Um restaurante com ALMA.
Há vários tipos de restaurantes que nos marcam. Há aqueles que nos marcam por serem diferentes, pela inovação na cozinha, pela criatividade dos chefs; há outros que nos marcam pelo espaço ou pela decoração, sítios únicos que proporcionam experiências inesquecíveis; e ainda há os que nos marcam pelo contexto, porque fazem parte da nossa história, das nossas memórias. Mas recentemente descobrimos outra categoria: aqueles restaurantes que nos marcam porque sendo simples, tudo o que fazem está na mouche. E o Sensações Lisboa é um destes restaurantes.
Na Duque de Ávila, rua com grande rotatividade a nível de restauração, o Sensações Lisboa é um pequeno restaurante complementado com uma zona exterior nas traseiras com um potencial enorme nos dias mais quentes. Não é exuberante a nível da decoração, simples. Não precisa de ser.
O serviço é simpático e competente, ainda que tenhamos jantado praticamente sozinhos.
A carta também não se destaca quando a lemos, porque aqui não há nomes elaborados para cada prato, são descrições simples. Mas que dão logo água na boca…
E a comida? Ora, a comida não precisa de grandes invenções nem fusões, de nomes elaborados e técnicas importadas do estrangeiro. Nada disso. A comida só precisa de ser simples, executada na perfeição, com ingredientes frescos e cheios de sabor. Isto parece óbvio… mas nem sempre acontece nos restaurantes.
Começamos com umas simples gambas ao alho, carnudas e no ponto perfeito, com um molho excelente, daqueles que não queremos que acabem. Os cogumelos salteados com bacon são também interessantes, mas perdem na comparação com às ditas gambas.
Nos principais, peixe e carne: o bife com molho de queijo da serra, cozinhado na perfeição o bife e muito bom o molho; e o lombo de robalo com risotto de espargos verdes, novamente imaculado na confecção e aparentemente tão simples. Dois pratos excelentes, que não precisam de nenhuma fusão porque os ingredientes são bons e bem cozinhados.
Para terminar em beleza, uma tarte tatin muito boa e uma surpresa: o creme brulé tropical, que esconde dentro do recheio saboroso pequenos pedaços de frutos tropicais, tornando-o um final perfeito para a refeição.
O engraçado em restaurantes como o Sensações Lisboa é que são exactamente aquilo que querem ser: restaurantes de comida de conforto, sem artifícios, onde nada falha. Podem não ser mediáticos, ter decoração feita por artistas de renome ou ser uma referência na cidade. Porque têm aquilo que é realmente importante: alma. E quando um restaurante é fiel àquilo que quer ser, tem tudo para dar certo.
Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho a copo)
Informações & Contactos:
Av. Duque de Ávila, 169 | 1050-081 Lisboa | 213140893
[codepeople-post-map]