Um jantar PERFEITO!
E se em Fevereiro tivemos a primeira grande desilusão do ano (no Il Matriciano Al Mare), é também em Fevereiro que temos a primeira grande surpresa do ano. Um restaurante que se “arrisca” a ser o melhor do ano, assim de caras! Isto porque entrámos no RIB – Beef & Wine sem qualquer expectativa (e um bocadinho de pé atrás por causa do estigma “restaurante de hotel”)… e saímos de lá rendidos a tudo! Ao espaço, ao serviço e, claro, à comida.
O RIB – Beef & Wine já existe no Porto há algum tempo, mas em Lisboa o restaurante tem cerca de um mês. Na capital veio ocupar o espaço do antigo Lisboeta, o restaurante que dá apoio à Pousada de Lisboa, na Praça do Comércio. E escrevo “dar apoio” porque continuamos – erradamente – a encarar os restaurantes de hotel como sítios destinados apenas a hóspedes e turistas. Erradamente, já disse?
A entrada no restaurante é feita por um a porta diferente, por isso nem sentimos que estamos a passar pelo hotel. E isso faz toda a diferença. O restaurante está cheio quando chegamos, e percebemos que são maioritariamente turistas (a zona é propícia a isso), mas também percebemos que não são hóspedes. Estigmas pelo cano abaixo! 😉
Sentimos um bom ambiente, as mesas estão divertidas, em amena conversa, num tom de informalidade que também é diferente do que estávamos à espera e que nos surpreende pela positiva. E isso prolonga-se para o espaço em si, que combina sofisticação com alguma informalidade. O que acontece também com o serviço, que mantém o cuidado que seria de esperar num restaurante “de hotel”, mas consegue juntar-lhe alguma descontracção. Até aqui, tudo muito bom.
Sugerem-nos um cocktail para começar, com whisky, gengibre e sumo de limão (excelente!!!), que bebemos enquanto analisamos a lista. Há diversos pratos, mas a estrela é a carne (o nome aqui não engana). Vários cortes diferentes, alguns para partilhar, e tudo nos parece mesmo bem! Por isso, a indecisão leva-nos a pedir sugestões: o que nos aconselham são 3 entradas e um corte de carne para partilhar. Vamos lá a isso!
Primeiro destaque, em todos os pratos: apresentação irrepreensível! O tataki de atum está no ponto perfeito, e o amendoim e o abacate que complementam o prato dão-lhe um toque crocante e fresco surpreendente (e até o pepino e tomate em pickle são uma boa ideia!). Os croquetes, servidos em cestinho de metal, são também bons, mas o melhor de tudo é mesmo o molho de cebola fumada, que é tão bom que o comíamos à colherada. E sem croquetes. Para terminar a trilogia de entradas, os cogumelos assados com molho romesco, ovo e pinhões tostados, servidos em pote, são interessantes mas menos que as outras. Só por comparação, mesmo.
Mas o melhor estava mesmo para chegar. O corte que nos sugeriram foi o t-bone, com parte da carne do lombo e outra metade da vazia… mas as duas MA-RA-VI-LHO-SAS! A carne é tão boa e está num ponto tão perfeito que nem sequer é preciso utilizar nenhum dos molhos que podemos escolher para acompanhar. No prato vêm três tipos de sal, mas a carne em si é mesmo deliciosa, por isso nem sequer precisa. Podia utilizar todo o tipo de adjectivos, mas nenhum consegue descrever a qualidade da carne que nos serviram e a forma como estava cozinhada na perfeição.
Para acompanhar, um excelente brás de legumes, umas batatas assadas, e um bom vinho do Dão. Aliás, de destacar também a carta de vinhos, que se ajusta na perfeição às carnes da ementa.
Fosse o que fosse que se seguisse ao t-bone, tinha a tarefa ingrata de acompanhar o nível. As sobremesas da carta são poucas mas deixam-nos muito indecisos, daí que tenhamos recorrido novamente ao pedido de sugestões: o “the ultimate sin” é um petit gâteau de chocolate de caramelo, uma sobremesa decadente, que nos apetece repetir vezes sem conta; e o pastel de nata desconstruído (que aqui se chama “Lisboa”) é uma ideia interessante mas que só resulta mesmo quando se juntam todas as partes separadas, para ter um sabor mais completo. E já falei acerca da apresentação dos pratos ser muito boa?
Foi um jantar PERFEITO!
O Rib – Beef & Wine não é um restaurante barato, mas quando se come carne fenomenal, sabemos para o que vamos. Aliás, quando comparamos os preços dos mesmo cortes de carne em outros restaurantes de Lisboa (Sala de Corte ou Volver de Carne Y Alma, por exemplo, por serem os que melhor se encaixam neste segmento), chegamos mesmo à conclusão que aqui os preços são mais baixos.
Independentemente disso, não faz sentido reduzir o Rib – Beef & Wine a uma questão de valor. O jantar que aqui tivemos foi uma das melhores surpresas que temos tido nos últimos tempos, a todos os níveis. Mesmo pertencendo a um hotel, este é um restaurante perfeito, onde tudo é pensado ao pormenor para nos proporcionar uma experiência inesquecível.
É mesmo caso para dizer “Pleased to Meat You”! 😉
Preço Médio: 38€ pessoa (2 entradas e corte de carne para dois, com vinho)
Informações & Contactos:
Praça do Comércio, 31-34 | 1100-148 Lisboa | 968578962
Confirmo! Top! JA fui 2x
Estive para ir lá jantar no Sábado passado mas não arranjei mesa. Fomos em alternativa ao LX grill by Martinez. Na generalidade acho que ficámos a perder, mas na qualidade da carne… talvez não. O chuleton de vaca Galega estava divinal. O resto (espaço, ambiente, mesas) é pouco interessante, mas a carne é TOP. E também cara…