TASCA O PETISCA (Ilha do Pico, Açores)

Para quem quer petiscar no Pico, mas não só!

A Tasca O Petisca é, sem dúvida nenhuma, o restaurante de comida tradicional que mais recomendamos na Ilha do Pico, depois da nossa viagem. É verdade que ficámos fãs da vista do Magma Restaurante e do peixe fresco do Mar Sushi Terrace, mas no Petisca comem-se efectivamente os melhores petiscos açorianos. E pronto! 🙂

Chegamos sem reserva, mas o empregado arranja-nos prontamente uma mesa: “Deixem-me só limpar!”, grita ele, no meio da azáfama do restaurante. Cheio de simpatia genuína, dá-nos uma breve explicação da carta e aconselha-nos a ir para os petiscos, especialmente por causa do tempo de espera. Decidimos seguir o conselho, mas se tivéssemos ficado mais tempo na ilha tínhamos certamente voltado para provar os restantes pratos.

o petisca restaurante

Começamos com o famoso Queijo Fresco com Pimenta da Terra, um clássico das ilhas e uma verdadeira delícia. Acompanhado por pão quentinho, é de comer e chorar por mais. Pedimos também umas Lapas Grelhadas, algo que nem era muito do nosso agrado, mas que aqui são tão boas, tão suculentas, a nadar num molho de manteiga delicioso.. que ficámos fãs!

o petisca restaurante

Seguimos para as Cracas, um marisco típico dos Açores, cuja primeira vez que provámos foi na Tasca das Tias, na Ilha Terceira (podem ler aqui o que achámos). Apesar de ser um marisco com um aspecto estranho, acreditem que é delicioso. E ainda pedimos um Pica-Pau de Atum, um excelente escolha porque o peixe estava macio, quase a desfazer-se na boca, acompanhado de um molho de ir às lágrimas. Por fim, e já a “abarrotar”, provámos ainda a Linguiça com Compota de Amora, que resulta muito bem por causa do contraste entre o picante e o doce.

o petisca restaurante

É certo que estamos a falar de petiscos, mas são doses boas, por isso, com o pão a acompanhar, acabam por encher. Daí que tenhamos saltado directamente para as sobremesas depois disto: uma Tarte de Limão Merengada e uma Mousse de Maracujá, ambas bastante boas.

o petisca sobremesa

Durante todo o jantar acabámos por falar imenso com quem nos estava a servir e percebemos só no fim que afinal se tratava do dono do restaurante. Tranquilizou-nos relativamente ao guia com quem íamos subir o pico e aconselhou-nos ainda a experimentar o novo restaurante de sushi da ilha. Ou seja, uma simpatia genuína, mesmo no meio da azáfama que o restaurante tem. E é essa simpatia, aliada à comida muito boa, que faz da Tasca O Petisca uma paragem obrigatória na Ilha do Pico!

Preço Médio: 25€ (com vinho)
Informações & Contactos:

Avenida Padre Nunes da Rosa | 9950 Madalena | 292 622 357

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.