RESTAURANTE O PATILHAS (Fátima)

Frango assado, num ambiente familiar.

Sair para fora de Lisboa é sempre uma experiência maravilhosa para mim, especialmente no que diz respeito aos restaurantes. E se, em algumas zonas, tenho imensas sugestões de sítios onde ir jantar (ou almoçar, vá), há outras zonas do País onde não tenho nada apontado. Por isso, deixo-me guiar pela malta local, pergunto… e arrisco. E, na maioria das vezes (felizmente!), tenho agradáveis surpresas!

O patilhas restaurante frango

Fui ter ao Restaurante O Patilhas porque estava em trabalho na zona de Fátima e pessoas da zona convidaram-me para lá ir almoçar. “É um restaurante muito simples” diziam, e por mim tudo bem! Aliás, são os meus preferidos: simples, tradicionais, caseiros, sem tretas. E percebemos isso logo assim que entramos, numa sala grande e barulhenta, cheia de malta da zona, famílias, grupos de amigos. Dá imediatamente para ver que são quase só clientes habituais pela forma como interagem com as duas senhoras que servem às mesas (e que, na realidade, são donas do restaurante.

O patilhas restaurante sala

O ambiente é bom porque o serviço é também muito bom. Simpáticas, percebem que é a nossa primeira vez e brincam com isso, deixam-nos à vontade. Já estava à vontade, porque percebi logo onde estava, mas assim fico ainda mais feliz. E como se isso não bastasse, o primeiro jarro de vinho da casa chega à mesa e é muito bom! E ainda fico melhor quando me dizem que a especialidade da casa é o frango assado!

Sim, no Patilhas come-se Frango Assado! Sim, é o prato emblemático do restaurante… e é do caraças! Sei o que podem estar a pensar: “mas é só frango assado”. Certo, mas um bom frango assado é assim uma coisa divinal! E este aqui é excelente! Bem grelhado, tostadinho, suculento. Bem temperado como se quer. E, para acompanhar, uma belas batatas fritas caseiras e um arroz de cenoura que era completamente desnecessário. Coisas simples e boas!!!

O patilhas restaurante frango
O patilhas restaurante peixe grelhado

Há outros pratos, claro, que variam diariamente. No dia em que lá almocei havia Feijoada (com um aspecto fantástico!), uma Grelhada Mista e um bom Robalo grelhado, acompanhado por umas migas ribatejanas daquelas que ficam para sempre na memória de tão boas que são! Sou fã incondicional (ainda que também goste muito das alentejanas) e tenho boas recordações de mesas de família onde elas estavam presentes… mas não me lembro de ter comido melhores em nenhum restaurante.

restaurante sobremesas

Os jarros de tinto continuam a aparecer cheios na mesa, quase por magia, como acontece neste tipo de restaurantes. Por isso, é o tinto que acompanha as sobremesas, todas caseiras: a Pêra Bêbada, fantástica, a Serradura, viciante… e o surpreendente Tiramisù, que não sendo tecnicamente perfeito estava bastante bom.

O patilhas restaurante sobremesa

O almoço termina como esperava, com um café e um digestivo caseiro, neste caso o medronho do patrão. Bom, o medronho, e ainda melhor a atitude. Lá está, é aquela simpatia genuína, aquele bem receber que nos faz sentir bem e que nos deixa com vontade de voltar, mesmo que seja para repetir o frango assado. O Patilhas não tem pretensões de ser mais do que é, e por isso é que está sempre cheio: porque é genuíno, um restaurante de pessoas e para pessoas, com comida boa a preços justos. Uma maravilha, portanto! 🙂

restaurante café e digestivo

Preço Médio: 12€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Travessa da Escola, 4 | 2490-040 Alburitel (Ourém) | 249 566 603

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.