THAI BEACH CLUB (Vilamoura)

Na casa do Giuseppe!

 

Há restaurantes que nos marcam por um pormenor em específico, mas um pormenor que marca tanto a experiência que faz com que seja a primeira coisa que nos lembramos quando falamos do dito restaurante. Pode ser um prato maravilhoso, uma vista fenomenal, a decoração completamente fora do comum… ou um serviço que nos faz ficar fãs. E se todo o conjunto for igualmente bom, melhor ainda!

A verdade é que não encontramos muitos restaurantes onde exista todo este alinhamento cósmico, aliás, encontramos cada vez menos espaços destes. Mas, felizmente, há sempre excepções à regra! E a última delas encontramo-la em Vilamoura.

restaurante Thai Beach Club vilamoura

Ora, estávamos então em Vilamoura, na praia (num dos melhores fins-de-semana deste Verão no Algarve, com bom tempo e água excelente), com a hora de almoço a aproximar-se. Ao chegar à Praia da Rocha Baixinha já tínhamos visto imensa sinalética a indicar o Thai Beach Club, e quando o víamos do areal parecia um simples e normal bar/restaurante de praia. Mas a fome aperta e, mesmo no pico do calor, lá resolvemos ir até ao edifício de madeira branco com toldos da mesma cor que é o Thai Beach Club.

restaurante Thai Beach Club vilamoura

E quando entramos, o primeiro impacto que temos é a pessoa que nos recebe: óculos escuros, cabelo comprido, sotaque italiano. “Olá, eu sou o Giuseppe” e a partir daí começou toda uma maravilhosa experiência à hora de almoço! O Giuseppe é o responsável do Thai Beach Club e acredito que é uma das razões pelas quais as pessoas lá voltam. Porque desde o primeiro minuto, somos tratados como se fôssemos melhores amigos, aliás, como se o Giuseppe nos conhecesse desde sempre. E isto é maravilhoso!

restaurante Thai Beach Club vilamoura

“Vocês acham normal comer comida thai num bar de praia no Verão?” pergunta o Giuseppe, no seu acentuado sotaque italiano. Na verdade é uma pergunta retórica, porque ele também tem a resposta. E é bastante óbvia: na Tailândia as temperaturas são sempre elevadas e a comida é de lá, por isso faz todo o sentido. Mas como nós – portugueses – não estamos habituados, é preciso explicar. E é isso que o Giuseppe e o restante staff do restaurante faz na perfeição.

Primeiro pedimos dois cocktails, porque estamos na praia e merecemos 🙂 Uma simples e maravilhosa marguerita, e um moscow mule ainda melhor, onde o ginger ale substitui a cerveja e ainda bem, porque torna o cocktail ainda melhor!

restaurante Thai Beach Club vilamoura

Seguindo as sugestões do Giuseppe e do seu pessoal, em vez de pedir uma ou duas entradas, optamos pelo mix de entradas thai: satay de frango, spring rolls, fish cakes, camarões panados, e ainda outras coisas fritas. Muita coisa diferente, para conjugar com os vários molhos diferentes. Mas acima de tudo, não há nada nesta enorme tábua que não seja muito bom! E o destaque vai para os spring rolls (surpreendentemente frescos) e o satay de frango (cozinhado na perfeição e a resultar de forma extraordinária com o molho de amendoim. Este mix de entrada é perfeito para duas pessoas, com um prato para partilhar depois.

restaurante Thai Beach Club vilamoura

Mas nós somos mais “lambões” que isso, e a verdade é que a carta tem imensos pratos que nos recordamos de ter experimentado quando estivemos na Tailândia, e por isso resolvemos pedir 3 pratos. Sim, estávamos também na esperança das doses serem mais pequenas, que não são.

O arroz de ananás frito, servido dentro de uma metade de ananás como manda a regra, é rico em conteúdo: camarão e frango, ananás, cenoura, ervilhas, feijão verde, milho, passas e cajus, tudo envolto num rico caril amarelo, dando-lhe um sabor adocicado. Um prato nada picante e bastante fresco.

Do outro lado da mesa, o caril verde de porco, com leite de côco, feijão verde, courgette, bambu, beringela e manjericão, que as malaguetas tornam bastante picante mas onde as folhas de kaffir de limão acabam por equilibrar o sabor. Um molho delicioso, para regar o arroz de jasmim a vapor que vem a acompanhar.

restaurante Thai Beach Club vilamoura

E se é no meio que está a virtude, foi mesmo que que aconteceu com os nossos 3 pratos. Porque no centro da mesa estava o melhor pad thai que comemos fora da Tailândia! Já comemos várias vezes este prato em Portugal, porque principalmente em Lisboa está a existir um boom de restaurantes asiáticos, mas nenhum nos deixou tão próximos da Tailândia como este pad thai do Thai Beach Club. Os noodles perfeitos, o camarão carnudo, os rebentos de soja e o alho francês a darem-lhe um toque de frescura, um tempero excepcional. Se gostam de pad thai e estão pelo Algarve, então é irem até Vilamoura. Se não estão, a viagem até lá vale muito a pena!

restaurante Thai Beach Club vilamoura

Tudo é ligeiramente picante (ou mesmo picante) e sim, está calor, mas honestamente nem nos incomoda. Imaginamo-nos na Tailândia, também à beira de uma praia, e deixamo-nos levar pela imaginação. Porque os sabores da boa comida fazem isso mesmo, transportam-nos para outros lugares, lugares onde fomos/somos felizes.

Não por fome mas por gula, pedimos ainda duas sobremesas. Uma mais normal, que provavelmente foi o menos surpreendente de toda a refeição – o tiramisu – e outra muito boa, inesperada, viciante e a reter para próximas viagens pela conjugação exótica: o pudim de abóbora à tailandesa com leite de côco.

restaurante Thai Beach Club vilamoura

Durante todo este tempo que durou o nosso almoço (quase duas horas), todo o pessoal do restaurante foi de uma simpatia que “envergonha” muitos restaurantes de Lisboa. E o que sentimos foi simpatia genuína, connosco e com qualquer outra mesa à nossa volta. Sempre a quererem saber o que estávamos a achar, sempre a tratarem toda a gente como se fossem clientes habituais ou mais do que isso, amigos.

Quando comparado com outros restaurantes de praia, O Thai Beach Club está a milhas! Mas tão completamente fora que nem vale a pena comparar. E mesmo quando comparado com outros restaurantes tailandeses (no Algarve ou em Lisboa), está uns bons furos acima. E é aí que chega a tal conjugação de factores de que falámos no início. Sim, a comida é fenomenal. Mas mais do que isso, esta é a casa do Giuseppe, que nos trata como se fôssemos amigos desde a infância, e que, com a ajuda do seu maravilhoso staff, nos mostra que um restaurante pode ser muito mais do que um espaço “comercial” – pode ser um sítio onde nos sentimos como se estivéssemos em família.

Um restaurante a repetir, sempre que possível. Estando na praia em Vilamoura ou não.

Preço Médio: 25€ pessoa (com cocktails)

Informações & Contactos:
Av. da Rocha Baixinha | 8125-409 Quarteira | 289 322 471 – 927 701 004

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.