Pouco de Tailândia, tanto no preço como no sabor…
Quem nos conhece sabe bem que somos fanáticos pela Ásia no seu todo! E isso inclui a comida, como é óbvio! China, Japão, India, Vietname, Camboja e, claro, Tailândia, apenas para nomear alguns países e culturas pelas quais somos apaixonados, e cuja comida achamos sempre fenomenal. Por isso, é normal que tentemos, sempre que possível, ir a restaurantes asiáticos quando vamos jantar fora. Mesmo que saibamos que é difícil – quase impossível! – encontrar os mesmos sabores… e preços.
E no Sala Thai não correu nada bem. O que é uma treta, porque estamos a preparar-nos para ir passar um mês inteiro à Tailândia e gostávamos de começar já a ter um gostinho. Só que no Sala Thai nem tivemos o sabor, nem o conforto nem o preço que estávamos à espera.
Sobre o conforto, falemos do espaço. Que até pode ter todos aqueles clichés de decoração que esperamos num restaurante tailandês, mas é dos sítios mais desconfortáveis onde já jantámos. O espaço já não é grande, e está sobrecarregado de mesas! Tem tantas mesas e estão tão juntas que, caso o restaurante encha, as pessoas não se conseguem sentar costas com costas. É impossível! Felizmente na noite em que vamos não está sequer a um terço, por isso o que acontece sempre que chegam pessoas é que vão arrastando as mesas que estão atrás, para poderem ter mais espaço para se sentar. Ridículo.
Assim como é ridículo que, estando o restaurante praticamente vazio, sejamos conduzidos para a zona em que há mesas ocupadas, obrigando-nos a estar a afastar mesas e a pedir a quem já está sentado para “dar um jeitinho”. Estamos literalmente a falar de um restaurante com umas 30 mesas, e sentam quem vai chegando na mesma zona, em mesas seguidas… Que estupidez!
Mas pronto, até nem ficaríamos tão irritados se depois a comida fosse inesquecível… só que não é, de todo. Primeiro, a ementa é demasiado extensa e complicada, sendo que é uma lotaria saber os pratos que não estão disponíveis. E depois, há em quase tudo aquilo que provámos uma falta de alma, de sabor. Nada está mau, mas nada está tão apurado como acontece noutros restaurantes asiáticos. Por exemplo, para entradas pedimos o Satay Gai (espetadas de frango com molho de amendoim) e o Por Pia Tod (rolinhos primavera com massinha e legumes), e enquanto as espetadas se safam por causa do molho (que tem ar de ser industrial), os rolinhos primavera têm a massa demasiado oleosa e o recheio não tem qualquer tempero. Felizmente que temos outro molho (industrial também) para lhes dar algum sabor.
Depois, alguma expectativa no Pad Thai Goong (ou seja, pad thai de camarão), um daqueles pratos clássicos tailandeses. Aqui servido sem estar tudo misturado, saiba-se lá porquê. Já nos tinha acontecido no Selllva e parece estar a tornar-se moda. Na Tailândia é tudo ao molho e fé em Deus, não percebo desde quando é que resolvemos fazer diferente por cá. De resto, novamente sabores mais ou menos inóquos, sem aquele punch da comida tailandesa. Pedimos picante, trazem-nos chilli powder. Enfim… Querem um excelente pad thai, e a um preço mais simpático? Vão ao Quick Asia!
Outro prato com camarão, o Khao Pad Goong, que é basicamente arroz frito com camarão, ovo e legumes. Arroz enformado, o que demonstra sempre alguma “bimbice”, e novamente alguma falta de sabor. Ou se algum molho que envolvesse tudo, sei lá. O que sabemos é que este tipo de pratos, na Tailândia, são mais húmidos, não tão secos, e têm várias dimensões de sabor.
Finalmente, nos pratos principais, o Khao Nha Ped, assinalado como uma das especialidades da casa. Pato no forno à moda tailandesa, acompanhado com arroz frito e cogumelos, sem dúvida o mais diferenciador dos 3 que provámos. O pato é saboroso, a molhanga que o acompanha também, ainda que tenha claramente um toque chinês aqui no meio. Mas isso pelo menos dá alguma substância ao prato, mesmo que depois o arroz frito que o acompanha volte a ser seco e desenxabido.
Não estamos nada convencidos, nem com a comida nem com o serviço, que é lento, e nem sequer na chegada dos pratos. É lento nos outros momentos, em que chamamos o empregado para tirar um pedido, para reforçar que temos alguma pressa. Há sempre um sorriso, de longe, e um sinal que já vêm ter connosco… mas depois isso demora uma eternidade. Talvez por isso mesmo já nem nos apetecesse muito a sobremesa que pedimos, porque todo o processo demorou demasiado tempo. Mas, curiosamente, o Sago – tapioca cozinhada em leite de coco e lima – foi o melhor prato da noite! Já conhecíamos, mas é sempre saboroso, e a textura da tapioca dá-lhe um toque exótico, uma espécie de arroz doce mas sem ter nada a ver.
Pedimos a conta e vezes, sem sucesso, por isso levantamo-nos e pagamos na entrada. Pagamos demais na Sala Thai, na nossa perspectiva, não só pelo preço dos pratos em si, mas porque nada estava nada de especial. É verdade que temos muitas bases de comparação, mas se calhar ainda bem. Porque quando se trata de comidas do Mundo, estamos muito habituados a aceitar o que nos servem como sendo genuíno… e muitas vezes não é. O Sala Thai não é um mau restaurante a nível da comida, mas não sentimos que tivesse alma. E depois o espaço e o preço acabam por ser um grande turn-off.
Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Conde Sabugosa, 13 A | 1700-115 Lisboa | 21 603 99 46
Este tipo de resposta a críticas por parte de donos/empregados dos restaurantes em redes sociais (blogs, Facebook, Instagram, TripAdvisor, etc) são óptimos para fazer com que lá nunca meta os pés.
Pouco da tailandia mas que titulo mais falso pois quem escreveu este artigo julga conhecer a tailandia so porque teve la um mes a passar ferias, e julga conhecer a comida tambem como e que sabe que o nosso molho e industrial pois engana-se todos os molhos sao feitos no nosso restaurante menos o de soja{Kikoman} por um Chef tailandes com mais de 20 anos de cozinha. Quanto a falta de de sabor apurado do que fala deve ser a falta de sal na nossa comida. Quanto ao conforto do que fala temos outra sala e bar com mesas grandes e cadeiroes no qual os nossos clientes habituais ja conhecem bem.
Do lado esquerdo da sala e reservado aos grupos asiaticos que querem comida tailandesa
genuina feita por tailandeses e nao so. Assim que e ridiculo fazerem publicidade a outro restaurante nesta pagina com preços mais baixos e com alma….afinal ainda ha almoços gratis. tambem temos varios picantes originais da tailandia que trago sempre de la quanto ao serviço de facto podia ser melhor mas vamos tentar ser melhor.
Era mais bonito e saudavel darem os nomes de quem escreve para o Publico e nao no anonimato.
Que falte de Alma quem escreveu este artigo pois ja e um expert em comida genuina tailandesa apurada.Ridiculo
Raul Gomes Socio.Gerente do rest.SALA THAI
Olá, Raul.
Foi dificil ler o que escreveu, mas percebemos, deve ser um Tailandês de gema e não sabe escrever em português.
Não aceitar críticas construtivas é um problema seu, e que provavelmente lhe trará muitos dissabores.
Reforçammos a nossa experiência menos positiva no Sala Thai, o que muito nos entristeceu. Como clientes pagantes no seu restaurante, somos também em todos os que visitamos proactivamente.
Se tinha outra sala mais confortável para nos oferecer, teriamos ficado contentes que o tivesse feito na altura. E quantos às 5 semanas que passámos na Tailândia já depois de visitar o vosso restaurante: só reforçou a nossa opinião.
Tudo de bom,
Onde Vamos Jantar?