Boa carne a excelentes preços!
Há preconceitos que são lixados… mas que existem, e que por vezes nos fazem evitar algumas coisas, para depois percebermos que estávamos errados. No caso dos restaurantes, isso acontece-nos ainda algumas vezes, e felizmente são mais os casos em que depois somos surpreendidos do que o contrário. E isto enquadra perfeitamente o que antecedeu a nossa visita ao Sexy Meat, em Albufeira. Restaurante do qual saímos muito bem impressionados!
O preconceito começou quando perguntamos a malta da zona sobre um sítio porreiro para ir jantar. Estamos no Algarve em trabalho, não fizemos nenhuma pesquisa, por isso não temos planos. Curiosamente, há várias pessoas a sugerir o Sexy Meat, restaurante de carnes em Albufeira (que depois percebemos também existir em Lisboa). Ora… um restaurante chamado “Sexy Meat”?! Isto vai ser uma tourist trap de certeza, pensamos nós. Mas como não temos mesmo tempo (nem paciência) para procurar mais, lá vamos então experimentar.
Não ficamos impressionados com os letreiros luminosos ou os enormes outdoors a anunciar o espaço no exterior, aliás, só reforça a ideia de que vamos levar uma banhada. E isso mantém-se com a aproximação a pé, porque vemos vários grupos barulhentos de malta jovem a beber cervejas e a fumar no exterior. Restaurante da moda? Restaurante para teens antes de irem para a noite? A ver vamos…
A verdade é que as coisas começam a mudar assim que entramos e vemos a montra de carne, incluindo a arca vertical onde estão as peças maturadas, com muito bom aspecto. Aqui começamos a sentir-nos um bocado mais envolvidos com o espaço, que mesmo sendo grande e espaçoso está bem trabalhado, tem boa iluminação e uma decoração sóbria. É sem dúvida um restaurante para grupos, mas curiosamente até se sente mais o barulho no exterior do que no interior.
Na ementa vemos o que já estamos mais ou menos à espera, um domínio dos cortes de carne. São vários, entre carne “normal” e maturada, mas talvez devessem ser menos, ou então não haver muitos pratos alternativos. Aquilo que sentimos em relação a restaurantes com o mesmo posicionamento em Lisboa é que aqui há mais opções, o que acaba por tornar a escolha mais complicada do que propriamente ajudar.
Começamos com uns simples Croquetes, que não aquecem nem arrefecem, não são inesquecíveis. Melhores são as Asas de Frango com Molho Sweet Chilli, bem cobertas da molhanga, pele relativamente crocante e suculentas no seu interior.
Depois, um Magret de Pato, aqui cozinhado na grelha. Diferente do que estamos habituados, pelo menos quando falamos de magret de pato – geralmente comemos selado na frigideira e com algum tipo de molho. Mas foi uma boa surpresa, porque a carne chega à mesa no ponto ideal para o bicho (mal passada) e a grelha não retirou a gordura daquela parte da pele, que dá o sabor característico a esta carne. Até agora, estávamos a começar a perceber que tínhamos sido erradamente preconceituosos.
E o jantar ainda melhora mais com o Chuletón que pedimos em paralelo, carne com maturação de 35 dias. São 800 gramas de carne de elevada qualidade, novamente servida no ponto certo, tenra, muito saborosa. Não é novidade o serviço em tábua de madeira com flor de sal e maionese a acompanhar, mas nem tudo tem de ser inovador, apenas tem de ser bom. E este corte custa menos de 30€, ou seja, é muito mais barato do que em vários restaurantes do género em Lisboa.
E como cada corte de carne inclui logo dois acompanhamentos, o preço fica mesmo muito em conta. Em relação aos acompanhamentos, mais ou menos o que esperávamos, com destaque para os legumes salteados e para o gratin de batata. Tudo o resto cumpre, dentro de um registo de normalidade.
As sobremesas não chamam tanto a atenção, e a verdade é que estamos bem depois das carnes. Ainda assim, provamos a espécie de doce da casa, aqui chamado Sexy Sweet: leite condensado, mousse de chocolate e bolacha, com amêndoa fatiada assim por cima, que acaba por lhe dar o toque mais interessante. Não é mau, mas não se destaca de todo como as carnes.
Os vinhos também não são caros, por isso no final pagamos um preço bastante simpático pelo jantar, ainda mais tendo em conta a qualidade da carne. O que atira todos os nossos preconceitos por terra! É verdade que o nome Sexy Meat até pode não ser o mais chamativo para nós, mas de certeza que o é para muita gente. E também é verdade que depois a qualidade do produto e a forma como é trabalhado na grelha acaba certamente por fidelizar mesmo quem foi lá um pouco de pé atrás. Como nós!
Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Praceta Fausto Napier | 8200-269 Albufeira | 912 580 010