Os Melhores Tacos de Lisboa!!!
Fazer tacos é uma arte. A receita da tortilha para potenciar o seu sabor, o tempo ideal que ela tem de estar na chapa, a preparação de todos os ingredientes em separado, a proporção de “topping” em cima de cada tortilha… tudo isto tem um saber muito ancestral. Nos dias de hoje, há cada vez mais taquerias que acham que sabem fazer tacos, mas na realidade copiam fórmulas tex-mex adulteradas e já gastas. Por isso, encontrar um taco genuíno é quase como ganhar o Euromilhões!
E os Tacos do Sr. Taco são a perfeição em forma circular!
Sim, é verdade. Escondidos debaixo de uma arcada de um prédio despersonalizado numa zona residencial fora do centro da cidade, encontrámos o Sr. Taco, e lá os Melhores Tacos que já comemos em Lisboa! Aliás, os Melhores Tacos que comemos desde a Cidade do México. Os mais parecidos com os que comemos lá, tanto nas tortilhas como nos próprios ingredientes, na confecção e na proporção. Taços servidos por mexicanos, aliás, por uma família da Cidade do México, que nos recebe com uma simpatia que nos faz lembrar as ruas mexicanas, que nos explica os processos, que fica genuinamente feliz quando lhes dizemos que são os melhores tacos que já comemos depois do México.
E mesmo com altas recomendações de malta em quem confiamos muito, foi com desconfiança que entrámos no Sr. Taco. À primeira vista, todos os clichés dos restaurantes tex-mex que tão bem conhecemos pelo País fora: os chapéus e máscaras penduradas nas paredes, as bandeirinhas coloridas no tecto, e aqui uma parede inteira com um mural dedicado a Xochimilco, uma zona próxima da Cidade do México, dominada por canais onde se pode andar de barco. Ou seja, não é o espaço em si que nos deixa apaixonados pelo Sr. Taco… mas isso começa a mudar quando somos atendidos. Num português “espanholado”, explicam-nos que os tacos são feitos de forma caseira, que é tudo importado do México para garantir a maior genuinidade possível. Sentimos não só a verdade como mesmo alguma emoção na forma como nos dizem isso, e essa emoção transforma-se em expectativa para nós.
Num mexicano começamos sempre – como é óbvio – pelas margaritas. E até é um excelente barómetro para perceber a qualidade do restaurante, porque geralmente as melhores margaritas são servidas nos sítios onde se comem melhores tacos. Sim, acabei de inventar isto… mas faria todo o sentido, não?! Ora, as margaritas do Sr. Taco são muito boas! Bem servidas, boa quantidade de tequila, equilibradas e, acima de tudo, com um preço justo. Como aliás toda a comida, diga-se.
Para acompanhar a primeira margarita, uma espécie de entrada, decadente como se quer. A Cazuela Especial Sr. Taco tem tudo aquilo que nos fez apaixonar pela comida mexicana, uma confusão de elementos que, quando começamos a comer, não conseguimos parar: totopos, carne, feijões, queijo derretido e salsa mexicana para acompanhar. É comida de casa, para sujar as mãos, para comer até ao último pedacinho e ainda tentar limpar o prato. É uma delícia!
E se até aqui já estávamos a gostar, eis que depois começam a chegar os tacos à mesa. E bastou olhar para eles para percebermos ao nível em que estávamos. As tortilhas do tamanho certo – porque não têm de ser muito grandes, têm de caber na mão – o seu recheio na proporção ideal – porque não tem de ser exagerado e sair para fora da tortilha fechada – e poucos ingredientes – porque quem quiser, acrescenta salsa e molhos picantes. À primeira vista, ficámos apaixonados…
… e depois de começar a comer, ficámos completamente rendidos! E viciados também!!! Os tacos do Sr. Taco são perfeitos, fizeram-nos imediatamente recordar vários que comemos nas ruas da Cidade do México. Os sabores são magníficos, as carnes muito boas, e mesmo a versão com queijo (as quesadillas) não ofusca o sabor dos ingredientes. Nem vos conseguimos dizer qual foi o nosso preferido, porque comemos praticamente todos e acabámos a repetir pelo menos o Al Pastor, o Carnitas, o Campechana e ainda a Quesadilla de Chicharrón.
Comemos sem sequer falar um com o outro, de tão imersos que estávamos na viagem dos sentidos que estávamos a fazer. E nem encontrámos bem palavras para descrever o quanto estávamos a gostar quando nos vieram perguntar se estava tudo bem. Estava tudo perfeito! São uns senhores tacos, não há dúvida nenhuma! (estive até agora a tentar evitar fazer esta piada parva, mas não consegui resistir)
Podíamos ter continuado horas a comer estes tacos e a beber margaritas, o que só demonstra o quanto adorámos. Mas terminamos a refeição com uma sobremesa, e não havendo o Trés Leches nem o Pastel de Elote nesse dia, a Banana Frita com Leite Condensado soube-nos também pela vida. Nem era preciso nenhum doce, voltamos a dizer. Por nós, tínhamos simplesmente continuado a enfardar tacos!
No final, ainda ficamos um bom bocado a falar com aquela família fantástica e de uma simpatia extrema, Contam-nos parte da sua história, mostram o amor por aquilo que fazem, um amor que nós sentimos na comida, especialmente nos tacos. É efetivamente difícil encontrar bons tacos em Lisboa, ou era, porque estes tacos do Sr. Taco são únicos – e atenção que estamos muito habituados a ir a restaurantes mexicanos, por isso temos uma grande base de comparação. São, sem dúvida nenhuma, os melhores tacos que comemos depois de regressar do México. Genuínos, feitos com amor e levam-nos numa verdadeira viagem. Os tacos perfeitos!
Preço Médio: 20€ pessoa (com 1 margarita… mas depende muito do que comerem e beberem!)
Informações & Contactos:
Rua Helena de Sá e Costa, 1 B | 2790-550 Carnaxide | 933 980 822