TÁGIDE

TÁGIDE

Wine bar ou restaurante sofisticado. É só escolher, porque a comida é excelente em ambos!

Os dois pisos do Tágide parecem dois restaurantes completamente diferentes. E a todos os níveis, começando pela decoração e o ambiente, passando pelo serviço e terminando na carta em si. O registo formal e clássico do piso superior tem o seu contraponto no piso inferior, onde o ambiente de wine bar é representado de forma moderna e contemporânea.
Em comum, estes dois espaços têm só duas coisas, ambas excelentes: a vista e, claro, a comida.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa vista

A zona de baixo foi remodelada há relativamente pouco tempo e apresenta pormenores interessantes a nível de iluminação e mobiliário. Na parede de fundo, os vinhos em exposição completam o ambiente. Carta de petiscos portugueses simples mas bem confeccionados pelo Chef Nuno Diniz, para acompanhar música ao vivo ou dj na maioria das noites. Muito interessante.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa 2

Mas o motivo da nossa visita foi o Tágide “versão” restaurante, por isso dirigimo-nos ao piso de cima. Aqui estamos claramente num ambiente mais clássico, até porque a própria decoração e iluminação reforçam isso. As mesas à janela têm uma vista maravilhosa para Lisboa, ao contrário do que acontece noutros restaurantes virados para o rio.
O serviço acompanha a formalidade do espaço, até porque percebemos que grande parte da sala é ocupada por estrangeiros.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa bisque

Quem conhece a cozinha do Chef Nuno Diniz sabe da sua dedicação aos sabores tradicionais e ao produto nacional, ainda que utilizando algumas técnicas mais internacionais. Isto é algo que o Chef transporta para a carta do Tágide, sendo perfeitamente notório no menu de degustação do restaurante.
Começamos pelo único prato que foge um bocadinho mais a este conceito: o bisque de lavagante com tempura de camarão, bastante intenso e cheio de sabor.
A perdiz de escabeche com puré de presunto e coulis de limão traz-nos de volta aos sabores mais nacionais, com claro destaque para o puré e com o coulis de limão a dar um contraste óptimo ao conjunto.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa pargo ameijoas migas sordas
Mas o melhor prato da noite estava a chegar: o pargo com amêijoas e migas sordas é assim uma coisa inexplicável. De tão bom que é! Este é daqueles pratos que não só resulta muito bem visualmente como é uma delícia de se comer, o peixe fresquíssimo e as migas do outro mundo! Só este prato já valia toda uma refeição.

Claro que depois deste ponto alto, o que se seguisse nunca chegaria lá… o cachaço de porco com amêijoas e puré de cenoura não tem nada de mal, mas os seus sabores não surpreendem tanto como os do prato anterior. É uma boa interpretação da cozinha portuguesa, com uma apresentação muito boa, mas só isso.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa cachaço porco
Terminamos a degustação com uma sobremesa também ela muito interessante: o toucinho do céu com sorvete de medronho, com uma mistura de texturas e sabores muito feliz.

tagide restaurante sofisticado chef nuno diniz chiado lisboa sobremesa
A apresentação dos pratos é imaculada e ajusta-se na perfeição ao posicionamento do restaurante.

Não é um restaurante barato, mas também não se apresenta assim. E talvez o ambiente clássico do piso superior pudesse ser um pouco mais ajustado aos dias de hoje, tornando-se mais sofisticado do que formal. Se calhar assim seria mais apelativo a clientes nacionais. Tudo isto é verdade. Mas se é este o posicionamento do Tágide, então tudo bem. No que diz respeito à comida, tudo excelente! O Chef Nuno Diniz mostra aqui tudo aquilo que sabe fazer e o Tágide é uma excelente montra da nossa gastronomia.
E isso é que é realmente importante.

Preço Médio: 55€ pessoa (opção menu de degustação)

Informações & Contactos:
Largo da Academia Nacional das Belas Artes, 18-20 | 1200-005 Lisboa | 21 340 4010

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.