PUTTANESCA (Leiria)

Uma excelente surpresa!

Adoro ser surpreendido!!! Numa época em que a informação é partilhada à velocidade da luz e que toda a gente sabe tudo sobre tudo, adoro quando me apresentam um sítio que não conheço e que é fantástico! É cada vez mais difícil, é verdade, porque as redes sociais substituíram o passa-palavra, o que torna normal “conhecermos” cada vez mais restaurantes sem sequer lá termos ido. Mas, ainda assim, e muito de vez em quando, aparecem convites irrecusáveis… como passar por Leiria para ir almoçar ao Puttanesca. Restaurante do qual nunca tinha ouvido falar (shame on me!!!) e que, pelo nome, pensei ser uma pizzeria daquelas manhosas. Só que não!

sala

O convite foi do Frederico Pombares, para mim e para o Miguel do Sítio de Gente Feliz. Três gordos – física e psicologicamente – que querem ter um almoço fora de série, e dos quais só um sabe para aquilo que vai. Parece o início de uma anedota… ou de um filme da “especialidade”.

O Puttanesca fica numa zona mais ou menos industrial de Leiria, no meio de uns prédios, e passa quase despercebido. E percebo pela sinalética no exterior que se calhar aqui não há mesmo pizzas nem pastas… porque o que promete são “tapas” e “assador”. Esta última palavra deixa-me a salivar, aliás, deixa-nos aos três com água na boca.

puttanesca

E é ao entrar no Puttanesca que temos mesmo a certeza que não vamos comer uma carbonara. Mesmo em frente à porta de entrada, no balcão, temos logo uns nacos de carne maturada pendurados. Sim, é tipo cartão de visita! E basta dar dois ou três passos no corredor que nos leva à sala para ver a arca onde as restante peças estão expostas. Estamos no registo das carnes maturadas, cortes premium, o tal “assador” que vimos escrito na sinalética exterior. Por mim, tudo bem!

sala puttanesca

O restaurante tem zonas bem seccionadas, porque também percebo que este é um espaço para almoços e jantares mais cuidados. Boa iluminação, obras de arte nas paredes, garrafeiras à vista, para quem quiser poder escolher o seu vinho. Aqui fecham-se negócios à mesa, está à vista. E nós os três também podíamos dizer que estávamos em trabalho, já que somos gordos! 😉

A ementa do Puttanesca vem num envelope fechado, o que aumenta ainda mais a solenidade do momento. Na carta temos vários petiscos, uns mais reconhecíveis que outros, de inspiração portuguesa mas com toques castelhanos e até italianos. E, claro, temos os vários cortes de carne disponíveis, mas esses preferimos vê-los ao vivo e em exposição. Não perdemos sequer tempo a escolher, porque o dono do restaurante já conhece o Pombares de outras visitas, por isso escolhe por nós, tanto os petiscos como a carne. E o vinho, claro.

menu puttanesca
puttanesca

Começamos então com o Rosbife Trufado, e começamos mesmo muito bem! O rosbife é fantástico, a carne está cortada com precisão e depois temos os pickles de pepino a acompanhar e uma maionese trufada. É verdade que é uma entrada, mas a nós sabe-nos a prato principal e podíamos simplesmente repetir isto durante todo o almoço. E o resto da tarde também.

Mas não, porque continuam a aparecer coisas na mesa. Este aqui em baixo é o “Sex Teto de Croquetas”, um trocadilho que não faz jus a estas pequenas bolinhas (porra, outro trocadilho?!). Três variedades diferentes: alheira, cogumelos e outra que não me lembro… porque a memória já não é o que era antes. Mas o que me lembro é que são umas croquetas filhas da mãe, muito bem fritas e com o recheio espectacular.

entradas
entradas

O Tomate Coração de Boi é a última das entradas e serve quase como um limpa palato, ainda que seja um limpa palato de uma qualidade extraordinária! O tomate está em época, por isso é aproveitar, porque este é simplesmente delicioso. E continuo a dizer: ficávamos bem assim, porque fomos muito bem recebidos, estávamos a beber bom vinho e, acima de tudo, a petiscar muito bem.

Mas este almoço estava longe de terminar. E assim que o prato do tomate ficou vazio, chega então à mesa o corte de carne que foi escolhida para nós: o Chuletón de Rubia Gallega. Deixo-vos olhar para a foto durante o tempo que for necessário. Depois recomponham-se e podem recomeçar a ler:

puttanesca

O que posso dizer acerca desta carne? Honestamente, nem tenho grandes palavras… Sem dúvida das melhores que já comi, não só pela sua qualidade mas também porque está grelhada na perfeição, com o exterior meio crocante e o interior no ponto certo, temperada também da melhor forma, enfim… sem palavras! Já escrevi isto antes?! Até a “simples” salada de laranja e cebola roxa que serve como um dos acompanhamentos é fantástica, assim como as batatas wedges… mas a estrela é mesmo a carne. Esta e, assumo eu, qualquer outro corte!

puttanesca

Infelizmente o Cabrito Estonado que chegou depois já não foi tão surpreendente como o chuletón. São coisas diferentes, eu sei, não precisam de começar já a chamar nomes! Mas o cabrito estonado quer-se com a pele crocante, assim tipo leitão, e esta não estava, de todo. O cabrito estava saboroso sim, mas sem a pele em condições fica simplesmente… normal.

puttanesca

Se já estávamos cheios? Claro que sim. E nem sequer somos pessoas de doces, mas houve novamente sugestões, que aceitámos de bom grado: uma Mousse de Cacau e um Cheesecake de qualquer coisa que volto a não me conseguir lembrar (e não, desta vez nem sequer fui apontando as coisas nas notas do telemóvel). São boas, sim, ainda que doces não sejam mesmo a minha praia.

sobremesas puttanesca

A verdadeira sobremesa veio depois, quando nos mudamos para a sala da garrafeira para quem fuma poder fumar e também para estarmos mais à vontade. Garrafa de Jaggermeister, copo cheio de gelo e com muito limão… e umas deliciosas fatias fininhas de toucinho, para ir acompanhando a conversa. Porque é claro que conversamos, estamos entre amigos. E há lá melhor maneira de terminar qualquer refeição!

puttanesca

Foi um almoço dos caraças, pela carne, pela comida, pela simpatia, pela conversa, por tudo. E como são cada vez menos os restaurantes que me surpreendem pela positiva, por isso quando acontece fico completamente fã!! E é ainda mais engraçado porque se alguém me tivesse simplesmente dito: “Tens de experimentar o Puttanesca em Leiria!” – eu ia torcer logo o nariz e cair na ideia preconceituosa de que ia parar a um italiano manhoso. Só que não podia estar mais longe da realidade!

O Puttanesca é um restaurante que vou guardar na lista de favoritos, e mais um daqueles que vai estar na pole position para parar numa viagem até ou do Porto, pelo menos. Porque os restaurantes que nos marcam tornam-se habituais, independentemente da distância. E ainda mais se têm carne como há aqui, tão bem trabalhada como aqui o fazem. É uma visita obrigatória, acreditem!

Preço Médio: 35€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Rua da Escola, 463 | 2415-449 Leiria | 244 856 180

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.