Bons grelhados! Mas depois as sobremesas…
Honestamente, quando revejo a lista enorme de restaurantes que temos referenciados para visitar, há imensos que já não me recordo como é que foram lá parar. Há muitos que são óbvios e dos quais me lembro do enquadramento, mas muitos outros que não faço ideia quem me recomendou e porquê. E que, quando os revejo, não acho que sejam assim tão diferenciadores…
Ora, não faço a mínima ideia porque raio é que tinha o Restaurante Malagueta nessa lista. Estamos a falar de um restaurante tradicional/churrasqueira em Queijas, até meio escondido, que não se destaca pelo que tem na ementa e sobre o qual, quando fomos pesquisar um pouco, vimos críticas bastante más ao serviço, especialmente pela lentidão. Alguém me terá dito que era um espectáculo? É pá, não me recordo mesmo… Mas como estávamos perto, resolvi limpar mais um da lista, num dia de semana ao jantar.
Não ficamos impressionados nem com o espaço – o que não é de estranhar, tendo em conta a tipologia do restaurante – nem com o serviço, que é efectivamente lento e com pouca abertura para a simpatia. Tudo tem o seu tempo, tudo é feito sem pressa nenhuma. Felizmente que também não temos pressa, senão este jantar corria o risco de ser exasperante.
Enquanto o couvert chega lentameeeeeeente à mesa, olhamos para a ementa, onde dominam os grelhados, entre carnes e peixes. Aproveitamos para pedir logo tudo o mais rapidamente possível, sendo que começamos com uma Linguiça Assada que nos dizem logo que “ainda tem de ser feita”. Aviso à navegação, por isso pedimos logo também um jarro de vinho da casa grande, para nos irmos entretendo. A Linguiça acaba por chegar e cumpre as expectativas.
Depois, várias carnes: Secretos de Porco Preto, Entrecosto de Porco e Bife à Casa com Ovo. Os dois primeiros grelhados, e aqui percebemos não só que a carne é boa como que é bem trabalhada na grelha. Compensa bem a demora um pouco acima do que seria de esperar. E as batatas fritas são caseiras, pelo que não podemos querer muito mais. O Bife à Casa vem grelhado também, carne diferente mas no ponto certo, bom ovo estrelado, mas na carne em si falta um pouco de sal. Nada de grave, ainda assim.
O pior do jantar no restaurante Malagueta são mesmo as sobremesas! O Pudim é absurdamente mau, parece ter sido feito há muitos dias, está duro, uma textura péssima. Quando chamamos a atenção para isso, primeiro dizem-nos que é porque tem uma base de coco (wtf?!?!) e depois que é por estar no frigorífico… Ligeiramente melhor o Maravilhoso, uma espécie de doce da casa, aqui com mousse de chocolate também, mas ainda assim muito fraquinho. Para sobremesas teoricamente caseiras, e tendo em conta a surpresa que foram os pratos principais, esperávamos mais. Mas pronto…
Voltando ao início, não sei como raio é que o Restaurante Malagueta entrou na minha lista. Mas entrou, e por isso tivemos a oportunidade de perceber que aqui se servem bons grelhados. É um bom restaurante tradicional para desenrascar, se estiverem na zona de Queijas. Não é caro, come-se bem, bebe-se bem. Se calhar evitem as sobremesas, mas como as doses são bem servidas, nem é preciso.
Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Calçada dos Moinhos, 10 | 2780-274 Oeiras | 21 418 45 37