Há aqui muito mais México do que só tacos!
Isto de viajar tem um aspecto muito interessante, que é o de conhecer outras culturas principalmente através da sua gastronomia. Mas depois também nos causa uma reação engraçada quando regressamos: queremos sempre visitar restaurantes com comida desses países que visitámos, para comparar com o que comemos lá. Pode parecer estranho, mas acontece-nos sempre!
Ora… estivemos no México há pouco mais de um mês. E, mesmo numa zona de praia, saímos várias vezes do resort e conseguimos provar muita comida mexicana local – podem ler aqui como foi a nossa viagem ao México. Por isso, se já tínhamos esse “bichinho” da comida mexicana, voltámos de lá ainda mais entusiasmados, e claro que não demorou muito até ir a um restaurante mexicano. O escolhido, e por motivos de viagem de trabalho, foi o Sicario Taqueria Mexicana, em Matosinhos.
O restaurante destaca-se na rua escura e cinzenta onde fica por causa das suas cores. No fundo, um pouco à semelhança de todos os restaurantes mexicanos, que exploram sempre cores vivas, decoração temática com esculturas, máscaras e bandeirolas penduradas no tecto… enfim, podem parecer clichés, mas a verdade é que no México os restaurantes são iguais! Menos elaborados, mas iguais a nível de decoração. No Sicario, a iluminação baixa acaba por compensar essa decoração mais gritante, por isso estamos num meio termo, num registo mexicano mas sóbrio.
O Sicario define-se como uma Taqueria Mexicana, mas a designação é bastante redutora. Porque assim parece que servem só tacos e isso não podia estar mais longe da realidade. A carta é mais completa e mostra-nos pratos mais aproximados do que se serve no México como comida de conforto – ou como lhe chamam, “como na casa da nossa abuela”. Por isso, podemos experimentar muita coisa gira!
Como habitual num mexicano, temos sempre de passar pelo Pico de Gallo e o Guacamole, que aqui no Sicario Taqueria Mexicana são bastante bons, com mais acidez do que seria de esperar, como devia ser em todo o lado. Com os Totopos, servem para abrir as hostilidades e para acompanhar o primeiro cocktail da noite que, como é óbvio, tinha de ser uma Margarita. Ora, este foi o primeiro pormenor menos bem conseguido num jantar que podia ter sido praticamente perfeito: a margarita é demasiado ácida, parece que a proporção dos elementos não foi a mais correta. É uma pena…
Depois, seguimos com os tacos, que também são uma escolha óbvia. No Sicario, cada dose traz 3 tacos, e provamos dois diferentes: os Tacos Al Pastor têm porco cozinhado no espeto com especiarias e ananás; e os Tacos Conchinita Pibil, com carne de porco marinada em cítricos e um pickle de cebola roxa. Ambos bastante bons a nível de sabor, mas bastantes bons mesmo, dos melhores que comemos em Portugal. Até as tortilhas são bastante melhores do que muitas outras com as quais nos temos cruzado!
Mas novamente aqui há um pequeno pormenor que irrita um bocado e acaba por condicionar a experiência completamente decadente que é comer um taco: há demasiado recheio nos tacos, ao ponto de não os conseguirmos fechar para comer, como deve ser feito. Nada a apontar à qualidade, que é fantástica! Era mesmo só preciso ter um pouco menos de recheio e funcionava muito melhor.
A meio dos tacos mudamos de cocktail, e ainda bem que o fazemos, porque a Mezcalita é substancialmente melhor que a margarita. Com uma base de mezcal em vez de tequila, é mais intenso, mais alcoólico, mas também mais equilibrado a nível do sabor. Um cocktail brutal!
Mas não podíamos ficar pelos tacos, e saltando as opções vegetarianas (que até são várias), fomos então para um prato de conforto (ou da “abuela”, como queiram). E o prato escolhido foi o Pozole, que é um estufado de carne de porco com milho branco e pimentos, com um sabor intenso e verdadeiramente reconfortante. Já tínhamos provado no México e este aproxima-se muito, podendo só ter um pouco mais de picante, mas também temos lá os molhos para isso.
Foi como escrevemos em cima: quando começámos a ver a carta do Sicario Taqueria Mexicana, percebemos rapidamente que a “taqueria” do nome é mais marketing do que outra coisa qualquer, porque há aqui muito mais México do que apenas tacos. E, mesmo que eles sejam o best-seller, o facto do serviço do restaurante nos guiar bem durante a refeição faz com que acabemos por provar coisas diferentes. E assim a experiência é muito melhor e mais completa.
Aqueles pequenos pormenores que poderiam ser melhorados terminam nas sobremesas, onde pedimos (claro!) o Pastel de Tres Leches, aqui em formato fatia de bolo. Nada a apontar ao bolo em si, mas o facto de ter morango na camada central do recheio tira-lhe aquele sabor intenso e obriga-nos a saborear o morango, ficando mais próximo de um simples bolo de aniversário. Por tudo aquilo que provámos nesta noite, o final do jantar no Sicario merecia mais. Ou melhor, se quiserem.
Para terminar mesmo, um café e uma tequila reposado. O bar de tequila do Sicario Taqueria Mexicana é valente, com referências que vão desde as mais básicas às mais premium, tanto de tequila como de mezcal. Este é outro dos aspectos muito interessantes neste restaurante, que podia ser apenas mais uma taqueria mas que, na realidade, pretende mostrar um pouco mais sobre a cultura mexicana, ao nível da comida e da bebida. Por isso mesmo os cocktails de autor e esta garrafeira imponente, com bebidas que merecem ser degustadas e não como shots, como nos “ensinaram” nos bares em Santos quando tínhamos 16 anos.
Resumindo, foi um jantar muito bom. As expectativas eram altas, e o Sicario Taqueria Mexicana não nos deixou ficar mal, nada mal mesmo. É certo que há aqueles pequenos pormenores que fomos assinalando, mas são daquelas coisas que nós sentimos porque já temos alguns anos disto e porque conhecemos o que se serve no México (e como se serve no México). No geral, o Sicario é um restaurante mexicano do caraças! Excelentes sabores, excelente serviço, bebidas muito boas! Não é preciso mais nada, pois não? É daqueles sítios a regressar, quando andarmos pelo Porto, mas sem dúvida nenhuma!
Preço Médio: 25€ pessoa (com 2 cocktails)
Informações & Contactos:
Rua Roberto Ivens, 340 | 4450-218 Matosinhos | 227 668 382