restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira

RESTAURANTE GARRAFEIRA VENEZA (Algarve)

Uma garrafeira excelente, num restaurante excepcional!

 

Adoro conhecer novos restaurantes fora de Lisboa! Aliás, fora ou dentro, gosto sempre de conhecer restaurantes novos, mas para mim há algo quase mágico em conhecer um restaurante numa zona perdida no meio do nada, que depois venho a descobrir ser um sítio completamente emblemático e para o qual se fazem verdadeiras “romarias” de todas as zonas do país.
Ora, o Restaurante Garrafeira Veneza encaixa-se neste grupo de restaurantes. Depois de lá ir pela segunda vez, percebo que existe há muito tempo, foi já bastante premiado, apareceu em inúmeras publicações… e pelos vistos gente de todo o país já o conhecia bastante bem, porque o recomendou na zona. Muita gente, menos eu, claro.
E não só conheci o Veneza, como fiquei fã. Mas fã do tipo de querer lá voltar pelo menos uma vez por ano!

restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira 2

O GPS leva-me lá, porque fica afastado dos grandes centros turísticos. É um restaurante de beira de estrada, porque fica mesmo na beira da estrada, com estacionamento reduzido. Mas basta entrar pela porta dentro para perceber que qualquer uma das 3 salas está completamente cheia. Gente da zona, conhecidos da casa, mas muita gente de fora (inclusivamente estrangeiros). “Mas sou só eu que não conheço o Veneza?!” Pois que parece que sim…

Num espaço dominado pelas madeiras de caixas de garrafas de Vinho, a sala da Garrafeira é o ex-libris. Estamos a falar de uma das maiores garrafeiras do país, com mais de 1000 referências, desde as mais correntes às mais raras. O vinho a copo também tem o seu destaque, servido sempre à temperatura certa. Para quem gosta de vinho, é imprescindível fazer uma visita à garrafeira do Veneza, porque é algum único.

Mas se a garrafeira é impressionante, quando nos sentamos à mesa é que as coisas começam realmente a ficar interessantes. A comida é tradicional, com destaque a pratos algarvios e do baixo Alentejo, e nota-se que é feita com amor. Os aromas, os sabores, tudo é perfeito, transformando uma simples refeição num momento inesquecível.

Depois do couvert que já está na mesa (pão, queijo e paio), pedimos uma “entradinha”: a sopa de feijão à montanheira, que é quase uma refeição inteira! Cheia de carne e enchidos, rica e saborosa, ideal para dias mais frios do que estes.

restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira sopa

Com uma entrada destas, calculei que tudo o que viesse a seguir ia ter os mesmos sabores apurados e tradicionais… e não me enganei. As bochechas de porco estufadas desfazem-se mesmo com a colher, tenras e deliciosas, acompanhadas de batata frita caseira cortada às rodelas. Esse é também o acompanhamento dos secretos de porco grelhados, provavelmente os melhores secretos que já comi. Um sabor incrível, uma carne deliciosa. E saindo do registo do porco, ainda temos um excelente pato assado no forno com laranja, que é isso mesmo, excelente.

Mas o melhor de tudo mesmo é um dos pratos pelos quais o Veneza é reconhecido por toda a gente: os lombinhos de porco fritos com alho na frigideira. Chegam à mesa ainda a fritar no azeite e no alho, a carne é fenomenal, tenra e cheia de sabor, é um prato que vale a pena uma visita a Paderne. Acompanhado de um xerém feito de forma caseira, como não podia deixar de ser. Comida de conforto é isto, minha gente. Comida feita com amor.

restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira lombinhos na frigideira

restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira bochechas porco

E porque todas as histórias acabam bem, o Veneza também me surpreendeu nas sobremesas. Coisas típicas da zona como tarte de figo, morgado de amêndoa ou esta maravilha que podem ver na foto em baixo e que se chama tora de alfarroba. Minha gente, eu nem sou de sobremesas… mas esta torta comia uma todos os dias! Excelente!

restaurante garrafeira veneza restaurante tradicional comida portuguesa grupos algarve albufeira torta alfarroba

No final da refeição, os donos oferecem-me um medronho caseiro, para acompanhar o café. Há aqui uma simpatia genuína que resulta numa longa conversa, em ambas as vezes que fui ao Veneza. Um restaurante que é muito mais do que um restaurante, é uma casa de família, onde os clientes fazem parte dela.

Acredito que existam muitos restaurantes espalhados por todo o país tão emblemáticos e bons como o Restaurante Garrafeira Veneza. Restaurantes que todos na zona conhecem, mas mais do que isso, que são reconhecidos em todo o lado. E são estes restaurantes que espalham a nossa cultura e a nossa história, mais do que os inúmeros restaurantes da moda que vão abrindo todos os dias em Lisboa e no Porto. Para mim, o Veneza foi uma revelação. E tornou-se um favorito!

Preço Médio: 18€ pessoa (com sobremesa e vinho)

Informações & Contactos:
Estrada de Paderne | 8200-488 Mem Moniz | 289 367 129

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.