. Pessoalmente não sou muito de sobremesas, mas a estas fui incapaz de ficar indiferente!

Restaurante Thai Vilamoura

Restaurante Thai Vilamoura

Todo o jantar decorre de forma perfeita, não só por causa da comida mas também muito por causa de um serviço que não se encontra muito por aí. Sentimo-nos claramente de férias, e durante duas horas esquecemo-nos que estamos no centro de Vilamoura. E esta é só uma das coisas boas que o Thai Vilamoura consegue fazer, que é levar-nos para fora do Algarve e até um canto longínquo do mundo. E depois a comida ajuda a manter-nos nessa viagem, que é tudo o que podemos esperar de um restaurante de comida “do Mundo”. 

Não há muitos restaurantes tailandeses em Portugal (há muitos asiáticos, mas exclusivamente tailandeses nem por isso), por isso as comparações são quase desnecessárias. O Thai Vilamoura é muito mais do que a comida, tem todo um conjunto de factores que o tornam num restaurante excepcional. O melhor tailandês do Algarve? Sim, sem dúvidas! E se calhar do país… 😉

Preço Médio: 28€ pessoa (com cocktails)
Informações & Contactos:
Av. Marina, Edifício Vila Lusa, Loja 3 | 8125 Quarteira | 289 302 370

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.