Uma paragem obrigatória!
Há restaurantes que, independentemente do passar dos anos, continuam a ser verdadeiros marcos. Restaurantes que são uma paragem obrigatória quando se está na zona e, muitas vezes, mesmo quando nem sequer se está lá perto. São aqueles restaurantes que se tornam uma referência e que, por mais que as pessoas e os costumes mudem, continuam a fazer aquilo que sempre fizeram: servir boa comida e com simpatia.
Ora, dito isto, a zona de Milfontes nem é a minha zona preferida no litoral alentejano, mas sempre que posso dou lá um saltinho para visitar a Tasca do Celso. Porque se encaixa na perfeição deste tipo de restaurante sobre os quais escrevi em cima. E, por mais que tenha mudado ao longo dos anos (na decoração, na oferta de pratos e mesmo em algum do staff), continua a ser uma referência.
A Tasca do Celso pode ser caracterizada como um restaurante tradicional, mas não é bem assim. Não tem ambiente de tasca, por mais que a decoração esteja repleta de motivos mais ou menos tradicionais. Não tem preço de tasca, ainda que não seja abusivamente cara. E não tem cozinha de tasca, sem desprimor para muitas tascas que conheço.
O espaço é bastante agradável, com 3 salas distintas (uma delas quase exterior), e é normal que nos meses de Verão tenha muitos turistas… mas isso nem prejudica a experiência, porque não há aqui tratamentos diferentes: todos são iguais, tratados da mesma maneira. Como deve ser sempre.
Podemos ver e ementa no grande quadro de ardósia que está por cima da cozinha, onde percebemos que há três grandes opções: o peixe, claro, porque estamos junto da costa; a carne, especialmente de porco, porque estamos no Alentejo; e os petiscos, porque estamos numa zona de praia e sabe sempre bem petiscar qualquer coisa depois de um dia inteiro ao sol.
Mas a melhor opção é mesmo perguntarem a quem vos serve o que recomenda. Isto porque há sempre pratos especiais do dia, podem dizer-vos qual o melhor peixe, podem guiar as vossas indecisões e nunca vão ficar mal servidos. Lá está, não há aqui a tentação de fazer push dos pratos mais caros, o que fazem aqui é aconselhar o melhor. Para que voltemos mais vezes.
Há algumas coisas imperdíveis, ainda assim, pelo menos na nossa opinião. Para começar fica sempre bem uma Salada de Polvo, um Camarão ao Alhinho ou as Amêijoas à Bulhão Pato, petiscos de Verão. Ou ainda o Pica Pau de Porco Preto, por exemplo, se quisermos carne.
Continuando na carne, quem gosta tem de provar a Carne de Porco à Alentejana da Tasca do Celso, porque é fantástica! Carne tenra e bem temperada, amêijoa da boa e batatas fritas caseiras cortadas aos cubos, que é uma coisa que caiu em desuso nos restaurantes… mal! E depois pratos de peixe, como o Arroz de Marisco ou a Açorda de Camarão (das melhores que já comemos!), ou outros que não há todos os dias, como uma fenomenal Raia Alhada. Lá está: é olhar para a ementa, mas depois perguntar o que aconselham, porque vão sempre ficar contentes.
Nas sobremesas, há de todos os géneros, desde as mais tradicionais como a Sericaia (aqui servida com ameixa), até cheesecakes e outras coisas menos típicas da zona. Ainda assim, todas caseiras, todas saborosas, nada com aquele sabor industrial que encontramos em tantos sítios.
Voltando ao início, a Tasca do Celso é uma referência, não só na zona como em todo o país. Não, não é uma tasca, e isso percebe-se também nos preços. Mas, na realidade, depois da comida chegar á mesa, percebe-se que os preços sejam acima de uma tasca qualquer, porque as doses são substanciais. E, claro, porque a qualidade paga-se, e aqui há muita qualidade.
Com o bom tempo a chegar e a praia a começar a ficar apetecível, vai ser cada vez mais difícil conseguir uma mesa na Tasca do Celso. Mas, andando no litoral alentejano, vale muito a pena o desvio, porque é daqueles restaurantes que acaba por agradar a todos. É daqueles restaurantes que nos vão ficar na memória e tornar-se na tal referência que já tantas vezes referi. E por uma simples razão: porque saímos de lá muito satisfeitos. E não há nada melhor que isso.
Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua dos Aviadores, 34 | 7645-225 Vila Nova de Milfontes | 283 996 753
Estou tentando reservar para amanhã dia 08 de novembro de 2023 no almoço às 13 h para 4 pessoas. Somos brasileiros e meu número de telefone não serve para efetuar a reserva diretamente.
Se possível, podem reservar? Chegaremos aí e gostaríamos de ser atendidos.
Grata Marina Taniguchi
A tasca do Celso é um local para jantar ou almoçar entre amigos e onde muitas vezes o proprietário se junta com toda a simpatia e sugestões, como todos os locáis de boa comida claro que não faltaria também um grupo de funcionários de elevada categoria, bem haja a esta excelente tasca não sendo tasca.
sabem se são aderentes do programa Ivaucher?
Obrigado